Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O projeto térmico da minha moradia prevê a colocação de um painél solar térmico para AQS. No entanto estava a tentar usar uma solução global para AQS e climatização que consiga efetivamente rentabilizar mais no curto/médio prazo, pois pelos meus cálculos e hábitos de vida levaria ainda uns bons anos a amortizar o painel térmico. Estava a tentar perceber se eventualmente consigo substituir os painéis por uma solução mais rentável e eficiente que não me levante problemas na hora de pedir o certificado energético. A minha ideia neste momento seria ter as seguintes soluções:

    - Recuperador de calor a água de 23Kw para aquecimento central
    - Caldeira de condensação a Gás Natural para AQS e apoio ao aquecimento central (radiadores)
    - Paineis fotovoltaicos para complementar a parte de energias renováveis e assim contribuir para a Certificação Energética

    O Art. 27 do DL 118/2013 diz:

    "3 - Em alternativa à utilização de sistemas solares térmicos prevista no número anterior, podem ser considerados outros sistemas de aproveitamento de energias renováveis que visem assegurar, numa base anual, a obtenção de energia equivalente ao sistema solar térmico."

    Nesse sentido, alguém me sabe dizer se o recuperador de calor a água (biomassa) + os painéis fotovoltaicos (solar) poderiam servir como substitutos do painel solar térmico? Se sim, como poderei fazer os cálculos da energia gerada por estes para dimensionar uma solução de recuperador + nº de paineis fotovoltaicos que gere a mesma energia? São cálculos que um de nós consegue fazer (ainda que não vinculativo), ou terei de soliticar a um técnico especializado?

    Agradeço a vossa ajuda.

    Obg.
  2.  # 2

    A sério que você anda a perder tempo a estudar isso? não era mais simples colocar essas questões a quem fez o projecto térmico, e pedir-lhe para ele fazer umas simulações?
    Concordam com este comentário: callinas, fernandoFerreira
  3.  # 3

    Colocado por: PicaretaA deve colocar essas questões a quem fez o projecto térmico, e pedir-lhe para ele fazer umas simulações?
    Concordam com este comentário:callinas
  4.  # 4

    o solar térmico pode ser substituído por:
    Bomba de calor
    caldeira a lenha ou pellets instalada em zona técnica
    recuperador de calor na sala dificilmente cumpre, porque durante o verão não funciona
    as contas relativamente à equivalencia e se dá ou não, deverá de ser o técnico a fazê-las
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
 
0.0110 seg. NEW