Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    Comprei uma casa em 2005 construída pré 1951, está isenta de licença de habitação, quando a comprei... nas finanças pediram me para indicar os metros quadrados aproximados, e fazer um " desenho " da casa á mão, ora nessa altura foi me indicado pelos antigos donos 70 metros quadrados que é o que consta até á data...

    Estando a casa a precisar de obras, decidi avançar com um empréstimo bancário para o mesmo, de momento está tudo aprovado, mas os metros quadrados registados na caderneta predial não coincidem com a realidade, na realidade o imóvel tem 93 metros quadrados. No Banco informaram me que tenho que ir ás Finanças e á Conservatória actualizar a caderneta predial...

    Alguém me sabe informar que passos tenho que seguir, para actualizar a caderneta predial e que documentos me vão pedir ?
    Será necessário uma vestoria ao imóvel ?

    Agradeço os vossos esclarecimentos
  2.  # 2

    Normalmente é um desenho feito por topógrafo e respectivo termo de responsabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosG
  3.  # 3

    Provavelmente tem que entregar na camara um levantamento topografico, a camara se concordar carimba e aprova, depois vai as financas e conservatoria atualizar.
    Concordam com este comentário: Velomarif
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosG
  4.  # 4

    Que tipo de imóvel se trata?
    Tem licença de utilização?

    Normalmente:
    1. Manda elaborar uma planta da construção existente.
    2. Com base nessa planta, preenche Modelo 1 de IMI.
    3. Com a caderneta predial actualizada, faz actualizaçãodo registo predial.

    Aconselha-se a consultar um técnico que o ajude nestas questões.
    Pode haver necessidade de mais passos, nomeadamente junto da câmara municipal. É preciso saber mais detalhes para pdoer ajudar mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, CarlosG
  5.  # 5

    Colocado por: ADROatelierQue tipo de imóvel se trata?
    Tem licença de utilização?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava,CarlosG


    O Imóvel é uma casa para habitação;
    Está isento de licença de utilização pois é uma construção antes de 1951.
  6.  # 6

    Colocado por: CarlosGé uma casa para habitação


    moradia ou apartamento?
  7.  # 7

    Colocado por: CarlosGé uma construção antes de 1951

    Foi inscrito na matriz antes dessa data.
  8.  # 8

    Boa tarde.
    Este topico despertou a minha curiosidade e vou aproveitar para colocar uma questão: estou em processo de aquisição de uma moradia isenta de licença. Vamos fazer obras e uma das intervencoes possivelmente requer licenciamento. Duvidas: tenho que pedir licença de utilizacao? O facto de atualizar a caderneta predial atualiza o valor do imi? Obrigada
    • size
    • 13 abril 2019

     # 9

    Colocado por: act123Boa tarde.
    Este topico despertou a minha curiosidade e vou aproveitar para colocar uma questão: estou em processo de aquisição de uma moradia isenta de licença. Vamos fazer obras e uma das intervencoes possivelmente requer licenciamento. Duvidas: tenho que pedir licença de utilizacao? O facto de atualizar a caderneta predial atualiza o valor do imi? Obrigada


    Em rigor não se tratará de atualizar a caderneta predial, mas sim, atualizar a matriz .
    Se as obras que pretende fazer forem de remodelação ou manutenção no interior da moradia, não há lugar a licenciamento nem a atualização da matriz. Apenas o será se tais obras contemplarem possível ampliação da moradia e, neste caso, haverá, forçosamente, a necessidade de se licenciar e actualizar a matriz, relativamente ao aumento da área de construção da habitação. (m2)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: act123
  9.  # 10

    Colocado por: act123moradia isenta de licença

    Em que moldes?

    Tem licença de habitação emitida pela câmara municipal?
  10.  # 11

    Colocado por: sizea necessidade de se licenciar e actualizar a matriz,

    mas isso creio envolver projectos feitos por arquitecto e engenheiros de estruturas e estabilidade que serão postos à apreciação da Câmara municipal respectiva.
  11.  # 12

    Palhava
    Está isenta de lic.de utilização por ser anterior a 1951.

    Size
    Agradeço o esclarecimento. E caso tenha que alterar a matriz, implica aumento do valor patrimonial ?
    • size
    • 13 abril 2019

     # 13

    Colocado por: Palhava
    mas isso creio envolver projectos feitos por arquitecto e engenheiros de estruturas e estabilidade que serão postos à apreciação da Câmara municipal respectiva.


    Segundo a alínea b) do artigo 6º do Dec. Lei 555/99, as obras de alteração no interior dos edificios, que não interfiram com a sua estrutura de estabilidade, estão isentas de controlo prévio por parte do Municipio.


    Artigo 6.º

    Isenção de controlo prévio
    1 - Sem prejuízo do disposto na alínea d) do n.º 2 do artigo 4.º, estão isentas de controlo prévio:
    a) As obras de conservação;
    b) As obras de alteração no interior de edifícios ou suas fracções que não impliquem modificações na estrutura de estabilidade, das cérceas, da forma das fachadas e da forma dos telhados ou coberturas;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
    • size
    • 13 abril 2019

     # 14

    Colocado por: act123Palhava
    Está isenta de lic.de utilização por ser anterior a 1951.

    Size
    E caso tenha que alterar a matriz, implica aumento do valor patrimonial ?


    Sim, se tal alteração consistir no aumento da área de construção da moradia.
    Mas, interessará verificar outros factores que podem corrigir para um menor valor do VP, como seja a actualização da idade do prédio (coeficiente de vetustez)

    Poderá simular aqui; http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/menu.action?pai=243
  12.  # 15

    Tem um documento camarário, confirmando que a casa é anterior a 1951?
  13.  # 16

    Se os 93 m2 corresponderem à realidade, com demarcação com essa área, facilmente atualizará isso nos registos, conforme lhe foi indicado acima.
    Agora, prepare-se também para uma atualização do valor do IMI.
  14.  # 17

    Obrigada.
    Tenho documento da camara a confirmar a isenção, está em nome de quem o pediu (que não fui eu), onde consta toda a informação do imóvel.
  15.  # 18

    Então é actualizar as matrizes! :)... desde que a area a mais não derive de obras posteriores à emissão dessa isenção.

    Colocado por: ADROatelierQue tipo de imóvel se trata?
    Tem licença de utilização?

    Normalmente:
    1. Manda elaborar uma planta da construção existente.
    2. Com base nessa planta, preenche Modelo 1 de IMI.
    3. Com a caderneta predial actualizada, faz actualizaçãodo registo predial.

    Aconselha-se a consultar um técnico que o ajude nestas questões.
    Pode haver necessidade de mais passos, nomeadamente junto da câmara municipal. É preciso saber mais detalhes para poder ajudar mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava,CarlosG
  16.  # 19

    Colocado por: act123Boa tarde.
    Este topico despertou a minha curiosidade e vou aproveitar para colocar uma questão: estou em processo de aquisição de uma moradia isenta de licença. Vamos fazer obras e uma das intervencoes possivelmente requer licenciamento. Duvidas: tenho que pedir licença de utilizacao? O facto de atualizar a caderneta predial atualiza o valor do imi? Obrigada


    Se uma das intervenções obrigar a licenciar, provavelmente então segue-se projecto de arquitectura para instuir o licenciamento + os 10 projectos de especialidade ( salvo escusas ).
    Os "antigos" tinham por hábito não indicarem as áreas exactas. Herdei uma situação dessas há uns +- 07 anos, habitação < 1951 com 2 fogos, e ainda por cima com 2 inquilinos [ 1 com mais de 65 anos, o outro com incapacidade superior a 65% ].

    Vendi por uns tostões. O comprador [ constructor civil com alvará há uns bons 20 anos ] disse que ia meter no nome do filho, invocar uso próprio para poder despejar um dos inquilinos e valorizar com um andar com LSF [um loft dizia ele ].

    Resultado, está dos dias de hoje à venda pela Era.
    Moral da história, anterior a 51 para poder recuperar sem projecto tem interesse em casos muito pontuais.
    A prática da "due diligence" para estes casos contratanto um profissional para fazer a "due diligence" recomenda-se. Alguns fazem isso até remotamente.
  17.  # 20

    Colocado por: paulo_pereira"due diligence"


    Não consigo lá ir...
 
0.0279 seg. NEW