Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Bom dia a todos.

    Depois de várias discussões com o arquiteto responsável pelo projeto, esta é a última (e provavelmente definitiva) versão. Esta planta foi alterada por mim, pelo que as dimensões e espaçamentos poderão não estar totalmente realistas.

    Agradeço feedback.

    Planta-Final-v2
  2.  # 42

    Falta o Bide na IS cque terá de ser dotada de banheira...
    No hall de entrada tem de permitir o circulo de 1.50m...
    Nenhuma doas portas dos quartos cumpre as acessibilidades ( lado livre de 30cm, do lado da muleta)
    Na cozinha, por amor de deus, não utilize portas de abrir com 60cm , mas sim gavetões... em particular na Ilha.
    Na cozinha não é preciso indicar circulo de 1.50m. ainda pro coma está comido!!!!. basta prever o 1.20m entre bancadas e a possibilidade de manobra 180º numa das extremas.

    Essa casa , que está toda organizadinha. para mim, falta-lhe uma pequena IS social.
    A janela dao iso comum, poderia ir buscar a linguagem das restantes, ser encostada à esquerda.. o lavatório idem ( para desfrutar da luz natural de lado)... trocar isso tudo,. está mal resolvida, fora as questões anteriores.

    Faz-me confusão em moradias.. não haver um alpendre coberto decente.. é tudo coisinhas de até 2.00m!!?
    Isso merecia um belo espaço exterior com uns 3.00m de profundidade. e no lado oposto, sé é para fazer feitio... diminuir a profundidade para 1.0m ou menos.

    È chato entrar na Suite e haver colisão de portas para se ir à IS... diminua o corredor, de modo a que a porta não abra para cima da passagem da IS..
    EPá coisas básicas.. digo eu.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: box
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EscolheTu
  3.  # 43

    Olá, e à direita da sala/cozinha, é um alpendre? Para que serve?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EscolheTu
    • void
    • 28 setembro 2019

     # 44

    É parecida com a minha casa,considere mudar a cozinha para onde está a zona de estar.
    Concordam com este comentário: MrVetable
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EscolheTu
  4.  # 45

    Antes de tudo, agradeço os comentários.

    Colocado por: Pedro BarradasFalta o Bide na IS cque terá de ser dotada de banheira...
    No hall de entrada tem de permitir o circullo de 1.50m...
    Nenhuma doas portas dos queartos cumpre as acessibilidades ( lado livre de 30cm, do lado da muleta)
    Na cozinha, por amor de deus, não utilize portas de abrir com 60cm , mas sim gavetões... em particular na Ilha.
    Na cozinha não é preciso indicar circulo de 1.50m. ainda pro coma e´sta comido!!!!. basta prever o 1.20m entre bancadas e a possibilidade de manobra 180º numa das extremas.

    Essa cadsa , que está toda organizadinha. para mim, falta-lhe uma pequena IS social.
    A janela dao iso comum, poderia ir buscar a linguagem das restantes, ser encostada à esquerda.. o lavatorio idem ( para desfrutar da luz natural de lado)... trocar isso tudo,. está mal resolvida, fora as questões anteriores.

    Faz-me confussão em moradias.. não haver um alpendre coberto decente.. é tudo coisinhas de até 2.00m!!?
    Isso merecia um belo espaço exterior com uns 3.00m de profundidade. eno lado oposto, sé é para fazer feitio... diminuir a profundidade para 1.0m pou menos.

    È chato entrar na Suite e haver colisão de protas para se ir à IS... diminua o corredor, de modo a que a porta não abra para cima da passagem da IS..
    EPá coisas básicas.. digo eu.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário:box
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EscolheTu


    Relativamente às questões técnicas que referiu, o arquiteto nunca levantou problemas com as mesmas, pelo que espero que esteja tudo dentro dos parâmetros normais. A questão das portas da cozinha que referiu é apenas uma representação esquemática em planta, até porque os pormenores interiores ainda não foram discutidos.
    Esta planta foi alterada por mim, sendo que estou a aguardar a versão definitiva da mesma que depois colocarei aqui. Esperámos conseguir submeter o projeto na Câmara Municipal ainda esta semana.
    Em relação à planta que apresentei, e tal como referiu, a porta de entrada na suite será recuada para o corredor, no sentido de libertar a passagem para a IS da mesma.

    Uma terceira IS está totalmente fora de questão (imposições femininas), pelo que nunca foi discutido. Nenhuma das IS's terá banheira (disseram-nos que não era obrigatório), uma vez que preferimos uma espécie de walk-in shower, sendo que em projeto, apenas uma deverá apresentar bidé. Pelo menos foi isso que nos comunicaram. Estarei errado ?
    Agradeço a sugestão para a IS comum, mas como sempre houve a ideia de improvisar um jardim interior nesse espaço, agrada-nos o layout proposto. Acredito que não seja o mais consensual.

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá, e à direita da sala/cozinha, é um alpendre? Para que serve?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EscolheTu


    Essa área que referiu não têm o propósito de alpendre. Na falta de melhor termo para o definir, são "mini varandas" com uma lage superior que serve apenas para efeitos estéticos. Na área do jardim, e tal como referi anteriormente, além do lado estético, servem para proteger as áreas envidraçadas de detritos do jardim.
    Deixo imagem para ilustrar o efeito pretendido.


    Relativamente à área de lazer exterior, a ideia será fazer algo à posteriori, provavelmente em deck cerâmico, na área do jardim.

    Colocado por: voidÉ parecida com a minha casa,considere mudar a cozinha para onde está a zona de estar.
    Concordam com este comentário:MrVetable
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EscolheTu


    Foi efetivamente uma das áreas mais problemáticas ao longo do processo e que mais dúvidas suscitou. No final optámos por esta solução e esperámos não nos arrepender no futuro.
    Seria possível partilhar a sua planta ? Fiquei curioso com o layout que escolheu.
  5.  # 46

    Colocado por: marco1tem tantas hipóteses de resolver isso.

    por exemplo
    Concordam com este comentário:JoelM,Shadow A
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EscolheTu
      closet 001.jpg


    A meu ver esta sugestão está muito boa.

    Pode fazer uma casa de banho mais pequena (só com lavatório e sanita) que serve a zona social e depois fazer uma casa de banho maior para servir os dois quartos.
  6.  # 47

    Colocado por: Shadow A

    A meu ver esta sugestão está muito boa.

    Pode fazer uma casa de banho mais pequena (só com lavatório e sanita) que serve a zona social e depois fazer uma casa de banho maior para servir os dois quartos.


    Mas o autor não disse já que está fora de questão a 3ª IS?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Digra
  7.  # 48

    Vai dizer mal da sua vida quando começar a perceber que vai transportar as compras até à cozinha e ter que passar pelas salas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EscolheTu
  8.  # 49

    ''Escolhe tu'' aqui fica a planta da minha que é parecida e também está para arrancar.
    Também fui eu que fiz os rabiscos, mas com a diferença de ter portas estreitas nos quartos (não apreciamos muito a luminosidade nos quartos para além das questões térmicas) e serem oscilo batentes para serem práticas para ficarem abertas durante o dia a renovar o ar...
    No início também não queriamos 3 wc pois o problema era passar o tempo a limpar wc's, mas no final optamos por incluir a 3ª. Fica mesmo só para visitas pois no wc principal não é boa solução...
    Pensem bem nisso, que não é mais uma porta/sanita/lavatório que aumenta muito os custos.
    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EscolheTu
  9.  # 50

    eu abria uma porta entre a coz. e a garagem
    a porta de entrada pivot nao lhe acrescenta nada.
    • pfs81
    • 1 outubro 2019 editado

     # 51

    Colocado por: antonylemoseu abria uma porta entre a coz. e a garagem
    a porta de entrada pivot nao lhe acrescenta nada.


    A porta depois logo se vê, mas a ideia eh ficar ''invisivel'' na fachada. A porta para a garagem prefiro assim, pois a porta corta-fogo não fica ah vista. Naquele local vago eh para colocar o frigorífico sem ficar encastrado.
  10.  # 52

    Boa noite a todos

    Aproveito para fazer um pequeno update a este tópico, uma vez que o processo já deu entrada na Câmara.Municipal para licenciamento. Anexo, de seguida, a planta e respetivos 3ds

    Áreas:

    Área Bruta de Construção: 185,00 m2
    Área Útil de Construção: 156,38 m2

    1 Corredor: 20,41 m2
    2 Zona de Estar: 44,76 m2
    3 Cozinha: 14,40 m2
    4 Arrumos: 10,79 m2
    5 WC Comum: 7,64 m2
    6 Quarto 1: 15,39 m2
    7 Quarto 2: 15,39 m2
    8 Suite: 21,52 m2
    8.1 WC Suite 6,08 m2

    Planta:

    Planta

    3D's

    Frente

    Jardim

    Pormenor-1

    Pormenor-2

    Pormenor-3
  11.  # 53

    Esttá porreiro. nas plantas, o mobiliárrio da sala é que me parece demasiado pequeno...
    O alpendre que serve a zona social, do meu ponto de vista deveria ter o dobro da profundidade.. mas tb desconheço as limitçaõs do lote.
    Boa sorte.

    PS: no 3D, faltam as chaminés.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EscolheTu
  12.  # 54

    Colocado por: Pedro BarradasEsttá porreiro. nas plantas, o mobiliárrio da sala é que me parece demasiado pequeno...
    O alpendre que serve a zona social, do meu ponto de vista deveria ter o dobro da profundidade.. mas tb desconheço as limitçaõs do lote.
    Boa sorte.

    PS: no 3D, faltam as chaminés.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EscolheTu


    Agradeço o feedback.
    A questão do mobiliário e especialidades ainda não foram discutidas, pelo que ainda não temos uma real noção do que vai ser necessário ou não projetar.

    Já agora, em termos de orçamento, será realista apontar para um valor de 180.000, onde se inclui muros exteriores, wcs e cozinha ? Ou esse valor é demasiado curto ?
    Isto, considerando que o projeto, incluindo as palas dos vãos e estacionamento, apresenta uma área total aproximada de 240m2, e o terreno não exige qualquer necessidade de muros de suporte de terras, sendo plano e regular (atualmente agrícola).
  13.  # 55

    acho curto, mas depende de muita coisa. eu apontaria mais para os 220.000€
    Concordam com este comentário: NTORION
  14.  # 56

    Dependendo da zona

    Colocado por: EscolheTuonde se inclui muros exteriores, wcs e cozinha ? Ou esse valor é demasiado curto ?
    Isto, considerando que o projeto, incluindo as palas dos vãos e estacionamento, apresenta uma área total aproximada de 240m2


    Com tudo isso e algum pavimento exterior, AQS, etc... 220+iva
  15.  # 57

    Os 3ds estão bonitos, assim como a planta.
    Creio que se deslocar a 1a janela grande da sala ganharia mais luminosidade e vistas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EscolheTu
  16.  # 58

    A construção é na zona Norte, Póvoa de Varzim.

    Considerando os 270.000 (220.000+IVA) referidos, significaria um valor de 1.125€/m2 para uma área total de construção de 240m2 (185m2 brutos), ou seja, superior ao valor de referência, normalmente apresentado no fórum, dos 1.000€/m2.

    A minha questão é: esses 1.000€/m2 são estimados para que tipologia de construção: área útil, área bruta ou área total ?

    A minha dúvida prende-se exatamente neste ponto. É certo que tudo isto é apenas um exercício teórico, com inúmeras variáveis na equação, mas imagino que o custo m2 de área bruta seja (bem) superior ao custo m2 de telheiros. No nosso caso, por exemplo, as áreas de telheiro (palas dos vãos + estacionamento) representam quase 60m2. Da mesma forma, imagino que o custo m2 de um wc ou cozinha seja superior ao custo m2 de um corredor ou arrumos...

    Confesso que o valor dos 270.000€ me assusta, ainda mais quando pensava (provavelmente de forma errónea) que o layout que queríamos e projetámos era relativamente simples.
  17.  # 59

    Colocado por: EscolheTuou seja, superior ao valor de referência, normalmente apresentado no fórum, dos 1.000€/m2.
    tem de perceber que esses 1000€/m é uma média.. em certos zonas do país será menos, noutras será mais..



    Colocado por: EscolheTuConfesso que o valor dos 270.000€ me assusta,
    ainda bem. assim procederá com cautela. muita gente ignora o facto de a construção estar bastante inflacionada e pensam que vão construir pelas tabelas de a 30 anos atrás... empurram esse problema com a barriga até ao momento de a ter de encostar ao balcão.

    invista uns euros num mapa de quantidades exaustivo. Um mapa de vãos bem feito e mais uma serie de coisas para controlar o seu orçamento.



    Colocado por: EscolheTulayout que queríamos e projetámos era relativamente simples.
    isso não quer dizer muito. aliás muitas vezes o simples torna-se mais difícil por não ter onde esconder erros.



    Colocado por: ****600/800€ caves
    1000/1200€ habitação , Área bruta sempre
    Existem alpendres que não são nada fáceis de fazer ...
    IVA e tal...
  18.  # 60

    Boa noite a todos.

    Aproveito para fazer um pequeno update ao tópico. O projeto de arquitetura foi (finalmente) aprovado e encontro-me em fase de discussão de especialidades. Sendo eu um completo leigo na matéria, e não obstante a confiança que deposito no arquiteto que me tem acompanhado neste processo, gostaria de uma segunda opinião relativamente ao pormenor do desvão sanitário proposto, no sentido de perceber se o mesmo vai de encontro às boas práticas recomendáveis.

    Capturar

    Agradeço, desde já, toda a ajuda disponibilizada.
 
0.0287 seg. NEW