Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: terraverdemas parece que para eles se trata de um pedido normal para inicio de obra num terreno urbano
    mas é isso mesmo. o método construtivo não interessa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 22

    Colocado por: terraverdeEstive a ver o que preciso preencher e não me parece a documentação adequada
    mas tem lá o formulário.. licenciamento de obras de edificação
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

    Colocado por: antonylemosmas tem lá o formulário.. licenciamento de obras de edificação


    Mas nesse formulário tenho de apresentar pelo menos um projecto de edificação.
    E parece-me que isso é saltar a etapa mais importante, que é saber se poderei construir algo no terreno.
    E saber qual a área máxima permitida para ocupação, etc.
  4.  # 24

    Colocado por: terraverdeE parece-me que isso é saltar a etapa mais importante, que é saber se poderei construir algo no terreno.
    E saber qual a área máxima permitida para ocupação, etc.

    Já lhe disse, ou paga uma consulta com um arquitecto.. ou então faz um direito à informação...
    ou ainda marca uma reunião na camara com um tecnico do urbanismo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terraverde
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro BarradasJá lhe disse, ou paga um aconsulta com um arquitecto.. ou então faz um direito à informação...
    ou ainda marca uma reunião na camara com um tecnico do urbanismo


    Não sabia que podia fazer isso, vou-me informar melhor na câmara sobre isso
    obrigado
  6.  # 26

    Colocado por: loverscoutja quando comprou o terreno em sintra e pos la um contentor


    Onde está a mensagem onde eu disse que meti lá um contentor ?
    Tal como expliquei comprei esse terreno na Venda Seca para revender
  7.  # 27

    Colocado por: terraverde

    Não sabia que podia fazer isso, vou-me informar melhor na câmara sobre isso
    obrigado
    pode, leva a documentação do terreno, lá, procure com o técnico o terreno no PDM. pergunte então quais as condicionante para construir aí.. Indices e afins.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terraverde
  8.  # 28

    tb não é nenhum drama.

    geralmente a casa resulta do projecto, aqui faz o processo inverso, desenha o projecto de acordo com a casa que tem.

    só fica entalado em duas situaçoes:
    1. as condicionantes do terreno
    2. se a casa não cumpre a legislação em vigor
  9.  # 29

    Colocado por: antonylemospode, leva a documentação do terreno, lá, procure com o técnico o terreno no PDM. pergunte então quais as condicionante para construir aí.. Indices e afins.


    Colocado por: pauloagsantostb não é nenhum drama.


    Obrigado pelas informações :-)
    Isso já faz sentido para mim

    Eu estava a tratar tudo por e-mail e pelos vistos o melhor é ir á câmara tratar pessoalmente
  10.  # 30

    Colocado por: pauloagsantos
    geralmente a casa resulta do projecto, aqui faz o processo inverso, desenha o projecto de acordo com a casa que tem.
    podwe ser necessárias alterações à mesma se esta não couber nos indices ou se não cumprir com a legislação em vigor
  11.  # 31

    Boa noite,
    Há 10 anos que leio este forum e pouco escrevo nele, mas neste caso vou escrever para explicar o seguinte, especialmente em Mafra.

    Caro Terraverde, duas questões prévias:
    1) se o seu terreno é REN, RAN ou POOC esqueça a ideia da casa de madeira. Basta ler os respectivos regulamentos para perceber porquê.
    2) se o seu terreno não é REN ou RAN, verifique que outras condicionantes tem, nomeadamente: Zona sismica, Zona com elevado risco de incêndio, Zona de Caça.

    Depois há duas questões em relação à casa.
    1) a casa pode ser 1ª habitação (habitação própria permanente) ou habitação secundária. Neste caso esqueça. Vale mais construir alvenaria porque as leis estão feitas para dar trabalho a muita gente e a madeira pré-fabricada viria acabar com o interesse desses "players".
    2) a casa pode entrar como contrução de apoio à agricultura e, nesse caso, o PDM de mafra é simples:
    2.1) Mais de 40.000m2 pode por a casa como habitação propria permanente
    2.2) Menos de 40.000m2 pode solicitar construção de apoio à agricultura até 0.03% da àrea do terreno num máximo de 750m2.
    Relembro, isto aplica-se desde que não haja nenhum condicionante RAN, REN ou POOC.

    Posto isto, terá de verificar que tipo de terreno rustico tem. Cultura Arvense (se sim, que tipo), Prado natural, etc.
    Para CA deverá plantar as culturas de acordo, se for prado natural comprar algumas cabras ou porcos vietnamitas que justifiquem a construção de apoio agricola.

    Se realmente utilizar o solo como previsto, a construção de apoio agricola de 0,03% da parcela é possivel e autorizada mas nunca pode ser vista como 1ª habitação ou como sequer habitação.

    Sobre àgua e luz, que é sempre a pergunta que há 10 anos vejo estar mais disfuncional com a realidade:
    Àgua = poço justificado para regar a cultura arvense e alimentar as cabras.
    Luz = ligar a bomba do poço e aquecer as cabras no inverno.

    Abraço
  12.  # 32

    duas observações.

    Colocado por: fl1pp3ras leis estão feitas para dar trabalho a muita gente e a madeira pré-fabricada viria acabar com o interesse desses "players".
    as leis são feitas para ser cumpridas seja em casas prefab ou outras. desde que cumpram as leis qq casa é válida.

    Colocado por: fl1pp3r2) a casa pode entrar como contrução de apoio à agricultura e, nesse caso, o PDM de mafra é simples:
    2.1) Mais de 40.000m2 pode por a casa como habitação propria permanente
    a palavra chave nesta aqui é agricultura. apoio á agricultura é mesmo isso.. não é uma forma de contornar a lei. e tem regras. nomeadamente que o requerente seja agricultor e não tenha mais terreno onde construir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fl1pp3r
  13.  # 33

    Colocado por: antonylemosa casa pode entrar como contrução de apoio à agricultura e, nesse caso, o PDM de mafra é simples:


    É nessa opção que estava a pensar porque a casa é mesmo só para apoio á quinta.

    Mas não tenho visto casas de madeira que valham a pena.
    As melhorzinhas custam muito mais caro do que valem e as mais baratas não presam e ainda custam mais do que valem.
    Só me falta explorar as casas prefabricadas.

    Felizmente tenho uma casa velha no terreno que quero reabilitar, por isso sem casa nunca fico.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Pedro Barradas
  14.  # 34

    Colocado por: terraverdeMas não tenho visto casas de madeira que valham a pena
    eu, se fosse a si contratava um arquitecto. um que perceba de construção em madeira. e construia uma casa em madeira em vez de comprar um contentor revestido a madeira.

    seja numa opção (reabilitar a existente) ou fazer uma em madeira, a sua melhor opção é contratar um arqº. alguem com sensibilidade para o que pretende.

    Colocado por: terraverdeSó me falta explorar as casas prefabricadas.
    mas não era isso que vc estava já a fazer»?
  15.  # 35

    Colocado por: antonylemosmas não era isso que vc estava já a fazer»?


    Só tenho visto casas de madeira mas também há aquelas tipo sanduiche por serem feitas com painéis tipo sanduiche

    2 exemplos de casas tipo sanduiche
      sandes.jpg
      sandes2.png
  16.  # 36

    Colocado por: ****Isso não é nada , se poder faça algo com pés e cabeça, ainda por cima você é um bocado para o ecológico e quer uma casa de plástico .


    É exatamente o que estou a achar destas casas, são horríveis e deprimentes
  17.  # 37

    Mas afinal quer a casa para apoio à agricultura ou não?
    É que em cima diz que sim, mas em baixo mostra imagens que nada tem a ver para apoio à agricultura.
    Para que quer a casa?
  18.  # 38

    Eu vou conterme para não dizer asneiras..🤐🤐
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  19.  # 39

    Colocado por: cabocheMas afinal quer a casa para apoio à agricultura ou não?
    É que em cima diz que sim, mas em baixo mostra imagens que nada tem a ver para apoio à agricultura.
    Para que quer a casa?


    Acho que já ficou claro que é para ter uma casa, não para morar, mas para passar tempos na quinta. Mas o pretexto do pedido de licença seria "apoio à agricultura". Para "apoio à agricultura" não tem que ser um barracão
  20.  # 40

    Então não percebo a sua indignação...
    Então queria fazer uma casa, sem ser preciso projecto e autorizações???
 
0.0233 seg. NEW