Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O. Martins

    realmente, as vigotas tem um vão a vencer ai no máximo de 5 metros, onde é que viu um vão tão grande?


    Antony

    continua brincalhão :) então numa parede com tijolo furado ia-se lá agora usar a técnica que mostrou nos vídeos? isso faz-se ( fazia-se ) com tijolo maciço, o que ali está até estava bem feito embora um pouco toscamente.


    portanto o Diogo a meu ver pode limpar completamente aquilo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  2.  # 22

    Colocado por: Diogo F. MartinsBoa noite a todos, antes de mais obrigado, não pensei encontrar ajuda tão rápido, podem estar todos calmos pois após esse trabalho ainda não mexi mais 🤣. Analisando toda a vossa conversa penso que o ideal seria picar um pouco mais o tecto de volta da viga e talvez por cima e do outro lado do arco de forma a perceber se ela está completa ou se há uma união com outra certo ?


    Ainda bem. Faça isso, e tente descobrir onde é que as vigotas estão apoiadas (que deve ser na zona das paredes opostas ao arco, transversalmente a este). Depois meça a distância entre cada um desses apoios.

    Colocado por: marco1O. Martins
    realmente, as vigotas tem um vão a vencer ai no máximo de 5 metros, onde é que viu um vão tão grande?


    Isso pergunto-lhe eu a si. Onde é que tem ali um vão de 5 metros?
    Tem um vão de quase 5 metros SE as vigotas apoiarem na parede do arco, que é o que estou a tentar dizer desde o início.
    Concordam com este comentário: Diogo F. Martins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  3.  # 23

    O. Martins

    não se meta com o meu olho :))

    ora veja lá a linha amarela tirada apartir da cota lá em cima de 4.8

    não acha que as vigotas armadas nesta direção não chegam??
    Concordam com este comentário: Bender
      IMG_20190409_1328202.jpg
  4.  # 24

    Marco... o meu olho tb não é mau em escalas e alinhamentos.

    A questão é que para si, arquiteto, um vão é uma janela/porta e para mim é a distancia entre dois apoios, de um elemento estrutural!! 😁

    Seja como for são termos. Essa linha amarela aqui não interessa para o caso. Interessa a linha perpendicular a essa amarela porque essa é a direção das vigotas.
  5.  # 25

    Marco, vê-se na foto algo que parece ser a base de uma vigota armada na direção perpendicular a essa. No sentido do vão maior...
    Concordam com este comentário: antonylemos, Diogo F. Martins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  6.  # 26

    O. Martins

    não me ofenda, ou um arquiteto não pode falar com termos de engenheiro (vão) quando se está a falar de dimensão do pórtico?

    tem a certeza que as vigotas estão armadas nessa direção?

    já agora repare no cuidado da planta que até estão lá marcados os pilares, porque ironia não estão ali naquela zona.

    mas mesmo dando de barato que as vigotas estejam alinhadas como diz, não é o primeiro caso em que se vê utilizar vigotas a vencer até mais de 6 m

    outra coisa ainda já que vislumbrou ali a vigota , consegue ver ali alguma viga???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  7.  # 27

    Imagine q manda abaixo a linha amarela (o arco)

    as vigotas sao a linha azul (ou vermelha). Se for a linha azul devem ter 7 metros... pela escala. 7 metros é muito para elas resistirem. E ainda assim eu não acredito que elas estejam apoiadas numa viga daquela parede mais proxima do hall. Mas sim na parede mais exterior do hall que é onde está um pilar. Neste caso temos de admitir que as vigotas sao a linha vermelha. Com os tais 10m +/- q estava a dizer no inicio.

    Sejam 7, sejam 10m é muito!
    Por isso quase de certeza que elas estao apoiada na parede do arco (admitindo que a direção das vigotas é a direçao transversal ao arco como se parece ver na foto)

    Logo, jamais se pode mandar o arco abaixo sem escorar e substituir aquele apoio
    Concordam com este comentário: Diogo F. Martins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
      20190409_222059.jpg
  8.  # 28

    Boa noite a todos. Irei fazer o que o O.Martins aconselhou e depois coloco mais fotos e novidades, só quero que isto corra pelo melhor, quero estar seguro do que estou a fazer, de qualquer forma não sei se é necessário ou não mas já medi a parede de um dos lados da sala ao arco (risco vermelho) tem 3,25mt e da parede do arco ao fim da sala tem 3,05mt (risco verde). Pedi também a um amigo que trabalha numa empresa de grandes empreitadas aqui na zona para vir cá dar o seu parecer, todas as ajudas são bem vindas...
      IMG_20190409_222349_658.jpg
  9.  # 29

    Boa noite a todos. Irei então continuar a picar aquela zona para percebermos bem o que temos ali, até posso picar as paredes das pontas e a placa no piso superior à mesma distância da parede que piquei junto ao arco para percebermos bem a direção destas e depois coloco mais fotos e novidades, só quero que isto corra pelo melhor, quero estar seguro do que estou a fazer, de qualquer forma não sei se é necessário ou não mas já medi a parede de um dos lados da sala ao arco (risco vermelho) tem 3,25mt e da parede do arco ao fim da sala tem 3,05mt (risco verde). Pedi também a um amigo que trabalha numa empresa de grandes empreitadas aqui na zona para vir cá dar o seu parecer, todas as ajudas são bem vindas...
  10.  # 30

    Colocado por: marco1

    tem a certeza que as vigotas estão armadas nessa direção?


    Certeza não tenho! Mas pelo que me é dado a analisar é o que parece
    Concordam com este comentário: antonylemos
      20190409_223328.png
  11.  # 31

    isso pode ser muita coisa, mas não vê viga nenhuma pois não ??

    e repare nessa padieira de betão que nos topos até se vê o seu fim, ou seja a parede está lá esburacada lado a lado.
    Concordam com este comentário: Diogo F. Martins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  12.  # 32

    Colocado por: marco1isso pode ser muita coisa, mas não vê viga nenhuma pois não ??

    e repare nessa padieira de betão que nos topos até se vê o seu fim, ou seja a parede está lá esburacada lado a lado.


    Pois não vejo viga. Ja disse attás que já vi muita coisa. Ou ausencia delas... vigotas apoiadas em alvenaria... etc. Essa padieira está a distribuir o peso sobre o arco. Se é correto? Não é! Que pode ter sido feito assim? Pode!

    Diogo, ponha lá aí o martelo nas mãos do Marco que ele vai-se chegar à frente. Deixe lá ele demonstrar a teoria. 😎
  13.  # 33

    Não sei se é relevante mas a porta que consta na planta no hall de entrada à esquerda não existe
  14.  # 34

    a teoria é tão válida como a sua ou seja com estas duas fotos até pode ser muita coisa

    a sua ultima da padieira é mesmo teoria, repare que a ser isso ela estaria a descarregar ainda em zona sensível do arco, porque será que não foi feita um bocadinho maior??
    Concordam com este comentário: Diogo F. Martins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  15.  # 35

    Marco, vamos esperar novo desenrolar da proxima analise do Diogo em obra... não vale entrar em suposições. Só acho q a situação deve ser muito bem analisada antes de chegar ali e partir tudo. Creio já ter explicado essa questão com o desenho das linhas azuis e vermelhas.

    Diogo, se as minhas suspeitas estiverem certas (espero que não e que exista aí pela sala uma viga paralela ao arco onde as vigotas assentem). Mas se as suspeitas estiverem certas e se as vigotas da esteira estiverem apoiadas no arco, você ao ter partido/picado esse tijolo imediatamente abaixo do tecto, fragilizou a resistencia desse troço (uma das 3 ou 4 paredes do tijolo já está partida).
    Arranje uns extensores e a primeira coisa q faça é escorar esse laje de esteira junto ao arco. Depois então faça as suas análises ao apoio das vigotas.
    Concordam com este comentário: Diogo F. Martins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  16.  # 36

    Também já vi muita vigaota apioada em alvenaria. Eu não demolia até ver se as vigotas têm continuidade.
    E mesmo que tenham continuidade, a parede do arco estará a conter a flecha, pelo que mesmo assim necessitará de uma viga (betão ou metálica) de substituição e respetiva condulçao ao solo com pilares e sapatas.
    Concordam com este comentário: Diogo F. Martins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  17.  # 37

    eu aqui irei ceder que talvez o arco seja estrutural e qu aquele lintel, embor de forma estranha esteja a distribuir o peso.. mas n\ao nada normal. eu em an]alise inicia teria concordado com o Marco1 que mais depressa se atravessam vigotas no vao de 5m que no de 10. mas... ali parece realmente estar uma vigota.

    quanto ao arco, tanto pode ser em tijolo burro maciço como vazado. funciona igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  18.  # 38

    Colocado por: nunogouveiaTambém já vi muita vigaota apioada em alvenaria. Eu não demolia até ver se as vigotas têm continuidade.
    E mesmo que tenham continuidade, a parede do arco estará a conter a flecha, pelo que mesmo assim necessitará de uma viga (betão ou metálica) de substituição e respetiva condulçao ao solo com pilares e sapatas.
    caso se verifique, concordo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  19.  # 39

    Diogo, só agora deu para ler as suas msgs que escreveu ontem pq como é membro novo devem ser ser moderadas...

    Faça isso q diz está no bom caminho.
    Mas escore primeiro a laje antes de se pôr a partir do outro lado do arco.
    Concordam com este comentário: Diogo F. Martins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  20.  # 40

    Quando fala em escorar a laje refere-se a escorar a vigota onde piquei ou um pouco mais atrás correto ? Vou tentar fazer isso ainda se conseguir que me emprestem ainda hoje as escoras. Obrigado pela atenção de todos, vou colocando novidades. Já agora, ao picar a parede para fazer a instalação elétrica penso ter encontrado um pilar no ponto marcado a azul na foto, poderá esse pilar estar a apoiar uma viga no tecto? Devo picar um pouco o tecto nessa zona a ver se encontro algo ?
      IMG_20190410_123537_283.jpg
 
0.0162 seg. NEW