Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva meus caros,

    Tendo adquirido uma habitação de 1998, encontro-me agora em fase de renovações e melhorias ao nivel da eficiência energética, pelo que está a chegar a hora de decidir afinal que equipamentos instalar para AQS e climatização (e a massa começa a faltar ;))

    Vamos a dados relevantes para me puderem ajudar:

    1. a habitação em Gondomar (Porto) de tipologia T4 distribui-se por dois 2 pisos, sobre cave e com sotão preparado para ser usado (mas que não vai ser o caso para já), na cave ainda vou querer usar um salão (40/45 m2) climatizado;

    2. moradia de 3 frentes, mas ainda não tenho nenhuma moradia encostada à empena cega;

    3. áreas generosas (se calhar grandes demais, mas é o que é...), para terem ideia, sala: 52 m2; copa e cozinha: 32 m2; quartos: 22, 20, 19 e 15m2...) e já coloquei tectos falsos, mesmo para baixar pé-direito que era de 2,80 m!...

    4. Nas renovações inclui-se: substituição de caixilharia aluminio com vidro simples, por corte-termico com vidro duplo (tem muito vãos, mas todos de relativamente pequena dimensão); tectos falsos com isolamento térmico no piso superior, uma vez que não prevejo usar o sotão nos proximos anos); a fachada que tem isolamento térmico de 2.5 cm entre panos (o que é pouco) irá levar capoto talvez de 4 cm;

    Indo agora ao que nos traz:

    5. já instalei recuperador de calor a lenha na sala com turbinas accionadas através de termostato, de onde saem duas condutas para os dois quartos mais importantes e que situam perto e imediatamente por cima da sala; (não valia a pena estar a entrar em devaneios de tentar levar ar quente a outros compartimentos, pois alem de não ir resultar, ia prejudicar os dois principais);

    6. a casa já tem instalados radiadores tradicionais em todas as divisões (sala, quartos, cozinha, copa, WCs, salao na cave e circulações);

    7. a casa tinha instalado um esquentador!!!!! que naturalmente é para ignorar;

    8. partindo do principio que não pretendo gás, as caldeiras a gás ficam excluidas (poupem-me os aficionados, mas foi critério da esposa... e ainda bem, que assim é uma maneira de se ir eliminando opções... :))

    9. Sou um pouco preguiçoso e para limpar já me basta o recuperador, pelo que caldeiras a pellets também não estou muito para aí virado. Mesmo as com auto-limpeza e com um silo, requerem sempre alguma atenção...

    10. sendo adepto das ditas energias limpas, começo a ficar condicionado (e ainda bem...) a bombas de calor, ar condicionado, solar térmico e fotovoltaicos.

    12. Admito que a casa não vá ter necessidades de arrefecimento, pelo isolamento térmico, pela dimensão dos vãos e pelos beirados que protegem boa parte dos vãos a nascente/sul, embora nesta fase é sempre difícil ter essa certeza.

    opção 1 - 10.300 €
    - substituir todos os radiadores tradiconais por convetores de aluminio AdraPLan
    - Bomba de calor ALtherma 3 com deposito à parte 300 lts
    (- Bomba da calor AQS Wertec (opcional por mais 1.000 €) --> tem interesse? Vale a pena?)

    opção 2 - 9.600 €
    - mantem os radiores tradicionais
    - Bomba de calor de alta temperatura Altherma HT com deposito à parte de 300 lts
    (- Bomba da calor AQS Wertec (opcional por mais 1.000 €) --> tem interesse? Vale a pena?)

    opção 3
    - mantem os radiadores tradicionais
    - Bomba de calor para climatização Samsung 16Kw (7.600 €) ou Energie 5-18Kw (8.400 €)
    - Bomba da calor para AQS Altherma ECH20 com deposito 300lts (2.900 €) ou Energie Split 300l (2.650 €)

    A estas opções pretendo juntar um sistema de gestão centralizada com controle de zonas, que orça em 1.500 € (Kit honeywell evohome + cabeças termostato para radiadores)

    E a qualquer uma das soluções pretendo juntar um kit solar fotovoltaico que orça o 2.500 € (6 paineis, isto dá para alguma coisa?!...)

    entretanto surge a opção 4:
    - retirar os radiadores tradicionais (ou simplesmente ignorar a sua existencia);
    - deposito de 300 lts + bomba de calor para AQS Wertec (2.400 €) ou Altherma ECH20 (2.900 €) ou Energie Split 300l (2.650 €)
    - instalação de 7 unidades de ar condicionado (entre conjuntos monosplit e multisplit) estrategicamente posicionados de modo a ficar um trabalho bem feito, com unidade exterior escondidas nas varandas, sem tubagens à vista no interior e tubagens embutidas no capoto controlados remotamente: Samsung (8.300 €) ou Daikin (9.800 €)

    Em resumo:

    opção 1 - apenas uma bomba de calor para tudo, com substituição dos radiadores tradicionais por convectores mais eficientes - 14.300 €;

    opção 2 - apenas uma bomba de calor para tudo, mantendo os radiadores tradicionais (diria, pouco eficientes?!...) - 13.600 €

    opção 3 - uma bomba de calor para climatização + uma bomba de calor para AQS, mantendo os radiadores tradicionais (diria, pouco eficientes?!) - varia entre 14.250 € e 15.300 €, dependendo das marcas; (--> tem interesse? Vale a pena?)

    opão 4 - uma bomba de calor para AQS + Ar Condicionado (mais eficientes e com opção disponivel de arrefecimento) - varia entre 13.200 € e 15.200 €, dependendo das marcas;

    nota: como não vou colocar o capoto este ano, vou fazer um ciclo para ver o comportamento da habitação no proximo verão e inverno, posso ainda chegar à conclusão que pelo menos para a sala e os dois quartos, o recuperador satisfaz as necessidades as necessidades de aquecimento, escusando o A/C!!!... passando aquele orçamento quase para metade... (o problema é o dia da preguiça... ;))

    Desculpem lá a extensão do texto mas não dá de outra maneira.

    Cumps,
    Pedro Cruz
  2.  # 2

    4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
  3.  # 3

    Colocado por: pedro1182Bomba de calor ALtherma 3 com deposito à parte 300 lts
    esta não é opção, neste momento não existe maquina com potencia suficiente, no entanto se vai trocar os radiadores pode usar a geração 2 que faz até 55ºC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
  4.  # 4

    a opção 4 só faz sentido se precisar muito de arrefecimento, não precisando a melhor opção será a 2 com bomba de calor e deposito separado, não faz qualquer sentido ter 2 equipamentos para fazer o mesmo serviço.
    Concordam com este comentário: ASSimoes, Engenhecas, pedro1182
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
  5.  # 5

    Atualmente a que tipo de climatização está habituado?
    O aquecimento por radiadores tende a ser considerado mais confortável do que por AC mural. Num por condutas o ar tem uma distribuição diferente; os murais são mais "artificiais".
    Bomba de calor e radiadores acaba por ser um investimento alto. Para mim radiadores faz sentido com caldeira gás/pellets/lenha.
    Pelo que disse, e sentindo-se confortável com o aquecimento por AC, eu diria opção 4.
    Mas o Sérgio e o Jorge são profissionais da área. Eu sou apenas mais um DO que já passou por esse dilema...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
  6.  # 6

    Colocado por: pedro1182irá levar capoto talvez de 4 cm
    muito pouco, opte antes por 6 a 8 cm.
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
  7.  # 7

    O aquecimento por AC não é a melhor solução tenho em minha casa mas não é usado (apenas no Verão)...
    Existem uns aquecedores elétricos sem óleo no mercado muito bons, que até são programáveis e, salvo erro, é possível controlar através do telemóvel...
    Vou tentar encontrar a marca e deixo aqui!

    Já agora para as caixilharias sugiro que considere o PVC em vez do alumínio, uma excelente marca é a Cortizo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
  8.  # 8

  9.  # 9

    Emissores térmicos? São uns bebedolas da eletricidade.

    Estou no mesmo dilema, areas muito identicas e sinceramente vou optar pela opção idêntica à sua 4. Ac's! Muito mais prático e limpo!
    Concordam com este comentário: pedro1182
  10.  # 10

    Opção 4 se precisar de arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesesta não é opção, neste momento não existe maquina com potencia suficiente, no entanto se vai trocar os radiadores pode usar a geração 2 que faz até 55ºC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro1182


    Todas as opções foram sugeridas por profissionais, no caso da opção 1 e opção 2, estas foram fundamentadas com "relatorio de projecto" Daikin Selecção Altherma!... Mas vou levar em consideração e questionar.
  12.  # 12

    Colocado por: jorgealvesa opção 4 só faz sentido se precisar muito de arrefecimento, não precisando a melhor opção será a 2 com bomba de calor e deposito separado, não faz qualquer sentido ter 2 equipamentos para fazer o mesmo serviço.
    Concordam com este comentário:ASSimoes,Engenhecas,pedro1182
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro1182


    O dilema passa por aí... É que tenho a convicção de que a casa não vai ter necessidades de arrefecimento, apenas um quarto me deixa exitante...

    A explicação sugerida pelos técnicos tem haver com o uso constante de uma bomba de calor muito potente para o AQS, ou seja, uma bomba de calor menos potente para as solicitações diárias de AQS e uma bomba potente menos solicitada para a utilização sazonal de climatização!!... Fará sentido? Foram dois técnicos absolutamente distintos que sugeriram, um deles de uma empresa muito conhecida, com quem falei na ultima CONCRETA.
  13.  # 13

    Colocado por: ASSimoesAtualmente a que tipo de climatização está habituado?
    O aquecimento por radiadores tende a ser considerado mais confortável do que por AC mural. Num por condutas o ar tem uma distribuição diferente; os murais são mais "artificiais".
    Bomba de calor e radiadores acaba por ser um investimento alto. Para mim radiadores faz sentido com caldeira gás/pellets/lenha.
    Pelo que disse, e sentindo-se confortável com o aquecimento por AC, eu diria opção 4.
    Mas o Sérgio e o Jorge são profissionais da área. Eu sou apenas mais um DO que já passou por esse dilema...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro1182


    É um investimento alto, mas por A/C equivalente cheguei à conclusão que o investimento é idêntico.

    E não, não estou habituado e não gosto muito da forma de aquecimento dos A/Cs... Todos já tivemos a experiência do escritorio ou do restaurante :(
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealvesmuito pouco, opte antes por 6 a 8 cm.
    Concordam com este comentário:zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro1182


    Concordo, mas não esquecer que a envolvente já conta com 2,5 cm entre panos...
  15.  # 15

    Colocado por: EngenhecasO aquecimento por AC não é a melhor solução tenho em minha casa mas não é usado (apenas no Verão)...
    Existem uns aquecedores elétricos sem óleo no mercado muito bons, que até são programáveis e, salvo erro, é possível controlar através do telemóvel...
    Vou tentar encontrar a marca e deixo aqui!

    Já agora para as caixilharias sugiro que considere o PVC em vez do alumínio, uma excelente marca é a Cortizo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro1182


    Nah... Não me parece... Tenho dois em apartamento programados e com bebe de 5 meses no meu quarto e criança de 5 anos no outro... resultou num incremento assumido de 100eur/mes na epoca de aquecimento.

    Para apartamentos, sem outras alternativas, concordo consigo, mas tem de ter obrigatoriamente um controlador programavel para horas e 2 temperaturas distintas, senão é o descalabro... Neste caso, para mim não é opcção.

    Quanto à caixilharia, o corte termico no aluminio é em PVC, pelo que o resultado é exactamente o mesmo, com a eventual vantagem de no aluminio estar mais que consagrada a sua durabilidade ao longo dos anos.
  16.  # 16

    Colocado por: vulpesOpção 4 se precisar de arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro1182


    Pois, por isso é que acho que so vou decidir no fim do verão, para confirmar (ou não) as necessidades de arrefecimento... Contudo preciso de decidir o AQS de imediato e se duas bombas de calor for um disparate, poderei ter de decidir agora a climatização.
  17.  # 17

    Colocado por: jorgealvesa opção 4 só faz sentido se precisar muito de arrefecimento, não precisando a melhor opção será a 2 com bomba de calor e deposito separado, não faz qualquer sentido ter 2 equipamentos para fazer o mesmo serviço.
    Concordam com este comentário:ASSimoes,Engenhecas,pedro1182
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro1182


    Pois se calhar não preciso de arrefecimento.

    Quanto à questão das duas bombas de calor ajude-me a perceber: a reparação e manutenção de uma bomba de calor para climatização será muito mais dispendiosa do que a de uma bomba de calor para AQS?!...
    Passará por aqui a explicação, do tipo, vamos proteger um equipamento caro, de reparações caras e manutenções caras do desgaste diário do AQS ou também terá haver com o fazer arrancar um "camião" para transportar uma "palete vazia"?!
    Segundo a explicação da DAIKIN a Altherma adapta-se às necessidades, pelo que isto não se põe... Mas serão todas assim?!
    • nocas1
    • 13 abril 2019 editado

     # 18

    Caro Pedro1182, não ponderou a instalação de painéis solares para aquecimento das AQS? Provavelmente iria ter cerca de 8 meses de AQS à borla, descansando a BC dessa tarefa.

    Quanto ao eventual desgaste da bomba em AQS como justificação de ter 2 BC (PRH e AQS) a “ocupação” diária da BC em termos de AQS, do meu ponto de vista, é muito menor do que em termos de PRH. Depende da temperatura do depósito, mas no caso da minha BC Altherma, esta recupera a temperatura necessária entre 15 a 30 minutos, o que, comparando com o tempo em que a mesma estará activa para o PRH, será quase insignificante.

    Escusado será dizer que a BC faz sozinha a gestão de todo este processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
  18.  # 19

    Colocado por: pedro1182estas foram fundamentadas com "relatorio de projecto" Daikin Selecção Altherma!
    o software diz o que se quiser, se introduzir elementos errados vai obter resultados que não servem os propósitos da instalação.

    neste momento e até pelo menos final do ano só existem maquinas com um máximo de 8Kw termoidinamicos, claro que para o software pode-se entrar em consideração com a resistência eléctrica de 9Kw, o que no meu ponto de vista é errado e enganador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
  19.  # 20

    Colocado por: pedro1182A explicação sugerida pelos técnicos tem haver com o uso constante de uma bomba de calor muito potente para o AQS, ou seja, uma bomba de calor menos potente para as solicitações diárias de AQS e uma bomba potente menos solicitada para a utilização sazonal de climatização!!... Fará sentido?
    não,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1182
 
0.0226 seg. NEW