Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ADROateliervem bastante detalhado o fundamento.

    Concordo, mas neste caso se fosse assim, o Sérgio Tx3 já nos tinha dito qual era o fundamento, e não andávamos nós aqui a tentar adivinhar.
  2.  # 22

    Sim. Por isso perguntei se tinha sido de boca...
    O cliente também pode ter o oficio e ainda não ter mostrado ao técnico.

    Colocado por: Picareta
    Concordo, mas neste caso se fosse assim, o Sérgio Tx3 já nos tinha dito qual era o fundamento, e não andávamos nós aqui a tentar adivinhar.
  3.  # 23

    Boa tarde a todos e desde já agradeço o vosso empenho na ajuda ! É um prédio com 3 andares, o Meu cliente após o ofício enviado pela câmara para pagamento da licença e entrega da documentação dos técnicos e livro de obra, deslocou-se ao balcão de atendimento e foi aí que lhe disseram que não era possível ser-mos os técnicos! Teriam de ser Eng ! Isto foi de BOCA
  4.  # 24

    Para onde é que vão ampliar, se bem percebi?

    EDIT: edificio em gaveto e vai aumentar um piso, é isto? Se for o caso, cai naquela alçada que referi acima.
  5.  # 25

    No R/C do edifício iam aumentar para a parte de traz cerca de 3mt em estrutura metálica com laje, de forma ao piso do R/C ficar maior e o 1 Andar ficar com uma varanda !
  6.  # 26

    https://ibb.co/6yKgbyg
  7.  # 27

    IMG-8369" alt="IMG-8369" />
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  8.  # 28

    Então Sérgio... é o que falámos. É por causa dos trabalhos de demolição. Desde que haja demolições nem que sejam diminutas, caimos nisto.

    Vá partilhando connosco, para estarmos a par. Obrigada.
    Concordam com este comentário: marco1
  9.  # 29

    É verdade..
    Havendo demolições, terá de ser DFO e/ DTO efectuada por eng.
  10.  # 30

    Mas diga-me !!!! Isto só acontece em lisboa ?
  11.  # 31

    Colocado por: Pedro BarradasHavendo demolições, terá de ser DFO e/ DTO efectuada por eng.

    Pedro, já agora qual o artigo em que diz isso?
  12.  # 32

    Da minha experiência e entendimento, isto seria assim em todo o lado. Porém, do que conheço, só pedem em Lisboa.
    Tenho trabalho com muitas câmaras e só nesta é que aplicam.
  13.  # 33

    Eu a ideia que tinha e pela informação transmitida no CICCOPN nós Agentes Técnicos podíamos assinam parte de demolição! Quem não podia eram os arquitetos !
    Tenho assinado tanto demolição como ampliação e nenhuma câmara recusou ! Já agora também gostava de saber se cometi alguma ilegalidade até hoje em tudo o que assinei !
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 34

    Colocado por: zedasilvaPedro, já agora qual o artigo em que diz isso?


    Ou no caso de obras de outros edificos a´te classe 1, Profissionais com conhecimento na área dos trabalhos em causa, comprovado
    através de certificado de qualificações de nível 2 ou superior.


    Ler o quadro da Lei 40/2015.. altera a lei 31/2009.
  15.  # 35

    Colocado por: Pedro BarradasLer o quadro da Lei 40/2015.. altera a lei 31/2009.

    Pedro
    A Lei 25/2018 no seu artigo 3º vem alterar o anexo II da Lei n.º 31/2009, de 3 de julho
    Sendo que pela leitura dos quadros n 1 e 2 não consigo perceber onde diz que os ATAE não podem ser DF de obras de demolição
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  16.  # 36

    OS ARQUITECTOS!!!! estava a referir-me aos arquitectos.. e não aos ATAE..
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  17.  # 37

    Boa Tarde caros companheiros...

    Passo por cá para deixar o real resultado da situação, a CML deve ter algo contra os Agentes técnicos .... depois de recusarem pela primeira vez toda a minha documentação para direcção de uma obra em Lisboa , contactei a minha associação para saber mais pormenores ... A CML ou outra qualquer CM não pode impedir qualquer Agente técnico de efectuar dereção ou fiscalização de obra salvo se for obra de património nacional, ou ultrapassar os limites estipulados na ultima revisão da lei ! isto foi-me transmitido pela parte jurídica da SATAE,
    Com muita informação da minha associação voltamos a CML com o intuito de elaborar uma queixa formal... mas não foi necessário, aceitaram toda a documentação e até fui tratado por SR ENG

    Por isso caros colegas quando vos aparecer algo do género não tenham medo em bater o Pé !

    Continuação de bons projetos ....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, CMartin, jorgealves, ADROatelier
  18.  # 38

    Obrigada, Sérgio, por ter voltado ao fórum e dar feedback sobre a questão colocada.
    Pode contar mais detalhes? Pode ser útil para outros colegas.

    Colocado por: SergioTx3Boa Tarde caros companheiros...

    Passo por cá para deixar o real resultado da situação, a CML deve ter algo contra os Agentes técnicos .... depois de recusarem pela primeira vez toda a minha documentação para direcção de uma obra em Lisboa , contactei a minha associação para saber mais pormenores ... A CML ou outra qualquer CM não pode impedir qualquer Agente técnico de efectuar dereção ou fiscalização de obra salvo se for obra de património nacional, ou ultrapassar os limites estipulados na ultima revisão da lei ! isto foi-me transmitido pela parte jurídica da SATAE,
    Com muita informação da minha associação voltamos a CML com o intuito de elaborar uma queixa formal... mas não foi necessário, aceitaram toda a documentação e até fui tratado por SR ENG

    Por isso caros colegas quando vos aparecer algo do género não tenham medo em bater o Pé !

    Continuação de bons projetos ....
    Concordam com este comentário:****,Pedro Barradas,marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zedasilva,CMartin,jorgealves,ADROatelier
    • LCM
    • 10 agosto 2019

     # 39

    Caro Sérgio, estou com uma situação semelhante, no despacho das especialidades a CML indica que como responsável de obra tem que ser um engenheiro civil ou um engenheiro técnico covil, exatamente por ter projeto de demolições - que no meu caso foi um anexo ilegal que inclusive já foi abaixo pelo empreiteiro devido ao mau estado do mesmo (comprei uma moradia vazia há mais de 20 anos).

    o empreiteiro está com uma dificuldade pois o engenheiro com quem trabalha está fora do país , deduzo que o agente técnico será o engenheiro técnico civil ou terei outras alternativas.
  19.  # 40

    Engenheiro técnico civil e agente técnico de arquitectura e engenharia, vulgo ATAE, são distintos.
 
0.0220 seg. NEW