Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    A água "nasce" ali?
      Screenshot_2.png
  2.  # 42

    Sim, é nessa zona da primeira foto, mas não tem a ver com a esponja em si, que está lá para impedir a água e lixo de entrar com o vento para debaixo das telhas. A esponja está colada ainda na cofragem em alumínio da janela e a água que lhe caia directamente em cima ou pelo lado exterior escorre pelo alumínio, que também tem ele próprio rebordos para a aguiar, mas a zona que assinalei deixa que a água pingue para além da esponja. Não era muita, mas foi só uns minutos a "regar" o telhado. Imaginem 1 semana inteira de chuva...
  3.  # 43

    Uma foto do telhado, pode ser do google maps mas tem de apanhar o telhado todo.
    Aponta a zona onde aparece a agua e onde está esse vão.
    As telhas têm de estar bem encaixadas.

    Não me parece que a entrada de água seja proximo da janela.

    Apostava em fissuras na fachada, mesmo sem conhecer.
  4.  # 44

    Sim, "nasce" ali. Deve acumular por trás do muro de betão, que ainda tem por fora as caleiras e depois o muro exterior, também em betão. Ali onde "nasce" é onde está uma tábua de madeira que ficou embutida no betão e entretanto apodreceu. Estes dias fui lá cima par ver se entrava água com os testes feitos e ela saiu toda aos bocados, toda podre. O betão por trás dela também está todo podre e consegui enfiar uma broca de 40 cm TODA com bastante facilidade por lá dentro. Nesta zona a água entra para a placa, como se vê (mas sem causar estragos visíveis, por enquanto), e também arranjou maneira de descer para o quarto e causou estragos consideráveis.

    Será qu o seguro multiriscos cobre isto? Sei que vai quase certamente ser "empurrado" para o condomínio, mas nesse caso não calha uma % ao seguro multiriscos de cada fração?
  5.  # 45

    Essa água toda foi dos testes q andou a fazer Paulo?
    É q já não chove a algum tempo, e tem aí ainda uma boa quantidade de água na placa...
  6.  # 46

    Colocado por: nunos7Essa água toda foi dos testes q andou a fazer Paulo?
    É q já não chove a algum tempo, e tem aí ainda uma boa quantidade de água na placa...


    Não, não! Esta era a água que entrava no inverno. A placa agora está seca. Nos testes destes dias apareceu apenas a broca que enfiei pelo muro dentro toda molhada, não chegou a sair em ribeiro. Depois de tanto tempo sem chuva nenhuma e tanto calor não acredito que ainda lá estivesse água da chuva, sobretudo numa fachada virada quase a sul... Teria "fugido" por capilaridade e evaporado.
  7.  # 47

    Será q andamos "todos" à procura das falhas no telhado, e o problema pode estar no muro? tem muros "duplos" encostados?

    Colocado por: nielskyApostava em fissuras na fachada, mesmo sem conhecer.
  8.  # 48

    Este é o telhado no google maps (péssima qualidade... já tirei melhor em tempos, mas dá para ver +-). A seta aponta para a esquina onde encontrei o problema de colocação da telha e a azul está marcada a zona onde a água aparece na esquina do tecto do quarto, embora este inverno já tenha aparecido também um pouco no quarto adjacente, na esquina do prédio que foi "cortada".
      Capture2.PNG
  9.  # 49

    Colocado por: nunos7Será q andamos "todos" à procura das falhas no telhado, e o problema pode estar no muro? tem muros "duplos" encostados?



    Depois dos arranjos e inspecções que fiz ao telhado nos últimos 2 anos essa era a minha hipótese, até ter encontrado esta telha mal colocada e a deixar pingar água na placa. OS tipos que cá vieram e que ainda a arranjar fachadas num prédio vizinho pendurados em cordas de rappel dizem que a fachada está OK, embora eu continue a achar que se estivesse bem não haveria zonas a babar ferrugem por haver água por trás da tinta. Mas lá está, pode vir de cima por dentro da parede. Apesar de os danos visíveis serem no tecto a humidade nesse quarto já chegou ao rodapé, que inchou um pouco e descolou...

    Sim, tanto quanto entendo o modo como está construído (e vi em prédios recentemente construídos aqui iguais a todos os outros) existe um muro exterior em betão, cerca de 1m de altura ou um pouco mais. Depois existe uma zona de 30-40 cm de largura por trás desse muro que faz de caleira, onde a água das telhas cai directamente e que faz os desníveis que guiam a água para as zonas de saída para baixo. Depois há o muro de betão que se vê nas fotos do interior do sótão, mais baixo, e que suporta as vigas do telhado. A água que infiltra acaba por se acumular no espaço por baixo das caleiras, entre os dois muros, por onde pode viajar algo livremente até encontrar por onde sair: para baixo para os quartos e para o lado para dentro do sótão... Isto é como eu entendo o problema, pode não ser bem assim.
  10.  # 50

    Bem, pode sempre tratar da caleira com mais 2 ou 3 demão como já fez anteriormente.

    Espreite bem a fachada e procure por fissuras e rachadelas.
  11.  # 51

    Estive a ver umas fotos q colocaste no inicio do tópico, e o muro da fachada tem um rufo metálico, será q o rufo metálico está a meter água? pelo interior do muro, onde está a caleira, será q está tudo em condições?
      Screenshot_3.png
  12.  # 52

    Colocado por: nunos7Estive a ver umas fotos q colocaste no inicio do tópico, e o muro da fachada tem um rufo metálico, será q o rufo metálico está a meter água? pelo interior do muro, onde está a caleira, será q está tudo em condições?

    É pertinente essa observação.
    O tubo pode se ter partido/rachado ou então não estar a vedar bem.
  13.  # 53

    Também pensei nesse tubo, que sai do chão da caleira e atravessa o muro exterior para conduzir a água para fora. Já estive lá a colocar água directamente durante muito tempo (ai a conta da água este mês...) e não notei aumento da humidade com o teste da "broca pelo muro dentro" na zona onde a água sai em fio no sótão... Tentei meter a mão para ver se sentia rachas mas não consigo bem devido à curvas apertadas... O tubo parece ser um L (deitado para a esquerda) que sai do chão para fora e só tem uma emenda em curva para baixo já bem fora da parede.
  14.  # 54

    Colocado por: nielskyBem, pode sempre tratar da caleira com mais 2 ou 3 demão como já fez anteriormente.

    Espreite bem a fachada e procure por fissuras e rachadelas.


    Posso voltar a aplicar o tratamento de borracha, mas da outra vez que o fiz, quando muito, o problema foi pior no inverno seguinte e tem piorado progressivamente... Certamente não por causa desta reparação mas porque água tem feito caminho e cada vez passa mais depressa/melhor. Não acho que seja daí, mas nºao descarto completamente a possibilidade...

    A fachada tinha umas pequenas fissuras, coisa pouca, que tapei já há algum tempo mas também não parece ter adiantado. E é na zona do muro superior em betão, não é em zona de tijolo.
  15.  # 55

    Boas,
    estive nos últimos dias a tentar resolver o problema no telhado e ao tentar "seguir o caminho da água" dei conta que o pequeno problema que relatei era maior do que parecia. Afinal a água que descia por toda a fila de telhas do canto superior esquerdo da janela não caía toda em cima do rufo desta, mas parte devia vazar sobre a placa pois parte da telha não estava sobre o rufo. Não sei como não vi isto antes, mas parece tudo tão bem colocado! Depois fui inspeccionar as outras janelas e encontrei um problema igual (ou pior) noutra. E, grande surpresa (não!), desse lado também há muita humidade no sótão, mesmo na zona em frente às janelas, só ainda não encontrou caminho para estragar nada em baixo no apartamento. Isto para além da parte inferior das janelas estar montada abaixo da cota das telhas, não facilitando o escoamento da água. Conclusão: quem montou as janelas devia ser um profissional de primeira...

    Os erros não são fáceis de detectar e a prova disso é que já lá foram 3 (supostos) entendidos em telhados e nunca ninguém viu isto. Mas depois que comecei a mexer telhas em volta das janelas e a estudar como é que a água se comportaria ali tornou-se tão evidente que até bati na testa... mas podia ser a fugir às vespas :-) Acho que por ser na parte superior das janelas ajudou a que passasse despercebido. Nâo obstante, quem faz a vida a montar janelas devia ver a burrice que ali deixou, com metade da telha a vazar por cima do rufo e metade por cima da placa! Como não vi outra alternativa (porque não dá para simplesmente mover a janela de sítio, nem as telhas todas de modo a ajustar à janela) usei uma espécie de fita betuminosa/metálica para direccionar a água para onde deve escorrer e evitar que caia na placa. Também estive a levantar a tela inferior do rufo da janela e o rebordo superior das primeiras telhas logo por baixo das janelas com ripas de madeira de modo a criar um declive constante da janela para o telhado. Não teria sido difícil fazê-lo durante a montagem, mas não se deram ao trabalho... Parece que uma grande cova nesta tela e telhas quase paralelas ao chão é trabalho aceitável... Tenho muita pena de não ter tirado fotos, mas da última vez que lá tive o telefone este portou-se mal a brincar com a gravidade e ficou de castigo.

    Não sei se há outras questões por resolver mas aproveitei a fita betuminosa para melhorar um pouco em volta da janela do lado mais problemático e da junção de águas desse lado também, pois algumas das telhas que estão fixas por baixo desta junção não foram colocadas da melhor maneira... Sinceramente espero que fosse este o problema e estou em crer que sim, porque na água oposta do telhado as duas janelas não tinham estes defeitos de montagem e desse lado não há humidades. Ainda me falta corrigir o rufo e telhas de uma delas e vou testar com água, para ver se segue caminho por onde deve. Só gostava de saber quem montou isto para pedir responsabilidades, mas o antigo dono que as mandou instalar não me tem respondido...

    Vindo as chuvas logo comunicarei a minha alegria ou frustração com isto.
  16.  # 56

    Já agora, estas fitas/telas betuminosas (de butilo) permanecerão coladas ás telhas húmidas? Como são feitas de um material poroso eventualmente a humidade vai chegar à parte inferior da tela, onde estão coladas pela substância super pegajosa (as minhas pernas que o digam, quando encostei ao rolo sem querer...). Estava um dia quente quando apliquei e aquilo estava mole e super pegajoso. Agarrou que foi um mimo e foi mais fácil de moldar como queria, só espero que aguente a humidade...

    Deixo também aqui nova imagem do telhado onde marquei com uma seta preta a zona onde encontrei o segundo problema das telhas no canto da outra janela e a verde a zona onde se vê humidade no sótão (embora, repito, esta ainda não tenha afectado o apartamento, mas é bastante). Não pode ser só coincidência que ambas as zonas com humidade no sótão estejam mesmo em frente às janelas onde encontrei os problemas!
      Capture22.PNG
  17.  # 57

  18.  # 58

    Acho que é o mesmo tipo mas usei esta outra porque no leroy Merlin de Coimbra não havia quase nada... Havia umas da Soudal mas muito largas (e caras) e estas da Axton (marca deles) em prata e terracota (usei esta última):

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Isolamento-e-impermeabilizacao/Tinta-exterior-anti-humidade/WPR_REF_81876816
  19.  # 59

    Boas,
    desde já as minhas desculpas por voltar a este tópico, com muita infelicidade minha... Este verão fui fazendo as reparações que me pareceram necessárias, tapando possíveis vias de entrada de água no telhado com a tal fita betuminosa, ajeitando telhas e identificando algumas telhas partidas um pouco por sorte (na zona que fica por baixo de outras de cima, e por isso difícil de encontrar). Pensei ter feito um bom trabalho e umas primeiras chuvas nada leves aqui há umas semanas pareciam deixar-me feliz. No entanto, vem a depressão Bárbara e eis que encontro outra vez água no sótão, nos mesmo sítios do costume... Estou francamente desgostoso com isto porque ninguém me encontra o problema e, quando eu pensava ter encontrado, lá volta ele...

    Uma coisa que me apercebi, e que já deve estar assim há muito tempo mas que ignorei por parecer pouco importante, é que muitas telhas (devem ser dezenas) tem um pequeno canto inferior partido (uma coisita do tamanho da ponta do polegar, como se vê na foto), certamente já de construção ou de quando montaram as janelas. Até andei a remover os que vi porque pareciam estorvar um pouco o encaixe das telhas. Quando testei com água não pareceu ser um problema, mas será que é quando chove? Em vez de tentar explicar ponho algumas fotos. É o canto inferior da telha de cima, mas é uma parte que fica sempre por cima de outra telha. Por isso, mesmo que caia qualquer gota, cai em cima da telha de baixo e pode escoar. Digo eu... Alguém pode opinar? Será que o problema vem daqui e tenho mesmo que trocar estas dezenas de telhas para resolver o problema? As infiltrações são claramente nas águas que tem janelas, mas nem todas as águas com janelas têm infiltrações. Mas também apenas me apercebi de telhas partidas neste canto nas águas que tem infiltrações... Humm...
    Não me parece haver nada de obviamente errado com o telhado (fotos) mas se alguém perceber e se aperceber agradeço que me chame a atenção!
      IMG_20201026_102622.jpg
      IMG_20201026_102522.jpg
      IMG_20201026_102428.jpg
      IMG_20201026_102435.jpg
  20.  # 60

    Sei que estou a ter um pequeno monólogo, mas quem quiser quebrar a cadeia pode intervir 😁

    Depois de lá ter estado esta tarde a coçar a cabeça como um boi a olhar para um palácio, apercebi-me que há telhas que podiam estar mais bem encaixadas, e isso até se vê nas fotos, se fizerem zoom. Será que isso pode ser factor? Há locais em que as filas podiam estar mais próximas, por exemplo, levando com certeza a tapar melhor de qualquer água que venha tocada a vento. O problema é que para ficar bem implicaria levantar e recolocar o telhado todo... mas é facto que o encaixe podia ser mais bem feito, digo eu.
 
0.0264 seg. NEW