Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Como diz o O.Martins, será q a água se está a infiltrar por esta zona?
    Concordam com este comentário: O.Martins
      Screenshot_10.png
  2.  # 22

    Pode ser aí sim. A água que se enfia por essa ranhura depois tem de sair lá em baixo para cima das telhas. Se não sair vai ficar a circular pelo interior e infiltra
  3.  # 23

    Eu pensei que era aí, até porque aquilo era suposto ter umas esponjas a impedir respingos ou chuva tocada a vento de chegar á placa e que tinha desaparecido. É uma zona muito ventosa. Mas eu recoloquei lá uma esponja bem densa e bem colada e não há hipótese de passar nada. De facto as telhas estão demasiado afastadas nesse lado, mas com a esponja deixa de ser um problema. Além disso o local da infiltração apontaria para o outro lado da janela, onde também substitui a esponja. Mas posso tentar ver melhor. Da parte superior não deve vir senão aparecia dentro do sótão e não escorria até á parede exterior
  4.  # 24

    precisa de verificar/garantir que tem algo tipo isto:

    rufo

    A água que se infiltra ali naquela fresta que o Nuno assinalou a amarelo (e infiltra sempre) tem de ser controlada enquanto desce para a parte de baixo, ou seja, numa espécie de caleira com o bordo mais afastado levantado (senão a água sai lateralmente), e depois cá em baixo essa espécie de caleira tem de encaminhar a água para cima do rufo adesivo que irá transpor a água para cima das telhas.

    A inclinação das telhas também é importante. Com pequenas inclinações, a água depois não consegue passar para a parte de cima das telhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  5.  # 25

    Sim, é isso que lá está, tal e qual. Se reparar, por baixo da primeira telha mais próxima da janela há um triângulo vertical escuro. É a tal esponja de que eu falava e que tinha desaparecido, possivelmente com os ventos. Mas depois de colocar uma nova dos dois lados o problema persistiu... Um problema pode ser também o telhado pouco inclinado, que faz com que a parte inferior, onde há aquela manta flexível de alumínio ondulado fique ligeiramente abaixo das telhas que estão em frente. Bem, isso sempre foi assim e não deu problemas nos primeiros anos que lá estive (nem aparentemente nos 6-7 anos em que lá esteve o outro casal). De qualquer modo quando retirei a telha aproveitei para remover o melhor possível as covas onde poderia acumular água e eventualmente fazer refluxo, como indicado pelo círculo e seta na foto que agora adiciono.
      16306066-0100-400x400-rufo-ondulado.jpg
  6.  # 26

    Tem de ver isso bem.
    Se as telhas à volta estao bem encaixadas, se nenhuma está partida, o problema só pode ser do isolamento da janela.

    É velux? Ligue para eles, porque têm uma rede de aplicadores recomendados com os quais pode agendar
    •  
      nunos7
    • 17 maio 2019 editado

     # 27

    Colocado por: pcspinheiromanta flexível de alumínio ondulado

    Já verificou se essa "manta" não está descolada/ rota junto da janela?
      Screenshot_12.png
  7.  # 28

    Não é Velux, é Fakro. Não verifiquei se a manta está em boas condições porque me parece que não é possível espreitar por baixo sem levantar a janela. Mas é de facto uma zona a investigar melhor. Este fds vou lá espreitar com cuidado e tentar perceber se há algum problema aí que justifique a entrada de água.
    Obrigado pela vossa ajuda!
  8.  # 29

    Uma coisa q pode fazer é colocar um pedaço de cartão debaixo dessa "manta" e depois colocar água com uma garrafa, e verificar se o cartão fica húmido... fica a ideia!
  9.  # 30

    Obrigado por ter recolocado a minha foto ampliada. Assim dá para ver a esponja que colei de ambos os lados. Na foto não dá para ver mas como o telhado é de facto muito pouco inclinado nas zonas que circulou a amarelo aquilo fazia umas covas para trás por causa da telha em frente que de certeza acumulavam água. Se depois podia entrar para trás não sei, mas tentei levantar esta manta ondulada contra a chapa de cima de modo a evitar que fizesse covas.
  10.  # 31

    Boa ideia a do cartão!
  11.  # 32

    Boas e lamento desenterrar este tópico. Entretanto decidi tentar chamar especialistas em telhados e até consegui que fossem lá dois. Mas infelizmente ninguém encontrou nada. Foram lá durante o inverno e ficaram a coçar a cabeça por não entendem por onde entra a água. Na opinião deles o telhado está em bom estado.

    Entretanto descobri que era possível aceder à zona em bruto que está toda á volta do apartamento através do alçapão de acesso nas escadas (duh) e fiquei abismado com o charco enorme que tinha na placa por cima do quarto, a sair da parede de betão, tal qual pequeno ribeiro, numa zona de madeira podre que ficou dentro do muro que suporta as vigas do telhado. Mas descobrir por onde entra, nada nem ninguém...

    Ora a semana passada reparei nuns rapazes a tratar de uma fachada vizinha com cordas de rappel e perguntei se trabalham também em telhados, ao que disseram que sim. Na sexta vieram cá e estiveram a fazer um teste de esforço com água e, belas, apareceu alguma água no muro do sótão por baixo. Infelizmente a água foi aplicada de modo não sistemático em toda a superfície desse lado do telhado, por isso continuamos sem saber por onde entrava, embora eles insistam que era pelas caleiras (que eu tinha limpo e tratado com borracha acrílica e com zero resultado.
    Por isso voltei lá ontem e hoje para uma análise mais sistemática e das caleiras não era porque ao fim de 2h a gastar água directamente para lá sem passar pelas telhas não causou aumento da humidade na parede.

    Hoje já ao fim do dia encontrei um possível problema um pouco por acaso: uma telha BEM colocada na esquina superior da janela quando devia estar mal colocada. É estranho e difícil de explicar, mas como as telhas da fiada de cima e lado esquerdo da janela acabam inteiras não podem ficar encaixadas normalmente, e a que faz a esquina tem que ficar encavalitada na da sua direita pois não há a telha da fila de baixo para pousar nela. Não tirei fotos e ao reler a explicação xonstato que é de facto confuso. O certo é que toda a água que escorre por cima dessa telha cai na placa (em vez de na telha da fila inferior, que está ausente) em cima de uma zona de viga, que provavelmente a conduz até ao fundo, onde ensopa as paredes. Quando vi isto nem acreditei e se tivesse feito a porra do teste com o cartão, como aqui sugerido, provavelmente teria encontrado este problema logo. Mas estive muito ocupado no trabalho e acabou por passar... Não sei se será o único problema, mas pode explicar o porquê de quando chove mais continuamente demorar bastante tempo a aparecer a humidade em baixo.

    Fica aqui o testemunho (a confirmar num inverno perto de si) e o agradecimento pela ajuda e opiniões.

    Mas provavelmente não é assim tão simples... Será? Uma porra de uma telha onde só a água que cai para a direita dela e apenas na parte inferior que pousa na de baixo é que infiltra!? Espero sinceramente que sim!
    • size
    • 4 agosto 2020

     # 33

    Colocado por: pcspinheiro

    Mas provavelmente não é assim tão simples... Será? Uma porra de uma telha onde só a água que cai para a direita dela e apenas na parte inferior que pousa na de baixo é que infiltra!? Espero sinceramente que sim!


    Desculpe, mas não consegui perceber o pormenor da porra da telha :)

    Dá para fazer um desenho, ou uma foto ?
    Concordam com este comentário: nunos7
  12.  # 34

    Colocado por: sizeesculpe, mas não consegui perceber o pormenor da porra da telha :)

    Já somos 2 :(
  13.  # 35

    Sim, entendo que não percebam porque eu também não consigo explicar melhor :-) Eu já tiro uma foto que vão ver num instante!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  14.  # 36

    Então é assim. Esta é a zona onde encontrei o problema, na esquina superior esquerda da janela, provavelmente mesmo por cima de uma viga que conduzirá a água mais facilmente até baixo, je que as janelas são, por norma, montadas entre vigas e estas têm mesmo essa largura.
      IMG_20200804_104610.jpg
  15.  # 37

    As telhas normalmente encaixam assim e a água que cai entre a telha da fila de cima e da de baixo cai na tenha adjacente (ou seja, a água que possa estar na zona com a círculo tem uma telha por baixo. Mas na esquina da janela essa telha não está lá!
      IMG_20200804_10455223.jpg
  16.  # 38

    Ou seja, neste canto as telhas tem que estar "mal" encaixadas, como nesta foto, para a água escorrer para cima da telha adjacente. Espero ter sido mais claro agora :-)
      IMG_20200804_104434.jpg
  17.  # 39

    Só para contextualizar melhor, fica aqui foto do que encontrei no espaço em bruto do sótão, por trás das minhas paredes... :-((
      IMG_20191124_140857.jpg
      IMG_20191124_140241.jpg
      IMG_20191124_140207.jpg
  18.  # 40

    Paulo, consegues colocar uma foto onde se consiga ver parte da janela...
    Mas pela 1ª foto q mostras, a água pode muito bem estar a infiltrar junto a essa "esponja" preta q está no caixilho da janela...
 
0.0249 seg. NEW