Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos, estou a cerca de 4 meses da conclusão de uma moradia para a qual vai ser necessário colocar um projecto de uma alteração que ocorreu durante a obra e ando há alguns meses a pedir ao arquitecto que elaborou o projecto inicial para fazer o projecto de alterações para entregar na Câmara o quanto antes. Acontece que tenho sentido que o arquitecto não está com muita vontade de o fazer porque disse que está com muito trabalho e só daqui a uns meses é que pode fazê-lo...até pode ser verdade mas eu não posso correr o risco de a obra ficar pronta e não ter esta alteração aprovada porque impossibilita de pedir a licença de habitação. É possível mudar de arquitecto? Se sim, o novo arquitecto tem de elaborar todo o projecto ou pode pegar nos ficheiros do original e fazer as alterações necessárias ou terá que reproduzir tudo novamente? Agradeço a ajuda dos entendidos na matéria. Obrigado
  2.  # 2

    Poderá mediante determinadas condições.
    Veja o n 6 do artigo 9 aqui
    http://www.arquitectos.pt/documentos/1460551632K6kEE4pa0Zz71VH3.pdf
  3.  # 3

    O arquiteto inicial tem de assinar em como prescinde dos direitos de autor.
  4.  # 4

    Palhava

    não é essa a declaração, é uma apenas a dizer que autoriza o colega x a proceder a alterações ao processo.

    está a minuta na ordem dos arquitetos.

    não é preciso evocar direitos de autor e outras coisas mais basta isso.
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  5.  # 5

    E esperar que o arquitecto não de arme em "prima donna"...
  6.  # 6

    sabendo fazer as coisas hoje em dia não há lugar a estados de alma,
    ou se compromete com um prazo ou assina a declaração ou exposição á ordem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Mk Pt
  7.  # 7

    Colocado por: marco1exposição á ordem.

    Isso tem efeitos?
    •  
      marco1
    • 19 abril 2019 editado

     # 8

    tem, não faltam casos de arquitetos que ficaram inibidos de exercer durante x tempo e outras penalizações ou correções.
  8.  # 9

    Mais nada,deixar um gajo pendurado,falta de consideração fdx.sarrafada nos dedos tb serve que não consegue trabalhar 😉
  9.  # 10

    basta avisar o arqº em questão. não precisa de mais nada. nem pedidos nem direitos de autor nem nada que pareça.

    carta registada ao 1º arquitecto . este não tem de dar aval nenhum, nem autorizar ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
  10.  # 11

    qualquer dúvida, o arqº que vai contratar pode pegar no telefone e ligar para a OA. para isso paga cotas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

    Que alteração foi essa que ocorreu durante a obra?
  12.  # 13

    Colocado por: callinasQue alteração foi essa que ocorreu durante a obra?
    Eliminação de uma mezzanine levando placa nesse sitio. Antes de avançar com essa alteração reuni na Câmara para perguntar se era possível e foi-me dito que sim mas sendo necessário entregar projecto de alterações. A questão é que sinto que ando a "mendigar" atrás do arquitecto para fazer isso e nunca mais...vou ter de encontrar outro caminho.
  13.  # 14

    arquitectura e estabilidade!!? isso foi descrito em livro de obra, quem dimensionou a placa nova? e o termico deveria ser igualmente alterado... não basta a arquitectura..
  14.  # 15

    Colocado por: phcostaEliminação de uma mezzanine levando placa nesse sitio. Antes de avançar com essa alteração reuni na Câmara para perguntar se era possível e foi-me dito que sim mas sendo necessário entregar projecto de alterações. A questão é que sinto que ando a "mendigar" atrás do arquitecto para fazer isso e nunca mais...vou ter de encontrar outro caminho.

    Só posso dizer, pois.....
    É citar


    Colocado por: Pedro Barradasarquitectura e estabilidade!!? isso foi descrito em livro de obra, quem dimensionou a placa nova? e o termico deveria ser igualmente alterado... não basta a arquitectura..

    Ja agora, acústica, ited
  15.  # 16

    Colocado por: callinasacústica, ited

    Não é necessário... a acustica sendo moradia unifamiliar, não estou a ver que haja alteração da zona de enclvente anailizada para ter de submeter qq tipo de alteração. o ITED, depende...
  16.  # 17

    Boa tarde, precisava da vossa ajuda.
    Estou na fase do projecto de execução de uma moradia.
    Quando contratei o arquitecto, contratei também com o projecto de especialidades.
    Quando o arquitecto me enviou o dossier para passar à fase de pedidos de orçamentos, como estávamos longe contratamos uma empresa para que nos fiscaliza-se a obra e todas as burocracias que isso acarretava. No entanto depois de o engenheiro, analisar todos os projectos verificamos que o de arquitectura tem muitas incompatibilidades com o de especialidades (ex. num projecto a fachada tem varandas, no outro não tem, um tem materiais de aluminio o outro é de madeira, isto é uma amostra..) conclusão é impossível orçamentar uma obra com tantas incompatibilidades.
    Como cliente também nunca foi questionada se queria projecto de gás ou se a eficiência energética do edifício fosse B- ou A. Sempre salientei que queria investir no isolamento da moradia.
    Depois disto tudo e de uma espera de 18meses para que os projectos fossem concluídos e aprovados com estas dúvida todas, não me sinto confortável de continuar com este arquitecto que não me inspira confiança. Para alem de que já não existe comunicação.
    Perante isto gostava de saber se é possível substitui-lo por justa causa, uma vez que eu paguei um serviço que efectivamente vem com bastantes incompatibilidades.
    Obrigada
  17.  # 18

    Colocado por: alex_oliNo entanto depois de o engenheiro, analisar todos os projectos verificamos que o de arquitectura tem muitas incompatibilidades com o de especialidades (ex. num projecto a fachada tem varandas, no outro não tem, um tem materiais de aluminio o outro é de madeira, isto é uma amostra..) conclusão é impossível orçamentar uma obra com tantas incompatibilidades.
    tem de pedir satisfações ao coordenador dos projectos.

    Colocado por: alex_oliPerante isto gostava de saber se é possível substitui-lo por justa causa, uma vez que eu paguei um serviço que efectivamente vem com bastantes incompatibilidades.
    pode claro. é uma questão simples de contratar um novo. quem contratar saberá como proceder.
 
0.0165 seg. NEW