Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Antes de mais agradeço o vosso feedback numa situação que não conheço. À coisa de 3 semanas vendi a minha casa e fiz um CPCV em que o comprador ficou de fazer a transferência de um sinal de 10% da casa através de transferência bancaria. No CPCV diz que o contrato só tem validade após dada quitação do sinal, mas não foi posto prazo para o mesmo.
    A minha questão é que já passaram duas semanas e o comprador está sempre a adiar a transferência do mesmo e até ao dia de hoje sem sucesso e neste momento tenho outro comprador que quer comprar a minha habitação. Eu posso cancelar o 1º CPCV que fiz visto que não foi feita transferência até ao dia de hoje? Se sim como? Vou ter problemas? O que estava a pensar era enviar uma carta registada assinada a dizer que até hoje não recebi a transferência e avançar com o outro cliente. Isto é viável?
    O meu medo é fazer um CPCV com este novo comprador e o outro decidir fazer a transferência e fico com dois sinais, qual deles era válido? Já pesquisei um bocado mas não encontrei nada sobre este assunto.
    Mais uma vez agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    Primeiramente há que resolver o contracto actual. Fez o negócio com mediação imobiliária?
    Concordam com este comentário: myoliveira
  3.  # 3

    Colocado por: ADROatelierPrimeiramente há que resolver o contracto actual. Fez o negócio com mediação imobiliária?


    Sim foi por uma imobiliária e eles propuseram-me essa alternativa de enviar uma carta registada e resolver o contrato actual queria saber se isso é mesmo possível e se vou ter problemas com o mesmo.
  4.  # 4

    Sem dinheiro do seu lado, não há qualquer validade do contrato. Qualquer CPCV tem 5 dias para ser sinalizado, findo o qual perde a validade.
    Se tem quem compre, avance.
  5.  # 5

    E o segundo comprador, também veio através da mesma imobiliária?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  6.  # 6

    Foi paga alguma comissão imobiliária?
  7.  # 7

    Colocado por: ADROatelierFoi paga alguma comissão imobiliária?


    Não tendo recebido o sinal, duvido que tenha sido pago algum valor à imobiliária...

    NUNCA PAGAR ANTES DE TERMINADO O NEGÓCIO!
  8.  # 8

    Colocado por: myoliveiraA minha questão é que já passaram duas semanas e o comprador está sempre a adiar a transferência


    Faça um ultimato ao comprador que mais parece que está a gozar com a sua cara. Duas semanas?? Diga-lhe que já tem outra pessoa interessada no imóvel e que ele tem um dia para lhe transferir o dinheiro ou vai resolver o contrato, uma vez que ele se encontra em incumprimento do mesmo. O problema no seu CPCV foi mesmo a falta de atenção quando o redigiram, obviamente deveria ter sido incluída uma data limite para o pagamento do sinal.
  9.  # 9

    Colocado por: TanialexandraFaça um ultimato ao comprador

    Ele deve estar enrascado pois o banco deve estar a demorar a conceder o crédito...
    Que outra razão terá?
  10.  # 10

    Caro myoliveira,

    Nesta situação aquilo que aconselho a fazer é fazer uma comunicação por escrito ao comprador referindo que no âmbito do CPCV assinado o mesmo deverá proceder ao pagamento do sinal acordado no prazo por si a fixar, caso contratio considera o contrato resolvido. É a solução que lhe dá mais garantias futuras e segurança.

    Quanto à actuação da imobiliária, deveria também colocar em questão o facto de lhe terem apresentado um cliente cuja capacidade financeira para efectuar o negócio é desconhecida. Por prática e para futuro nunca deverá assinar um CPCV sem ter garantia de que o crédito habitação se encontra aprovado, ou caso esteja pré-aprovado que seja clausulado a possibilidade de resolução pela sua não aprovação futura.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: myoliveira
  11.  # 11

    Colocado por: PalhavaEle deve estar enrascado pois o banco deve estar a demorar a conceder o crédito...
    Que outra razão terá?


    Por norma o sinal dado no CPCV é o dinheiro que o comprador já tem consigo, se estava dependente de um crédito pessoal ou seja o que for não deveria ter assinado o CPCV nessa altura, ou teria sido honesto com o comprador e ter dito desde o inicio que estava dependente de alguma situação, não é andar a enrolar.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  12.  # 12

    São do piorio. Porra eu assim que marcámos a data da assinatura do CPCV já andava a chatear a pedir o NIB da proprietária, pra não falhar nada, fiz a transferência prai 2h antes e levei o recibo da transferência comigo. Compromisso é algo que não cabe a todos mesmo.
    Concordam com este comentário: Tanialexandra, myoliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: myoliveira
  13.  # 13

    Peço desculpa não ter respondido mas estava a trabalhar. E agradeço o vosso feedback e ajuda.
    Agora respondendo a algumas questões:
    - A imobiliária dos dois clientes é a mesma.
    - Os dois cliente são a pronto pagamento por isso a minha estranheza de ainda não ter sido feita a transferência do sinal.
    - Não paguei nada há imobiliária e só será pago na altura da escritura que foi como ficou tudo acordado.
    - Eu acho que o senhor não deve ter o dinheiro ou aconteceu algum imprevisto porque eu pessoalmente já falei com ele com permissão da imobiliária e é muito dúbio a própria pessoa, porque fala com muitas certezas e agora é que vai ser e nada e na ultima reunião que tive com ele na ultima sexta feira foi-lhe dado até ao dia de hoje para fazer a transferência do sinal do qual como devem imaginar ainda não foi feita.
    - A imobiliária em questão tem sido espectacular em ajudar neste processo e admite a culpa na falha do tempo para dar o sinal e têm sido excelentes em termos de ajuda neste processo e mostrado muita transparência.
    - Pus aqui a questão num intuito de ouvir outras opiniões para não cometer nenhum erro que me custa-se mais caro no futuro.

    E agradeço as vossas opiniões e feedbacks que têm dado.
  14.  # 14

    A partir do momento em que o comprador falha com o pagamento do sinal, ainda por cima várias vezes, perde direitos e o contrato fica anulado por incumprimento.
  15.  # 15

    Colocado por: terraverdeA partir do momento em que o comprador falha com o pagamento

    Como é que sabe que falhou o pagamento, se não existe nenhum prazo para o pagamento?
  16.  # 16

    Colocado por: PicaretaComo é que sabe que falhou o pagamento, se não existe nenhum prazo para o pagamento?



    "No CPCV diz que o contrato só tem validade após dada quitação"

    Portanto como não foi feita a transferência o contrato não vale nada

    Mas deve avisar antes de aceitar outro comprador para evitar chatices caso ele decida fazer a transferência
  17.  # 17

    Colocado por: terraverde"No CPCV diz que o contrato só tem validade após dada quitação"

    Isto significa que se ele amanhã fizer uma transferência o cpcv passa a ser válido.
  18.  # 18

    Colocado por: PicaretaIsto significa que se ele amanhã fizer uma transferência o cpcv passa a ser válido.


    Ele faltou á palavra várias vezes.
    E acha que isso não vale nada ?

    Existe um limite de espera, baseado na razoabilidade, que já foi mais do que ultrapassado
  19.  # 19

    Colocado por: terraverdeExiste um limite de espera que já foi mais do que ultrapassado

    Qual limite?
  20.  # 20

    SúMULA SOBRE O INCUMPRIMENTO
    DO CONTRATO-PROMESSA
    https://portal.oa.pt/upl/%7B6627f1d6-1ad6-48d3-9845-7cfac0077b4a%7D.pdf
      contrato6.PNG
 
0.0185 seg. NEW