Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 16 abril 2019 editado

     # 81

    Colocado por: jfsmoreiraNão concordo que digam que o AC não presta, e que o PRH é o melhor... Há vantagens e desvantagens...


    Eu vou dar a minha opinião, é apenas a minha opinião e percebo que existem perspetivas diferentes.

    Eu tenho AC mural na minha vivenda, que foi instalado para fazer o arrefecimento no verão, pois no verão há aqui muitos dias seguidos com mais de 35 graus. No verão, o AC faz o seu trabalho e arrefece rapidamente a casa, tornando-a muito agradável, embora o ar fique muito seco e nota-se na garganta. As correntes de ar muito frio têm que ser evitadas, principalmente nas costas.

    Uma vez que o AC gasta muito pouco, tentei usá-lo como aquecimento principal durante um ano. Primeiro, ligando-o apenas quando estávamos em casa. Desisti rapidamente, porque o resultado era horrível. Havia muitas correntes de ar, era preciso fechar as divisões, e havia um desequilíbrio muito grande entre a temperatura do ar e a temperatura das paredes, móveis e chão. Além disso, os WCs ficavam gelados, pois não há AC nos WCS.

    O ar quente na cabeça fazia-me mal. Além disso, quando se abria uma divisão do rés do chão, o ar quente fugia todo para as divisões do primeiro andar. Como se trata de aquecimento por ar, quando se ventilava a casa, lá se ia o calor todo.

    Depois adotei um outro sistema: deixar o AC sempre ligado. Isto reduziu o desconforto, porque com o tempo, toda a casa foi aquecendo e não apenas o ar. Ficou um pouco mais confortável, mas a maior parte dos problemas anteriores continuava a existir.

    Portanto, na minha opinião, o ar condicionado tolera-se para arrefecer, mas é mesmo o pior dos sistemas a aquecer. Se não houver dinheiro para mais, que remédio. É melhor que nada.

    E também é minha opinião que, para aquecer, o PRH é de LONGE o melhor dos sistemas. Sem qualquer dúvida. Não produz correntes de ar, o aquecimento é uniforme, aquece todas as divisões da casa, não há diferenças entre primeiro andar e rés do chão, não há variações de temperatura ao longo do tempo, não há ruído, não há trambolhos nas paredes ou tecto, o ar não fica demasiado quente, pode-se ventilar a casa sem perder muita energia, enfim, é perfeito!

    É caro? Sim. Mas se considerarmos que se trata de um investimento para décadas e se diluirmos o custo pelo período de utilização do sistema, se calhar o custo deste conforto máximo não é assim tão elevado.
    Concordam com este comentário: Schlüter-Portugal, nocas1, Ari Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, yepyap
  1.  # 82

    Uma vez que o AC gasta muito pouco, tentei usá-lo como aquecimento principal durante um ano.

    Como resolveu, se é que me permite perguntar?

    Eu tb não gosto do AC mural para aquecimento; é muito "artificial". Mesmo em frio...
    AC por condutas, na minha opinião, minimiza um pouco esse sentimento pois o ar é distribuido de uma forma mais "natural" pela área a climatizar. Tenho por exemplo no meu trabalho e consegue-se obter conforto.

    É possivel e fará sentido misturar PRH com convetores BT, por exemplo em pisos diferentes?
  2.  # 83

    Jorge

    E a solução prh hidráulico só para aquecimento com recuperador com caldeira de água a lenha com depósito de inércia? Não é solução? Se for vai para que +-valores?
  3.  # 84

    Colocado por: SirruperQuando a opçao de ac de 7000+esquentador de 450€para aqs faziam a mesma coisa.


    Não cumpre o que a lei estabelece sobre as energias renováveis. Logo, teria que colocar painéis solares.
  4.  # 85

    Colocado por: TJSN71Jorge

    E a solução prh hidráulico só para aquecimento com recuperador com caldeira de água a lenha com depósito de inércia? Não é solução? Se for vai para que +-valores?


    Sendo o prh uma solução que funciona com a inércia térmica, onde vai colocar o recuperador? É que sempre que estiver ligado, essa divisão vai ficar quente pelo calor do recuperador.
  5.  # 86

    Colocado por: ASSimoes

    Sendo o prh uma solução que funciona com a inércia térmica, onde vai colocar o recuperador? É que sempre que estiver ligado, essa divisão vai ficar quente pelo calor do recuperador.
    eu sou apologista de onde está o recuperador também levar radiante
  6.  # 87

    Mas é suposto ligar o recuperador para aquecer uma divisão. Se vai ligar o recuperador para alimentar o prh, por causa da inercia, essa divisão já vai estar à temperatura desejada. Logo vai ficar muito quente...
    • eu
    • 17 abril 2019

     # 88

    Colocado por: ASSimoes Logo vai ficar muito quente...

    O termostato desliga aquele circuito do piso radiante.

    Eu também acho que a colocar piso radiante, se deve colocar em todas as divisões, até porque a fonte de calor pode mudar, quando se fartarem de acender o recuperador e acartar lenha.
  7.  # 89

    E quando o recuperador se desligar? Tendo depósito de inercia o radiante vai aquecendo a sala, e se o recuperador uma vez k é a água e a potência que debita por radiação é convecção não for o suficiente para aquecer a sala? ou no futuro quer colocar outra coisa para além do recuperador, como aquece a sala?
  8.  # 90

    Sérgio, para TOC percebe bastante disto :)
    Não perceberam o que eu disse. Eu não disse que não deveria levar prh no local do recuperador. Eu questionei como é que com o recuperador na sala se alimenta um PRH sem sobreaquecer essa zona. O termostato desligar o circuito prh não evita o sobreaquecimento por causa da inercia...
    Concordam com este comentário: lmatos
  9.  # 91

    Colocado por: ASSimoesSérgio, para TOC percebe bastante disto :)
    Não perceberam o que eu disse. Eu não disse que não deveria levar prh no local do recuperador. Eu questionei como é que com o recuperador na sala se alimenta um PRH sem sobreaquecer essa zona. O termostato desligar o circuito prh não evita o sobreaquecimento por causa da inercia...
    os toc são muito polivalentes, eu percebi o k você disse, mas você tem que desligar o complicometro, se acha k o radiante naquela zona vai aquecer em demasia ao ligar o recuperador levanta o rabito do sofá que está ao pé do recuperador e desliga o termostato na parede, assunto resolvido hehehe
  10.  # 92

    Colocado por: Sergio Rodriguesos toc são muito polivalentes, eu percebi o k você disse, mas você tem que desligar o complicometro, se acha k o radiante naquela zona vai aquecer em demasia ao ligar o recuperador levanta o rabito do sofá que está ao pé do recuperador e desliga o termostato na parede, assunto resolvido hehehe


    Se está muito quente, ele (supostamente) desliga, a não aer que tenha muita temperatura depositada na betonilha.
  11.  # 93

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Se está muito quente, ele (supostamente) desliga, a não aer que tenha muita temperatura depositada na betonilha.


    Colocado por: Sergio Rodriguesse acha k o radiante naquela zona vai aquecer em demasia ao ligar o recuperador levanta o rabito do sofá que está ao pé do recuperador e desliga o termostato na parede, assunto resolvido hehehe
  12.  # 94

    Colocado por: ASSimoesMas é suposto ligar o recuperador para aquecer uma divisão
    ou não depende de como o aplicar, tanto pode debitar mais energia (calor) para a agua e menos para o ambiente ou o inverso.
  13.  # 95

    Colocado por: ASSimoesEu questionei como é que com o recuperador na sala se alimenta um PRH sem sobreaquecer essa zona. O termostato desligar o circuito prh não evita o sobreaquecimento por causa da inercia
    para existir transferencia de energia tem que existir diferencial de "temperatura" entre os diferentes elementos, se não existir diferencial não existe transferencia de energia pelo que o "sobreaquecimento" num sistema devidamente instalado e controlado não existe.
  14.  # 96

    Colocado por: TJSN71E a solução prh hidráulico só para aquecimento com recuperador com caldeira de água a lenha com depósito de inércia? Não é solução?
    é uma das possiveis soluções e para ser perfeitamente regulamentar basta usar um deposito misto que também faça AQS e adicionar os colectores solares termicos.

    Colocado por: TJSN71Se for vai para que +-valores?
    para o mesmo cenário dos 150m2 e com solar térmico básico ronda os 12.000€
  15.  # 97

    Obrigado a todos pelas vossas opiniões.
    Eu falei nesta hipótese porque já estive numa casa com este sistema.
    Na altura não me pareceu que a sala estivesse muito quente, mas também era uma sala e cozinha
    em open space a volta de 70 m2.
  16.  # 98

    Colocado por: ASSimoes... como é que com o recuperador na sala se alimenta um PRH sem sobreaquecer essa zona. O termostato desligar o circuito prh não evita o sobreaquecimento por causa da inercia...
    Concordam com este comentário:lmatos


    Tal e qual acontece, quando após uma sucessão de dias muito chuvosos, aparece um daqueles dias "de verão"...
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  17.  # 99

    Bom dia a todos.

    Depois desta discussao, de um serie de leituras e conversas com unstaladores, estou cada vez mais convencido de que a solucao que me satisfara sera:
    - bomba de calor para aqs com apoio termico solar
    - AC multisplit com um mix de unidades murais em sitios onde nao faca questao de as esconder e unidades inclusas (parede ou teto falso) onde quiser maior descricao
    - sistema aquecimento aguas dedicado em exclusivo para piscina com apoio termico solar
    Esta solucao é relativamente mais barata, mais flexivel e modular

    Compreendo e aceito a solucao do prh, contudo parece me ser um investimento demasiado elevado para as necessidades de climatizacao que me parece que va necessitar. Mais, depois de varias conversas com instaladores, as opiniões sobre a eficiencia do pradiante para arrefecimento divergem muito, pelo que nao consigo em consciencia enveredar por essa solucao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  18.  # 100

    Hoje fui ao leroy merlin esclarecer relativamente pavimento flutuante laminado para colocar sobre PRH nas caracteristicas do pavimento diz que a temperatura max do piso não pode passar os 28ºC pelos vistos vou ter de mudar de planos.
      IMG_3282.jpg
 
0.0306 seg. NEW