Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Pilar (?)
      IMG_20190410_125003_530.jpg
  2.  # 42

    Colocado por: Diogo F. MartinsQuando fala em escorar a laje refere-se a escorar a vigota onde piquei ou um pouco mais atrás correto ? Vou tentar fazer isso ainda se conseguir que me emprestem ainda hoje as escoras. Obrigado pela atenção de todos, vou colocando novidades. Já agora, ao picar a parede para fazer a instalação elétrica penso ter encontrado um pilar no ponto marcado a azul na foto, poderá esse pilar estar a apoiar uma viga no tecto? Devo picar um pouco o tecto nessa zona a ver se encontro algo ?
      IMG_20190410_123537_283.jpg


    Sim, pode faze-lo. Picar o tecto nessa zona a ver o que encontra, e picar mais pontos da parede nesse alinhamento para ver se é mesmo um pilar.
    Para haver aí uma viga deveria perceber olhando para o tecto. Poderá ser uma viga invertida. Pessoalmente não as defendo com solução de vigotas mas...
    Tem hipotese de visitar o sotão? e ver o que encontra nessa zona?

    Para escorar a laje, transversalmente à vigota que encontrou, atravesse um barrote de modo a apanhar pelo menos 3 vigotas (a vigota que está mais desprotegida deve ser a central). O barrote pode ficar a 1 metro do arco, para ter espaço para trabalhar. Depois escora o barrote com 2 extensores pelo menos. Se só tiver um extensor, use o barrote atravessado à mesma, e ponha o extensor (a suportar o barrote) alinhado com a vigota. Do outro lado do arco deverá fazer a mesma coisa.
    Concordam com este comentário: SS1128
  3.  # 43

    Colocado por: Diogo F. MartinsPilar (?)
      IMG_20190410_125003_530.jpg
    pois, n\ao sei dizer.

    terá de procurar mais pistas. Se conseguir chamar aí algum engº civil para o aconselhar será melhor.

    eu iria com cautela depois de ver esse 'pilar'
  4.  # 44

    Boa tarde a todos. Já escorei a laje em ambos os lados do arco. Piquei por baixo da vigota para verificar se era uma união entre duas ou se ela continuava. Esta continua... Comecei a picar o teto paralelamente a essa vigota de forma a encontrar as outras. Verifiquei que mais ou menos de 45 em 45cm tem uma vigota. Todas na mesma direção. Tentei também encontrar algum pilar a seguir ao arco, fui fazendo vários furos no teto na esperança de deixar de encontrar tijolo e ter uma viga a suportar as vigotas mas só encontrei tijolo. O que posso concluir do que me parece, é que estas, estão apoiadas nas paredes. Portanto presumo que o arco embora mal feito estaria então a suportar as vigotas, e se lhes tirar esse apoio irão ficar com comprimento em demasia sem qualquer apoio ao centro. Concordam ou acham que não faz sentido ? Pedi ao meu colega que me emprestou as escoras e os barrotes uma opinião e ele também achou o comprimento destas um pouco de mais se tirar o arco então sugeriu fazer uma viga no lugar no arco e depois o tecto falso fica a tapar.
      IMG_20190413_150613.jpg
  5.  # 45

    Continuidade da vigota
      IMG_20190413_150654.jpg
  6.  # 46

    Pois, como se receáva.
    Escorou o tecto, do outro lado do arco? Convém...
    Qual o comprimento das vigotas afinal? De apoio a apoio, ignorando o arco?
    Estão mesmo apoiadas em paredes? Não tem vigas nos apoios?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo F. Martins
  7.  # 47

    Vai dar porcaria
  8.  # 48

    A laje tem algum tarugo por cima da parede?
  9.  # 49

    O maciço só está por cima do arco, isso não deve estar aí a fazer nada
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 50

    O.Martins, escorei o tecto de ambos os lados com as escoras e os barrotes. A sala de uma parede a outra tem 6,70mt , não piquei as paredes das pontas para lhe poder dizer se tem vigas nos apoios...
    Picareta, se entendi a sua pergunta refere-se ao chão no piso superior correto ? Não tem nada, é chão cimentado, está tudo liso.
    Bettencourt não entendi... Pode fundamentar ?
    Sérgio Rodrigues, essa é a minha dúvida inicial foi mesmo por isso que pedi ajuda
  11.  # 51

    Diogo, 6,70m é demasiado.
    A padieira que tinha sobre o arco estava a distribuir a carga para não afetar pontualmente a parte mais frágil do arco que é a parte central, já lhe tinha dito.

    Para demolir o arco tem de substituir esse apoio no meio da sala.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, antonylemos
  12.  # 52

    na minha opinião deve chamar uma engº civil para analisar o que tem, se quiser mesmo tirar o arco vai ter de criar uma estrutura possivelmente em aço para o substituir. o lintel afinal servia de chave.
  13.  # 53

    Diogo

    há alguma novidade sobre o arco?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  14.  # 54

    Atão, a casa caiu ou não?
 
0.0194 seg. NEW