Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu estou também em processo dum crédito habitação para comprar casa. Além do certificado energético pediram também as plantas. Mais, com as plantas obrigaram o vendedor a alterações nas finanças pois as áreas não batiam certo. Sem isto feito não marcavam sequer a escritura
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  2.  # 22

    Colocado por: tviegasO banco quer as plantas para saber se o que foi aprovado pela camara é o que existe. Já apanhei um caso desse, em que o perito do banco foi ver a casa e implicou com uma parede que estava diferente do projeto. As licenças muito antigas eram coisas muito basicas, o projeto entregue muitas vezes e bastante diferente do real, pois podem ter existido alteração sem licença ou projecto. Se nao existem plantas tem que entregar um projeto de legalização do existente.

    Será que posso exigir á câmara responsabilidades por não ter as plantas?? Divisão de despesas/serviços, terei que ser só eu a lesada??
  3.  # 23

    Se a camara tem isso aprovado e com licença de utilização e não encontra as plantas, tem mais é que emitir uma declaração em como a casa está legal para você mostrar no banco.
    Concordam com este comentário: C.Monteiro, Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  4.  # 24

    C. Monteiro,

    Não vá por ai, que não consegue nada assim.

    O mais provável é que tenham sido feito obras, talvez sem licença. Dai haver desconformidade nos registos.
    Pode acontecer que apenas tenha que mandar executar as plantas, aferindo assim o cumprimento legal.
    Consulte um técnico que analise a documentação cuidadosamente e a possa ajudar.

    Qual é o concelho?
    Concordam com este comentário: tviegas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  5.  # 25

    Colocado por: ADROatelierQual é o concelho?


    .Fui á Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
  6.  # 26

    Obrigada. Relamente já tinha sido referido.
    Colocado por: Palhava

  7.  # 27

    Colocado por: ADROatelierC. Monteiro,

    Não vá por ai, que não consegue nada assim.

    O mais provável é que tenham sido feito obras, talvez sem licença. Dai haver desconformidade nos registos.
    Pode acontecer que apenas tenha que mandar executar as plantas, aferindo assim o cumprimento legal.
    Consulte um técnico que analise a documentação cuidadosamente e a possa ajudar.

    Qual é o concelho?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:C.Monteiro


    Então amigo ADROatelier porque tem essa opinião?
    Se tem um documento que atesta que o imóvel licença de habitabilidade acamara não tem de se responsabilizar?
    E mesmo que tenham sido feitas obras posteriores ao protejo aprovado porque motivo iria desaparecer o projecto dos arquivos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  8.  # 28

    Colocado por: C.Monteiro

    Acredito que sim,mas se a câmara não tem as plantas,como será possível provar essas alterações??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  9.  # 29

    Colocado por: C.Monteiro
    Será que posso exigir á câmara responsabilidades por não ter as plantas?? Divisão de despesas/serviços, terei que ser só eu a lesada??


    Não se meta em guerras com a camara que só vai ganhar cabelos brancos e não resolve nada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  10.  # 30

    Colocado por: tviegas

    Não se meta em guerras com a camara que só vai ganhar cabelos brancos e não resolve nada


    Acho que aqui a cima de tudo não está nem tem de haver guerra nenhuma, a câmara tem de se responsabilizar pelo que faz, não é só sacar dinheiro às pessoas quando constroem uma habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  11.  # 31

    Dos Santos,
    A câmara não se pode responsabilizar por eventuais obras feitas á posteriori, compreende?
    Por outro lado, os edificios são vistos como um todo, não "em postas".

    Pode nunca ter havido plantas.
    Não são as câmaras que tem que fazer plantas, são os proprietários.
    Espero que estas informações contribuam para ajudar.

    Colocado por: Dos Santos

    Então amigo ADROatelier porque tem essa opinião?
    Se tem um documento que atesta que o imóvel licença de habitabilidade acamara não tem de se responsabilizar?
    E mesmo que tenham sido feitas obras posteriores ao protejo aprovado porque motivo iria desaparecer o projecto dos arquivos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  12.  # 32

    Colocado por: ADROatelierDos Santos,
    A câmara não se pode responsabilizar por eventuais obras feitas á posteriori, compreende?
    Por outro lado, os edificios são vistos como um todo, não "em postas".

    Pode nunca ter havido plantas.
    Não são as câmaras que tem que fazer plantas, são os proprietários.
    Espero que estas informações contribuam para ajudar.



    ADROatelier,

    Mas como têm maneira de saber se houveram obras posteriores? uma vez que não aparecem plantas nos registos da câmara?

    Se tem licença de obra, alvará sanitarista e licença de habitabilidade naquele tempo não era obrigatório plantas??? Tenho ideia que em 80 já era obrigatório a apresentação de plantas.

    Sim não é a câmara que tem de fazer as plantas, mas se na época já eram obrigatório a apresentação há câmara de plantas, essas plantas deveriam de estar no arquivo do município pois o proprietário já as tinha apresentado a quando a construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  13.  # 33

    Dos Santos,
    Claramente está fora desta temática do controlo municipal.

    A câmara não faz prova de nada. O requerente é que faz prova que a construção é anterior a 1951.
    Porém:
    - Existem voos aereos em determinadas datas, que permitem aferir com bastante clareza zonas de ampliação;
    - Idem para cartas militares;
    - É analisado o método construtivo e outras caracteristicas do edificado, mediante vistoria;
    - Se inserido em meio urbano, o controlo é ainda mais apertado.


    Se já existiu em tempos um processo camarário, por certo que estarão no Arquivo Municipal. Já experimentou consultar?
    Até pode ser que encontre as plantas e até mais informação.
    Assim, saiba que as câmaras conseguem saber com bastante exactidão até o ano em que as obras foram realizadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos, C.Monteiro
  14.  # 34


    Se já existiu em tempos um processo camarário, por certo que estarão no Arquivo Municipal. Já experimentou consultar?
    Até pode ser que encontre as plantas e até mais informação.
    Assim, saiba que as câmaras conseguem saber com bastante exactidão até o ano em que as obras foram realizadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dos Santos,C.Monteiro


    Já foi procurado por 3x e só apresentam um dossier de alvará sanitário... com certidão a afirmar que a casa tem licença de habitação e licença de obras.
    É a vida dos pobres... Em 2011 Fez-se a escritura,com os mesmos papéis que possuo hoje,e nem banco,nem ninguém me levantou problemas,ninguém me alertou/disse que a casa poderia estar ilegal.
    Agora eu é que terei que correr atrás,corrigir ou fazer prova...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
    • SMBS
    • 13 abril 2019

     # 35

    Em relação às câmaras...

    Imaginem isto. A câmara "perdeu" as plantas e deveria ser responsabilizada como a C.Monteiro diz.

    Vai pedir responsabilidades e o técnico diz que não pode fazer nada.
    Envia o pedido por escrito.
    Demora 2 meses e recebe a resposta que o serviço para onde enviou o pedido não pode fazer nada.
    Envia para outro serviço.
    Demora 2 meses e recebe a resposta que o serviço para onde enviou o pedido não pode fazer nada.
    Envia para outro serviço.
    Demora 2 meses e recebe a resposta que o serviço para onde enviou o pedido não pode fazer nada.
    Envia para outro serviço.
    Demora 2 meses e recebe a resposta que o serviço para onde enviou o pedido não pode fazer nada.
    Envia para outro serviço.
    Demora 2 meses e recebe a resposta que o serviço para onde enviou o pedido não pode fazer nada.
    Envia para outro serviço.

    Já passaram uns quantos anos vai a tribunal...

    Gasta mais em advogado do que gastaria a pagar umas plantas novas... E não tem a certeza de ganhar em tribunal.


    Infelizmente é assim.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  15.  # 36

    Na altura da primeira aquisição, não se socorreram de crédito bancário, certo?

    O melhor mesmo é fazerem as plantas e siga. Sendo certo que é uma despesa, também não é uma coisa particularmente dispendiosa.

    Relativamente à Legalização, enquanto se tratar "só de papelada", ainda as despesas não são avultadas.
    Se há o azar de não ser legalizável e, portanto, se ter de fazer obras é que é mais complicado.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
  16.  # 37

    Colocado por: ADROatelierNa altura da primeira aquisição, não se socorreram de crédito bancário, certo?

    O melhor mesmo é fazerem as plantas e siga. Sendo certo que é uma despesa, também não é uma coisa particularmente dispendiosa.

    Relativamente à Legalização, enquanto se tratar "só de papelada", ainda as despesas não são avultadas.
    Se há o azar de não ser legalizável e, portanto, se ter de fazer obras é que é mais complicado.

    Em 2011 sim recorri a crédito bancário e ñ me exigiram plantas... os papéis que tenho hoje foram os mesmos nessa altura. Tudo isto está a ser uma surpresa para mim.
  17.  # 38

    Colocado por: ADROatelierNa altura da primeira aquisição, não se socorreram de crédito bancário, certo?

    O melhor mesmo é fazerem as plantas e siga. Sendo certo que é uma despesa, também não é uma coisa particularmente dispendiosa.

    Relativamente à Legalização, enquanto se tratar "só de papelada", ainda as despesas não são avultadas.
    Se há o azar de não ser legalizável e, portanto, se ter de fazer obras é que é mais complicado.
    Concordam com este comentário:Dos Santos


    ADROatelier faz diferença ter recorrido a crédito em 2011 para adquirir o imóvel?
    Pelo que o C. Monteiro diz fez crédito habitação em 2011
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.Monteiro
  18.  # 39

    Se houve lugar a crédito em 2011, foi necessário toda a documentação e avaliação por perito mandatado pelo banco.
    Pelo que depreendo, em 2011 não foi detectado que a construção não estava conforme a documentação

    OU

    eventualmente, foram feitas obras entre 2011 e 2019.
  19.  # 40

    Colocado por: ADROatelierSe houve lugar a crédito em 2011, foi necessário toda a documentação e avaliação por perito mandatado pelo banco.
    Pelo que depreendo, em 2011 não foi detectado que a construção não estava conforme a documentação

    OU

    eventualmente, foram feitas obras entre 2011 e 2019.

    Nada de obras,e a confirmar está o certificado energético... em 2011 a falta de plantas ñ foi impedimento para realizar a escritura.
 
0.0238 seg. NEW