Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Desejava saber se é viável passar 3 fios eléctricos de 6mm2 cada em tubo VD16?
    Obrigado.
    Concordam com este comentário: Bender
  2.  # 2

    Colocado por: joedgumaDesejava saber se é viável passar 3 fios eléctricos de 6mm2 cada em tubo VD16?
    não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedguma, Shadow A
  3.  # 3

    Obrigado Jorgealves. Presumo então que o 4mm2 seja o máximo. Certo?
  4.  # 4

    Colocado por: joedgumaPresumo então que o 4mm2 seja o máximo. Certo?
    o maximo são 3 fios de 2,5mm, 4 mm somente se conseguiria passar em tubo com interior liso em trajectos muitos curtos e sem curvas apertadas.
    Concordam com este comentário: PedroGomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedguma
  5.  # 5

    Colocado por: joedgumaBoa tarde.
    Desejava saber se é viável passar 3 fios eléctricos de 6mm2 cada em tubo VD16?
    Obrigado.


    Não é legal, mas pode ser possível depende do trajecto e da marca do fio, existe marcas com isolamento mais grosso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedguma
  6.  # 6

    A pergunta prende-se com o facto de dotar a garagem com electricidade e ter que passar um cabo xv3g6 pelo exterior do prédio. Ora a única tomada que possuo que está mais perto do ponto de saída para o exterior é precisamente a da máquina de secar roupa (que não é utilizada) e tem ligação através de tubo VD16 ao quadro. A ideia era passar 3 fios de 6mm2 (+/- 7 metros de comprimento) entre o quadro eléctrico da casa e a tomada da máquina de secar roupa, e daí, sair um cabo 3g6 ( +/- 20 metros) até à ao futuro quadro eléctrico da garagem. O uso do cabo 3g6, prende-se com a possibilidade de carregar um carro eléctrico a 7,2kw. Se tal não for possível, terei que optar por uma amperagem menor.
  7.  # 7

    Com uma boa guia e muito lubrificante não me parece impossível. Agora fazer isso para passar muita amperagem e durante várias horas é que não me parece boa ideia..esses fios vão aquecer e não é pouco..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedguma
  8.  # 8

    Ou então pondere levar o cabo de 6mm^2 directo ao quadro e ignora essa tomada. Vai é andar um fio por fora das paredes, dentro de calha ou não, ou então abrir roços...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedguma
  9.  # 9

    Ao passar o cabo para ir directamente ao quadro iria ficar mal esteticamente, pois tenho que furar a parede da lavandaria, da cozinha e do Hall de entrada e depois ainda arranjar maneira de enfiar o cabo dentro do quadro, que é embutido.
  10.  # 10

    E que tal passar 2x 6mm2 para a a fase e neutro, e meter a terra a 2.5mm2, deve ser suficiente
  11.  # 11

    Colocado por: SS1128Com uma boa guia e muito lubrificante não me parece impossível. Agora fazer isso para passar muita amperagem e durante várias horas é que não me parece boa ideia..esses fios vão aquecer e não é pouco..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joedguma


    Uma fase e neutro a 6mm2 aquecem mais a passar num tubo de 16 do que num de 20?, É isso?
  12.  # 12

    E que tal passar 2x 6mm2 para a a fase e neutro, e meter a terra a 2.5mm2, deve ser suficiente
    • ik
    • 18 julho 2019

     # 13

    Colocado por: civismo

    Uma fase e neutro a 6mm2 aquecem mais a passar num tubo de 16 do que num de 20?, É isso?


    Quantos amperes pensa passar nesses cabos?
  13.  # 14

    Colocado por: civismoE que tal passar 2x 6mm2 para a a fase e neutro, e meter a terra a 2.5mm2, deve ser suficiente


    Pelas regras, os condutores de fase, neutro e terra deverão possuir a mesma sessão até uma sessão de 16mm2.

    Só a partir dessa sessão é que se poderá efectuar redução de neutro e de terra, salvaguardando na mesma outros pontos indicados nas regras.
  14.  # 15

    Colocado por: ik

    Quantos amperes pensa passar nesses cabos?


    caso sejam condutores com isolamento em PVC, dá 41A, pelo que o disjuntor associado ao circuito deverá ser no máximo 32A.
  15.  # 16

    Colocado por: Bigmouse

    Pelas regras, os condutores de fase, neutro e terra deverão possuir a mesma sessão até uma sessão de 16mm2.

    Só a partir dessa sessão é que se poderá efectuar redução de neutro e de terra, salvaguardando na mesma outros pontos indicados nas regras.


    Percebo que as regras digam isso

    Mas em teoria o fio de terra até poderia ter apenas a seccção de um cabelo, pois só serve para dar indicação ao Diferencial que há uma fuga , e o retorno está a ser feito por outro sitio que não o neutro ...
    Então se for um diferencial de 30ma, a tal terra com a seccao de um cabelo deveria ser suficiente -- em teoria, la esta --
  16.  # 17

    Colocado por: civismo

    Percebo que as regras digam isso

    Mas em teoria o fio de terra até poderia ter apenas a seccção de um cabelo, pois só serve para dar indicação ao Diferencial que há uma fuga , e o retorno está a ser feito por outro sitio que não o neutro ...
    Então se for um diferencial de 30ma, a tal terra com a seccao de um cabelo deveria ser suficiente -- em teoria, la esta --


    civismo, está a dizer isso com certezas ou está a supor?
    Era bom saber esta questão de alguém entendido / electricista.

    A terra serve para a descarga caso exista um problema, ora se há uma descarga toda a corrente não vai circular por esse fio? Se assim for o fio tem de aguentar.. (mesma espessura)
    estou a perguntar, não sou nenhum perito.
  17.  # 18

    Colocado por: slicer

    civismo, está a dizer isso com certezas ou está a supor?
    Era bom saber esta questão de alguém entendido / electricista.

    A terra serve para a descarga caso exista um problema, ora se há uma descarga toda a corrente não vai circular por esse fio? Se assim for o fio tem de aguentar.. (mesma espessura)
    estou a perguntar, não sou nenhum perito.


    Sei que as regras exigem que o fio de terra terra a mesma seccao dos demais

    Mas na pratica, assim que passar a corrente da sensibilidade do diferencial, o quadro ira disparar

    No caso de um diferencial de 30ma de sensibilidade, isto é muito pouco
    • eu
    • 19 julho 2019 editado

     # 19

    Colocado por: slicer
    civismo, está a dizer isso com certezas ou está a supor?

    O que ele escreveu faz algum sentido, mas é perigoso, pois numa ligação direta fase-terra o diferencial ainda leva algum tempo a reagir e antes de ele reagir o condutor fino pode fundir e "quebrar".

    Mais vale fazer as coisas como deve ser.
  18.  # 20

    E o que acham disto?
      IMG_20190719_184645.jpg
      IMG_20190719_184636.jpg
 
0.0218 seg. NEW