Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Provavelmente já foi um assunto debatido aqui por isso peço desculpa se me estiver a repetir, mas gostava de saber opiniões.
    Vou substituir toda a instalação eléctrica de uma casa com uns anos.
    O que aconselham? Fio sólido ou flexível?
    Quanto ao diametro dos fios estava a pensar em colocar assim:
    - 1.5 mm2 para iluminação
    - 2.5 mm2 pra tomadas eletricas
    - 4 mm2 para palca, forno e termoacumulador (aqui com ligações(fios) independentes)
  2.  # 2

    Acho que um electricista... Seria boa ideia.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 24 abril 2019 editado

     # 3

    Colocado por: ze1981O que aconselham? Fio sólido ou flexível?

    "Sólido"

    Colocado por: ze1981- 1.5 mm2 para iluminação
    - 2.5 mm2 pra tomadas eletricas

    Certo.

    Colocado por: ze1981- 4 mm2 para palca, forno e termoacumulador (aqui com ligações(fios) independentes)

    Se puder colocar de 6 mm2, seria ainda melhor.

    Atenção ao dimensionamento dos disjuntores de acordo com os condutores e... colocar terra em todos os circuitos, inclusive nos de iluminação.
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasAcho que um electricista... Seria boa ideia.

    Boas, até que nem sou mau em bricolage, mas em termos de electricidade mais do que mudar uma lampada já não me aventuro.
    Obviamente será um electricista a executar esta parte da remodelação, apenas pretendo opiniões para estar um pouco mais esclarecido.
    :)
  4.  # 5

    Boas ze,

    Respeitando todas as opiniões , não entendo certas coisas:

    Cabo de 6mm?
    Terra na iluminação? Certo, e depois liga em quais projetores do teto? Nos de 200 euros?
    Para mim mais importante para si deve ser analisar que tipo de cabo primeiro, antes de discutirmos a secção.
    o cabo e revestido? não é? que tipo de tubagem vai ser utilizada? quantas ligações por fase? Qual o dimensionamento do consumo?
    Placa, Forno, termoacumulador? Têm noção que ou faz um investimento muito grande , ou tem de ligar as coisas com ponderação e a vez.

    Abraço
  5.  # 6

    A terra pode ficar dentro de um saquinho ou tem que estar solta?
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 7

    Como quiser mas num saco fica mais arrumadinho
      DWYi2NoWAAEpVYC.jpg
  7.  # 8

    Colocado por: NelhasBoas ze,

    Respeitando todas as opiniões , não entendo certas coisas:


    Placa, Forno, termoacumulador? Têm noção que ou faz um investimento muito grande , ou tem de ligar as coisas com ponderação e a vez.

    Abraço


    Tenho noção que não posso .igar tudo de uma vez.
    Aliás já tenho assim numa outra casa e quando ligo a placa e forno desligo o termoacumulador, e na placa é muito raro trabalhar com dois pontos ao mesmo tempo
  8.  # 9

    Ze,

    Poder pode. A questão é o investimento para isso.
    Por isso questionei o cabo de 6mm.
    As ligações de casa devem ser seguras mas também proporcionais ao que se pode ter.
    Vai passar 3 cabos de 6mm para ligar coisas que nunca poderá ligar .
    Sem uma intervenção de fundo , não pode ligar sequer todos os pontos da placa.
    A placa e o forno a trabalhar é viável, mas pelo menos o termo tem de ser desligado ou ir para modo eco se tiver.
    Os cabos vão passar dentro da parede em tubagem existente? Quantos anos tem a tubagem e que dimensão?
  9.  # 10

    e cabem os cabos de6mm2, ou a´te os de 4mm2, na tubagem existente!!!...
    Concordam com este comentário: Nelhas
  10.  # 11

    Faz como a ultima que vi,

    Casa a ser renovada com pladur e o dono tinha me dito que estava a tratar da instalação elétrica toda nova. tudo do bom.
    Valor? Gastei ai meia dúzia de trocos. Isso é barato.

    Vou ao local para verificação de comunicações , e sabem qual era a instalação nova?
    Puxadas da parede de alvenaria para fora dos buracos do pladur, com ligadores de aperto do chinês.

    Lol
  11.  # 12

    Colocado por: NelhasZe,

    Poder pode. A questão é o investimento para isso.
    Por isso questionei o cabo de 6mm.
    As ligações de casa devem ser seguras mas também proporcionais ao que se pode ter.
    Vai passar 3 cabos de 6mm para ligar coisas que nunca poderá ligar .
    Sem uma intervenção de fundo , não pode ligar sequer todos os pontos da placa.
    A placa e o forno a trabalhar é viável, mas pelo menos o termo tem de ser desligado ou ir para modo eco se tiver.
    Os cabos vão passar dentro da parede em tubagem existente? Quantos anos tem a tubagem e que dimensão?

    Os acabos existentes devem ter cerca de 40 anos ou mais.
    Os cabos vão passar por dentro da parede em tubagem, também nova. A ideia é substituir totalmente a já existente, abrir roços e colocar novas tubagens, até porque tem muita falta de tomadas elétricas.
    Quando me alerta para os cabos de 6mm para o forno, placa e termo ser dispensável uma vez que nunca vou usa-los na sua plenitude, são mesmo este tipo de opinião que procuro. Pelos vistos de 4mm são suficientes.
    Obrigado
    • tenyks
    • 24 abril 2019 editado

     # 13

    Existem tabelas que explicam a capacidade máxima de cada cabo, nomeadamente amperagem e watts.

    Terá sempre que falar com o seu electricista para ele fazer o correto dimensionamento.
    Vai para 15 anos, um electricista em casa da minha mãe meteu apenas cabo 2,5mm para um sub quadro que ligava toda a sala cozinha wc e um quarto. E com tubagem de 10mm

    Correu sempre tudo bem, depois so reparei neste aspecto quando renovei essa parte. Lá consegui enfiar 2 cabos de 4mm do primeiro quadro até ao segundo (terra ja tinha). A minha mãe tem tudo a gas e portanto nunca houve necessidade de mais de 4mm cabo. Mas se tivesse dispisto a abrir mais buracos tinha posto de maior dimensão.
  12.  # 14

    Boas ,

    Mais importante que a secção do cabo é o tipo de cabo e a sua instalação.
    Por exemplo na minha remodelação levou tudo cabo 3G revestido de 3 condutores entubado em tubo armado .
    Só ligações em ligadores cerâmicos de mola de carga até 32A , caixas estanques de pressão, etc..
    Quadro elétrico , Disjuntores, interruptores e tomadas da Schneider.
    A iluminação com a introdução dos leds veio possibilitar mais carga por fase, mas nas tomadas cuidado como o excesso de carga por fase. etc.
    Para mim , esses pormenores são mais importantes que só pensar na secção do cabo.
    Não vale a pena comprar cabos para suportar uma linha de produção da autoeuropa para depois ligar uma televisão e uns telemóveis a carga.
    • Dj_C
    • 16 fevereiro 2023 editado

     # 15

    Boa tarde,
    Tenho uma questão para ligação de placa, forno e máquinas de lavar, e mesmo para tomadas, etc:

    Qual a vantagem/desvantagem em usar fios individuais, ou cabos revestidos?

    Sei que para as maquinarias, deve ser com condutores de 4mm ou 6mm. tomadas normais de 2.5mm e iluminação basta 1.5mm, a questão é mesmo entre cabos revestidos e fios individuais, quais as vantagens e desvantagens para uma moradia?

    Cumprimentos,
    Dj_C
 
0.0233 seg. NEW