Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: marco1P_lopez

    mas também deixe-me que lhe diga
    se quiser um bom projeto mas completo arquitetura e especialidades ( licenciamento, execução com tudo inerente) abaixo de 12 mil corre o risco de levar com muita chapa 5. Um bom projeto bem revisto, compatibilizado, permite-lhe á partida controlar os custos antes de iniciar a obra e até fazer-lhe poupar muito mais que esses tais 12 mil em obra.
    mas lá está cada um tem aquilo que paga.
    o fórum depois serve para tirar duvidas.
    muitos ainda veem os projetos não como investimento mas sim um gasto necessário e uma despesa dolorosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez


    Obrigado. É verdade. Eu quando disse 12 devia ter dito 25, pois a única ideia era a de referir que é preferível conhecer antes o preço de tudo aquilo que preciso, não vá ser algo exorbitante e fora do normal e, nesse caso, nem vale a pena estar a agendar encontros.

    Desconhecia que para ter todas as especialidades necessárias para concluir o processo o valor de 12 mil euros era uma quantia "normal". Obrigado, pois também dá jeito saber e ainda não havia referência a tal estimativa neste tópico.

    Cumprimentos.

    -
  2.  # 42

    Colocado por: P_Lopezele me disser que fica em 12 mil euros

    O arquiteto pode até fazê-lo ver que, globalmente, é uma mais valia para si gastar esses 12.000.
    Não vai ser criticado por nada, só gostava que percebe-se que, apesar de se tratar de um serviço, não é como ir ali ao stand experimentar carros e comprar aquele lhe agradar mais.
    É um serviço que requer empatia, paciência, tempo de amadurecimento. Requer tempo (e disponibilidade) para que o arquiteto o conheça a si e às suas necessidades, no fundo fazer um pouco de psicólogo. Você até pode vir a descobrir que afinal não é o que está no 3D (que mostrou na primeira página) que precisa mas é o oposto.
    E numa primeira consulta pode logo perceber se, além do preço, existe essa empatia. Certamente ser-lhe-à apresentada a empresa, o portefólio e o tipo de trabalho que podem desenvolver consigo. Se vai fazer perder tempo a 1 ou 2 gabinetes? Isso é certo, mas também ficará muito melhor informado e cabe aos gabinetes decidir se querem ou não perder esse tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  3.  # 43

    Colocado por: ****Se em fez de 3Ds fizessem projetos.


    Os 3Ds surgem na sequência dos projetos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  4.  # 44

    Colocado por: José Barnabé
    O arquiteto pode até fazê-lo ver que, globalmente, é uma mais valia para si gastar esses 12.000.
    Não vai ser criticado por nada, só gostava que percebe-se que, apesar de se tratar de um serviço, não é como ir ali ao stand experimentar carros e comprar aquele lhe agradar mais.
    É um serviço que requer empatia, paciência, tempo de amadurecimento. Requer tempo (e disponibilidade) para que o arquiteto o conheça a si e às suas necessidades, no fundo fazer um pouco de psicólogo. Você até pode vir a descobrir que afinal não é o que está no 3D que precisa mas é o oposto.
    E numa primeira consulta pode logo perceber se, além do preço, existe essa empatia. Certamente ser-lhe-à apresentada a empresa, o portefólio e o tipo de trabalho que podem desenvolver consigo. Se vai fazer perder tempo a 1 ou 2 gabinetes? Isso é certo, mas também ficará muito melhor informado e cabe aos gabinetes decidir se querem ou não perder esse tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez


    Obrigado mais uma vez José.

    Sim, mas é precisamente essa a minha postura. O meu "esboço" é meramente indicativo e sei (sendo que de certa forma até desejo) que o arquitecto me vai fazer ver que há vantagem em fazer-se muita coisa diferente daquilo que tenho "pré-previsto".

    Também em nenhum momento disse que não estava disposto ou motivado para investir muito do meu tempo na dita relação de empatia e troca de ideias com o arquitecto. A questão, como o José sabe, não é essa. A questão é escolher o arquitecto. Uma vez escolhido, tenho todo o tempo e disponibilidade intelectual para dedicar a essa dita "relação" com o arquitecto.

    Portanto, este seu último post vai exactamente ao encontro da minha postura no pós escolha de arquitecto. Mas o tópico não pretendia ser sobre isso, mas sim sobre se o preço que vou pagar é justo, se o serviço que me estão a oferecer é aquele que preciso ou se falta alguma coisa e, já agora, ainda que meio off-topic, alguns conselhos bastantes úteis para esta fase inicial que me têm feito chegar a maioria de vocês.

    Cumprimentos.

    -
  5.  # 45

    P_Lopez

    outra coisa que é bom fazer é conhecer casos reais quer do projetista quer da propria execução da obra finalizada.
    aprende-se muito com a experiência dos outros.
    Concordam com este comentário: P_Lopez, rmarinho84, 21atelier.arq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  6.  # 46

    Boas pessoal...

    Actualizo o tópico após esclarecimento de alguns pontos em resposta ao email que enviei. Outros faltará ainda esclarecer mas, agora sim, neste seguimento e para regozijo de alguns, é chegado o momento de reunir com o arquitecto.


    Esclareceu-se o seguinte:

    - Os valores expostos serão taxados ao valor do IVA em vigor. Isto em alusão ao valor apontado para a construção, meramente informativo, de 1200 euros por m2 no limite. Ou seja, haveria que acrescentar 23% de iva. Um valor bastante alto de cerca de 1450 euros por m2, que só pode ser justificado por qualidade de construção acima da média e escolha de materiais de qualidade/design também acima da média. É-me também dito que "os valores para a execução da obra podem ser revistos pois como são linhas direitas ficará certamente mais barato". No entanto, isto agora não me interessa debater aqui pois uma coisa de cada vez e agora estamos na fase do projecto e licenciamento.

    - Além dos 5100 euros + IVA, acresce o projecto de especialidades cujo valor será de 2500 euros no máximo, incluindo fichas técnicas e certificados energéticos. Nestes valores indicados estão incluídas todas as aprovações para os projectos, só tenho que pagar as taxas camarárias e levantamento de licenças. Portanto, 7600 euros + IVA + taxas camarárias + levantamento de licenças e, segundo percebi, fica tudo pago no que ao projecto e licenciamento diz respeito. Deve ficar tudo por cerca de 10 mil euros. A menos que as taxas camarárias e o levantamento de licenças fique por mais de 700 euros (não faço ideia, se alguém quiser informar, agradece-se).

    - Quem me respondeu concorda que devo pedir mais orçamentos para estes projectos a outros arquitectos. Acrescentando que neste projecto e proposta estarão envolvidos dois engenheiros e um arquitecto conceituados na câmara municipal correspondente, o que se alega ser uma mais valia, ficando depois um dos engenheiros para acompanhar a obra em execução. Alega-se também que este mesmo engenheiro tem como referência na câmara projectos de infraestruturas públicas existentes na cidade que não vou aqui referir por uma questão de privacidade. Mas são infraestruturas públicas de grande envergadura, de arquitectura moderna e agradável à vista e aparentemente de boa construção. São-me referidas 4 infraestruturas e é-me dito que há algumas mais. Nada me é dito sobre moradias de particulares, mas vou perguntar na próxima oportunidade.

    - Sou convidado a agendar um encontro com o arquitecto e um dos engenheiros para breve no local onde se situa o lote.


    Posto isto, estas são as minhas considerações:

    - Pedir proposta/orçamento a mais 1 ou 2 arquitectos ao longo dos próximos 10 dias úteis.

    - Agendar encontro com o arquitecto e o engenheiro no lote de terreno, tal como proposto.

    - A minha consideração final, que mais não é que uma opinião, é que fica no ar a ideia de que optando por esta primeira equipa que contactei talvez esteja a contratar um serviço de topo, que provavelmente justificará na qualidade e experiência um valor mais alto que aquele que eu pagaria se contratasse outra entidade igualmente de qualidade mas não de topo. Ou seja, fico com a ideia de que vou pagar mais que a média, tanto pelo projecto como pela construção (se mais tarde optar por construir com alguém da confiança desta equipa) e, por isso, cabe-me a mim decidir se estou disposto a alargar o orçamento inicial ponderado que era de entre 220 e 280 mil euros (projecto+licenciamento+construção) e se vale efectivamente a pena fazer esse esforço ou se, em alternativa, opto por uma solução mais "standard" que me permita cumprir com o valor considerado inicialmente.

    - Fica também no ar a ideia de que esta equipa tem uma relação muito próxima com a câmara municipal e sou levado a concluir que muito provavelmente isso será um ponto a favor no que à celeridade de todo o processo de licenciamento diz respeito. Não sei é até que ponto. Ou seja, não sei se contratando outra pessoa que não tenha essa relação próxima com a câmara, vou "perder" umas semanas ou uns meses.


    Agradece-se qualquer opinião ou crítica construtiva.

    Obrigado e cumprimentos.

    -
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 47

    Colocado por: P_LopezAcrescentando que neste projecto e proposta estarão envolvidos dois engenheiros e um arquitecto conceituados na câmara municipal correspondente, o que se alega ser uma mais valia, ficando depois um dos engenheiros para acompanhar a obra em execução. Alega-se também que este mesmo engenheiro tem como referência na câmara projectos de infraestruturas públicas existentes na cidade que não vou aqui referir por uma questão de privacidade. Mas são infraestruturas públicas de grande envergadura, de arquitectura moderna e agradável à vista e aparentemente de boa construção. São-me referidas 4 infraestruturas e é-me dito que há algumas mais. Nada me é dito sobre moradias de particulares, mas vou perguntar na próxima oportunidade.


    Isso não é garante de nada ... não se deixe deslumbrar por esses "galões"...
    Concordam com este comentário: P_Lopez, Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  8.  # 48

    Colocado por: P_Lopez- Fica também no ar a ideia de que esta equipa tem uma relação muito próxima com a câmara municipal e sou levado a concluir que muito provavelmente isso será um ponto a favor no que à celeridade de todo o processo de licenciamento diz respeito. Não sei é até que ponto. Ou seja, não sei se contratando outra pessoa que não tenha essa relação próxima com a câmara, vou "perder" umas semanas ou uns meses.



    Não necessáriamente.... nem há motivos para isso.. é mais uma daquelas coisas...



    Colocado por: P_LopezA minha consideração final, que mais não é que uma opinião, é que fica no ar a ideia de que optando por esta primeira equipa que contactei talvez esteja a contratar um serviço de topo, que provavelmente justificará na qualidade e experiência um valor mais alto que aquele que eu pagaria se contratasse outra entidade igualmente de qualidade mas não de topo


    2500€ por todas as especialidades... incuindo taxas... não é preço de "topo"....


    Mas é melhor reunir ocm mais dois concorentes... e depois retire daí as iláções...
    Boa sorte
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  9.  # 49

    P_Lopes,

    Consulte-nos, sem compromisso. Estamos na zona de Cascais.
    Gostaria de enviar uma proposta detalhada.
    Email: [email protected]
    Obrigada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  10.  # 50

    Colocado por: P_LopezBom dia Pedro,

    Muito obrigado. Sim, será essa a câmara.

    Então se estivesses no meu lugar, que resposta daria à proposta que me foi enviada?

    Quando dizes que está acima do valor de mercado queres dizer que para o serviço que me é proposto o valor é muito elevado? É que se assim for terei que apurar o motivo, uma vez que até pode ser por se tratar de um dos melhores arquitectos da região. Ou não.

    Obrigado mais uma vez e cumprimentos.

    -


    Tb sou da zona,quando descreveu pensei logo nesses lados,andei a procura nessa zona..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  11.  # 51

    Já escolheu o arquiteto?
  12.  # 52

    Colocado por: Pedro Barradas

    Isso não é garante de nada ... não se deixe deslumbrar por esses "galões"...
    Concordam com este comentário:P_Lopez
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez



    Boas!

    Eu sei, hehehe, ainda tenho alguma cabeça para pensar. Às vezes o que parece ser muito bom acaba por não ser.

    Faço uma analogia: há pouco tempo precisei de ir a um pneumologista. Podendo optar por um bastante conceituado, já de certa idade, ou por uma pneumologista mais jovem, pouco conceituada, mas com boas referências de parte de um colega meu que é técnico de terapêutica e diagnóstico, optei pela mais jovem e menos conceituada porque muitas vezes quem já tem a carreira feita não se esforça minimamente, ao passo que quem ainda tem que provar que é bom normalmente está mais disponível e interessa-se mais.

    Neste caso, ainda que em áreas diferentes, sei que em parte posso pensar da mesma maneira.

    No entanto tenho confiança na pessoa que me está a intermediar os contactos. Se me quisesse enganar já teve uma oportunidade única para o fazer e sair com relevante ganho, e não o fez, foi bastante honesto e até agora tudo aquilo que disse sempre se acabou por confirmar ser verdade. Lá está, nada como reunir com as pessoas e sondar tudo melhor.

    ADROatelier: Cascais fica a 290km de distância do local onde tenho o lote. Penso que isto é desde logo um entrave, particularmente pela impossibilidade de reunirmos no terreno antes de chegar a acordo e pela pouca proximidade vossa com a câmara municipal em questão, entre outros. Estarei enganado?

    BM_18: Ainda não. Como se pode ver estou a caminho disso e espero tê-lo escolhido até final do mês. Quando diz que pensou logo nesses lados, está-me a dizer que tem noção do local do terreno? Ou simplesmente que sabe em que cidade/concelho se situa?

    Pedro Barradas: Quando diz "2500€ por todas as especialidades... incuindo taxas... não é preço de "topo"....", eu ao falar em preço de topo referia-me ao total do projecto mais especialidades mais outros gastos ascender aos 10 mil euros mas também e principalmente ao preço previsto para construção de 1200 euros mais IVA por m2 (caso eu depois também acabe por escolher a empresa de construção que me é sugerida por este intermediário).

    Obrigado e cumprimentos.

    -
  13.  # 53

    "acresce o projecto de especialidades cujo valor será de 2500 euros no máximo, incluindo fichas técnicas e certificados energéticos. Nestes valores indicados estão incluídas todas as aprovações para os projectos"

    2.500€ pelas especialidades + certificados energéticos + fichas técnicas + certificação de projetos ??? eh pá mais vale ir varrer ruas que se ganha mais à hora..... entra mais um porco, saí mais um chouriço.... ou então os engºs do Algarve andam com muita falta de trabalho e não têm contas para pagar, mas pelo menos o arquiteto ganha bem!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  14.  # 54

    Obrigado Keepper.

    Então um valor mais sóbrio seria quanto? Uns 6 mil euros?

    -
  15.  # 55

    Se for projeto de especialidades (apenas licenciamento) 2500 a 3000€ + iva + taxas + fichas tecnicas + certificado energético (se for pré certificado ou seja o de projeto então já deve fazer parte do preço da especialidade). A arquitetura, sendo só licenciamento talvez uns 3000 a 3500€ mas depende do que incluir.

    Mas o mercado é livre, cada um leva o que quer e não há preços de referência, como já muitos aqui disseram, peça mais uns 2 ou 3 orçamentos detalhados e compare, peça para ver não só exemplos de projetos de arquitetura, mas também exemplos das especialidades, tente perceber (ou peça ajuda a quem perceba) se são projetos entra porco sai chouriço ou se são projetos pensados e trabalhados, independentemente do software em que são feitos, pois não um fiat com um bom condutor consegue fazer tanto como um ferrari com um condutor de fim de semana ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  16.  # 56

    Mas os 700€ que refere não chegam para licenças, taxas, etc... Nem pensar. Só a licença de obra deverá ser pelo menos uns 1500€, se tiver de pagar ramais da EDP, SMAS,etc... Upa upa
    Concordam com este comentário: econom.pedro
  17.  # 57

    Colocado por: P_LopezObrigado Keepper.

    Então um valor mais sóbrio seria quanto? Uns 6 mil euros?

    -



    Você tem o Pedro barradas,é de relativamente perto.
    Eu pensei na zona mas não sei ao certo a localidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  18.  # 58

    Colocado por: P_Lopez
    - Além dos 5100 euros + IVA, acresce o projecto de especialidades cujo valor será de 2500 euros no máximo, incluindo fichas técnicas e certificados energéticos. Nestes valores indicados estão incluídas todas as aprovações para os projectos, só tenho que pagar as taxas camarárias e levantamento de licenças. Portanto, 7600 euros + IVA + taxas camarárias + levantamento de licenças e, segundo percebi, fica tudo pago no que ao projecto e licenciamento diz respeito. Deve ficar tudo por cerca de 10 mil euros. A menos que as taxas camarárias e o levantamento de licenças fique por mais de 700 euros (não faço ideia, se alguém quiser informar, agradece-se)

    Deve questionar o que está a contratar efectivamente, e pedir isso numa proposta por escrito.

    A Arquitectura é projeto de licenciamento ou também inclui Execução? O Arquitecto desenvolve 3D's exteriores e interiores? O Arquitecto desenvolve mapas de quantidades e condições técnicas? Faz estudo de iluminação e desenvolve as respectivas plantas?

    A Engenharia é projeto de licenciamento ou também inclui Execução? Inclui o desenvolvimento de mapas de quantidades e condições técnicas? Que especialidades estão incluídas? Deve pedir projeto de AVAC (que muitas câmaras não exigem) para ter quem lhe dimensione os sistemas de extração e climatização da casa. Referiu que são dois engenheiros, eu acho pouco para lhe fazerem 8 especialidades diferentes (estruturas, hidráulicas, térmica, acústica, segurança contra incêndio, electricidade, ited e AVAC), considerando que electricidade tem de ser um engenheiro electrotécnico e AVAC um engenheiro mecânico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  19.  # 59

    SCIE, a ficha para a moradia...deve ser efectuada pelo autor do projecto de arquitectura...
    O ITED + F.electrotecnica/ proj. inst. electricas é por eng. electrotecnico
    Aguas e esgotos, é por eng. civil
    Termica, acustica, poderá ser tanto feito por eng. como por arquitecto ( terão de ter a formação complementar necessária)

    AVAC, que não é bem AVAC.. poderá ser uma opção. Normalmente desenrasca-se com o arquitecto e o tecnico do termico..depende das soluções que se queira implementar. ou então é desenvolvida uma solução pelo instalador do sistema.

    Falta o GAS, pode ser por eng. civil, mec. ou electrotecnico

    PS: os valores que se viu aqui eram somente para projectos de licenciamento...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  20.  # 60

    Colocado por: P_Lopezpodem ser revistos pois como são linhas direitas ficará certamente mais barato"
    na minha experi|encia conseguir uma obra minimal é mais dificil e sai mais caro.. o que quer dizer com linhas direitas?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
 
0.0365 seg. NEW