Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite todos,
    Preciso das vossas visões.
    Um projecto de casa a construir em que a primeira divisão à entrada da casa é a casa de banho comum, a uns escassos passos da porta de entrada da casa.
    Não vou colocar a planta, quanto muito e se precisarmos mesmo, posso colocar a planta que fiz para a criação do ambiente, mas preferia nem isso.
    Penso que explicando, dá para se entender: Porta da entrada, hall de entrada, à direita e no hall de entrada, a uns escassos passos da porta de entrada, temos a casa de banho com 3,5m. À esquerda uma divisória em parede com armário-estante embutido separa a escada para os pisos superiores da sala de estar. Se seguirmos em frente, passando entre o roupeiro-estante à esquerda e a casa de banho à direita, temos a sala de estar, e do lado esquerdo desta, a sala de jantar, que também fica um pouco resguardada da sala de estar pela divisória criada pela parede à entrada com o roupeiro-estante embutido. Contornando então a sala de estar, a de jantar, chegamos à cozinha, com peninsula para a sala de jantar. Todas as divisões comunicam de forma aberta entre elas, mas não lhe chamaria em open space pelas leves divisões/separações entre elas.
    Pensei em por a casa de banho debaixo das escadas, mas o tipo de casa não se adequa a tal solução, de casa de banho em esconso, e as escadas, embora com espelho, é flutuante presa na lateral à parede.
    Pensei em trocar a posição das loiças dentro da is de forma a conseguir afastar a porta da casa de banho da porta da entrada da casa, mas nem isso consigo: tenho uma janela de tecto a chão à direita da entrada da casa de banho, em frente o lavatório, ao lado deste, a pia e ao fundo o chuveiro. A janela impede-me de lhes inverter as posições de forma a poder puxar a porta da casa de banho para longe, o que conseguiria se pussesse o chuveiro no sítio do lavatório, mas depois quem está no jardim, vê quem esteja o tomar banho.
    Já assim, vé quem está na casa de banho, mas isso consigo resolver com painéis interiores na janela.
    Tenho também uma janela de tecto a chão no sítio das escadas...onde as vou chumbar à parede 🙄
    Ideias para o quebra cabeças ? Obrigada !
    P.S. No fundo são questões de arquitectura que saem fora do meu âmbito, mas gostaria de poder ver uma solução mais digna para a is comum. Nota importante : a is foi acrescentada ao projecto à posteriori pois não havia is no piso 1, está à entrada da casa para servir também a piscina no exterior. Conforme pedido ao projectista/arquitectura.
  2.  # 2

    Colocado por: ****Cmartin a planta?

    Obrigada ****.
    A da arquitectura não vou por, mas em último caso posso por a que eu fiz para os interiores.

    Colocado por: ****porta de correr no wc se percebi bem

    Sim, tudo bem e percebeu bem.
    Aliás consigo disfarçar esteticamente o facto da wc estar alí (forrar parede a espelho, ou madeira, ou papel de parede, etc..por exemplo), mas não me deixa confortável não se proporcionar alguma privacidade a quem entra e sai da casa de banho, logo alí no hall de entrada.
    Colocado por: ****e vidro fosco na janela

    Vidro fosco, vou antes optar pelo ripado (tipo estores interiores..em preto..). Se pusesse o chuveiro onde está a janela, de qualquer forma, e mesmo com um chuveiro mínimo de 80cms já a janela fica dentro do espaço de duche..

    É muito desagradável. Imagine estar a chegar alguém à casa, uma visita, estamos a atendê-la à porta, e está uma pessoa a saír ou a entrar da casa de banho, com porta a paredes meias.

    Colocado por: ****as escadas podem dar para chumbar dependendo da janela se a mesma apanhar 2/3 degraus e pacifico mais que isso nao da .

    Vou ver isso, deve dar, God willing.
  3.  # 3

    Colocado por: ****as escadas nao tem viga central ? são chumbadas na parede ? a solução pode ser dividir a janela , belo projeto esse.

    Podem ter. Posso sugerir. Não me apetecia muito essa solução a nível estética..mas se tiver que ser, tinha que ser muito sóbria, a escada será branca, revestida a silestone (forra parcial). Pelo menos estou a considerar essa escolha.
  4.  # 4

    Colocado por: ****ponha qui.

    Ok. Não será é hoje. Provavelmente só na Segunda.
  5.  # 5

    Voltando às escadas, encontrei esta imagem, são horríveis, mas, na realidade estão suportadas no piso, e parcialmente apenas numa coluna ou meia parede. Aparentemente pelo menos.
      decoracao-escada-com-corrimao-de-vidro-leonicealves-46770-square_cover_xsmall.jpg
  6.  # 6

    Já estava a pensar em a escada ser em betão, com forra parcial (parcialmente revestida), ****.
    Não digo que o projecto seja problemático, mas tem algumas coisas que eu não gosto, e gostaria de ajudar a minimizar.
    A mais problemática para mim, e para já, é a casa de banho comum no piso 1 à entrada da casa, como disse. Acho muito deselegante.
    Depois essa questão da escada, a janela de tecto a chão que não favorece a suspensão da mesma, dos degraus, nem na estética..E ainda o facto das 3 casas de banho do piso 2 serem interiores. E para já é isto, considerando que a casa tem 4 pisos e ainda não olhei para os outros 2.
    São questões que não estragam o facto da casa ser muito bonita, que é, mas precisam de ser trabalhadas sem duvida. Parece-me que consigo pensar todas de forma a que o design de interiores anule todas estas nuances que me apoquentam. A casa de banho é que me está a preocupar, não vejo como dar a volta a ela, sem desrespeitar a vontade dos DOs de a is servir a piscina no exterior e, por isso, localizar-se à entrada da casa. Mesmo sabendo que o problema nunca é onde se localiza a casa de banho, mas antes, como se faz aceder a ela.
  7.  # 7

    Colocado por: CMartin
    Ok. Não será é hoje. Provavelmente só na Segunda.
      plantadecorforum.png
  8.  # 8

    Olá CMartin!

    A solução não é de facto ideal, mas não creio que seja assim tão grave ter a IS aí onde está. A probabilidade de ter alguém a sair da casa de banho ao mesmo tempo que está alguém à porta é mínima e facilmente controlável por alguma comunicação entre quem for abrir a porta e quem estiver na IS, isto na improvável situação de quem estiver na IS não dar conta que está alguém à porta.

    Agora indo a possíveis soluções, para mim não faz sentido ter aí uma janela de cima a baixo. Mesmo em vidro fosco poderá levar a ver-se algo mais do que os utilizadores da casa gostariam. O que faria sentido aí era alterar essa janela, eventualmente daquelas janelas que ficam só "lá em cima" à largura da parede. Garante luz e possibilidade de arejamento sem afetar a privacidade e já daria para mexer à vontade na posição do chuveiro. Ao mesmo tempo resolveria a questão de a porta da IS tapar quase toda a janela quando aberta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      marco1
    • 22 abril 2019 editado

     # 9

    CMartin

    um pequeno contributo a ser possível.

    a escada a meu ver deve ser executada em betão, não faz problema nenhum para o que se pretende em termos estéticos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      decor-CM 001.jpg
  9.  # 10

    Quem me dera, mas não podemos alterar o casco. No meu âmbito dos interiores apenas posso sugerir o que eu conseguir fazer jogar nos interiores para minimizar as questões existentes. Posso também deslocalizar a casa de banho dentro do Piso 1, mas, não esquecendo que a pretensão de a casa de banho servir também a piscina, que fica à entrada da casa, vindos da porta de entrada.
    O vidro fosco não vou usar, está mesmo fora de questão, prefiro vestir a janela de outra forma (os tais estores painel interior naquela janela). A janela também não posso mover.
    Ou seja, o que mexa na fachada da casa, está interdito e fora do alcance já nesta fase.
    Sim, a escada vai ser em betão. Aí estamos resolvidos na questão da janela nesse local.
    Alterei a sala de estar conforme o esboço do marco1, a parede de exterior fica a direito, até porque faz mais sentido quando se vai colocar aí uma lareira eléctrica nessa precisa parede, e projecção de imagem.

    É que nem consigo alterar a forma de acesso à casa de banho, para poder por exemplo ter um acesso indirecto da sala, ou da entrada, o que conseguiria fazer com uma divisória; pelo que vejo as acessibilidades na casa de banho não permite sequer mover a porta, uma vez que teria, antes disso ter que mover a loiça sanitária, e também porque temos a questão inalterável da janela na casa de banho.
    Obrigada desde já pelas ideias..
  10.  # 11

    null
    Por outro lado, gostei bastante mais de a passagem para a sala passar a ser feita por trás, em vez de a meio como temos no projecto.
  11.  # 12

    Se pode pode deslocalizar a wc então com jeitinho talvez isto fosse possivel e assim tambemoraganizar melhor os lugares sentados na sala e criando um pequeno espaço tipo escritório, ou piano ou....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      decor-CM_02 001.jpg
  12.  # 13

    Colocado por: marco1Se pode pode deslocalizar a wc então com jeitinho talvez isto fosse possivel e assim tambemoraganizar melhor os lugares sentados na sala e criando um pequeno espaço tipo escritório, ou piano ou....
      decor-CM_02 001.jpg

    Gostei disto à partida.
    Como a desfavor parece-me que não cumpro as acessibilidades dentro da i.s., e que estrangulo o espaço criando um corredor mínimo entre is e parede externa, perco a janela ou entrada natural de luz na is (isso até conseguiria resolver). Não consigo puxar a is mais para cá, por causa, sim, como o marco1 viu e bem, daquela janela na sala. Ficaria com um corredor entre is e parede de nem 90cms e teria mesmo que fazer uma is japonesa. Parece-me pior a emenda que o soneto, com mais a desfavor do que a favor assim visto.
      Diapositivo1.JPG
  13.  # 14

    Talvez assim fique mais explícito.
      Diapositivo12.JPG
  14.  # 15

    CMartin

    a wc inicial não cumpre as acessibilidades nem por sombras, portanto não é por ai.
    no seu esboço a porta não deve ser ai deve ser para aquela pequena antecâmara onde está a janelinha ao lado da entrada.
    se o retângulo interior da wc conseguir-se fazer com 1.7 X1.6 fica com N soluções para isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  15.  # 16

    Colocado por: marco1no seu esboço a porta não deve ser ai deve ser para aquela pequena antecâmara onde está a janelinha ao lado da entrada.
    se o retângulo interior da wc conseguir-se fazer com 1.7 X1.6 fica com N soluções para isso.

    Boa ajuda. Vou estudar por aqui. Pondo de parte a questão das acessibilidades já que aparentemente inexistente de raíz. Obrigada marco1.
    •  
      marco1
    • 22 abril 2019 editado

     # 17

    pode também equacionar assim , mas com porta de correr e até dá para inverter sanita com o duche se der jeito.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      wc_hall 001.jpg
  16.  # 18

    De facto equacionei e é o que mais gosto, até porque ou também por ser menos invasivo da minha parte.Tenho é que arranjar forma elegante de tirar a visibilidade do exterior pela janela, penso que é capaz de me bastar um vidro espelhado ou com película especial (que aprecio mais do que o leitoso e me parece mais eficaz). Irei ver relativamente aos caixilhos. Sim, é isso, obrigada marco1.
  17.  # 19

    Colocado por: CMartinvidro espelhado ou com película especial

    A ideia que tenho é que, de noite, com a luz interior acesa, se vê quase tudo na mesma para dentro usando isso :\
    Posso saber o porquê da sua recusa em meter vidro fosco?
  18.  # 20

    Para que serve o arquitecto do projecto de arquitectura!!?...
    Há certas "cenas" que me fazem confusão...
    Concordam com este comentário: marco1
 
0.0218 seg. NEW