Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal. Gostaria de obter a vossa opinião para a escolha de um recuperador para aquecimento central numa moradia em construção.

    É uma moradia de dois pisos mas a área habitacional é terrea (130m2) e o piso superior (40m2 + 14m2 de sótão) é aberto para a sala (49m2) com um pé direito duplo de 5,5m até 3.3m, é com declive. A casa tem sensivelmente 600m3. Paredes com bloco térmico e etics de 60mm, caixilharia PVC com vidro duplo. A localização é Cantanhede. A casa conta com 13 pontos de ligação de radiadores, nomeadamente 3 na sala e 2 no piso superior e estimo por volta de 110/120 elementos. O recuperador também fará AQS em conjunto com dois painéis solares ligado a um deposito dupla serpentina de 300L.
    A lenha será maioritariamente eucalipto mas comprarei algum azinho ou oliveira.

    Estou indeciso entre os seguintes recuperadores:

    Solzaima Acqua 31kw

    Solrak Jade 910 23kw

    Albicalor Alfa Super 37kw

    Bronpi Hydrobronpi 80-E 27kw


    A minha escolha seria o ecofogo mas este não cumpre os 75% de rendimento. A segunda escolha é o Acqua porque é o mais bonito de todos mas apenas dá 16kw de potencia para aquecimento da água e tenho lido que consome muitíssimo.

    O Solrak pela indicação do fabricante dá 16kw para água e 7 kW para ambiente, em termos de aspeto é o que menos gostamos e tal como no acqua parece pouco os 16kw para a agua e com a desvantagem que não aquece tanto por ar.

    O Albicalor Alfa Super indica os 37kw para a água.

    Por fim, o Bronpi Hydrobronpi 80-E conta com 27kw de potência distribuindo 22kw para agua e 4kw para o ar, parece o mais idêntico ao ecofogo.

    Também me recomendaram o metlor lda 600/20 mas descartei essa hipótese.

    Gostaria então de obter alguma ajuda na escolha.

    Obrigado pela vossa disponibilidade.
  2.  # 2

    Calida adf 80 ou 100 produto nacional e bom
    Romotop com provas dadas aqui por foristas.
    Edilkaim também falado e com excelente instalação do forista Leiria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Herdle
  3.  # 3

    Colocado por: musciCalida adf 80 ou 100 produto nacional e bom
    Romotop com provas dadas aqui por foristas.
    Edilkaim também falado e com excelente instalação do forista Leiria
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Herdle


    Obrigado pelas sugestões. Também conheço essas marcas e tive preço para um aquatondo 29 mas passa muito o que pretendo gastar. Aliás creio que qualquer um dos 3 deverá passar os 2000€.

    O ADF Cálida 80v2.0 também dá por volta dos 16kw para a água. Tenho receio que fique curte para a casa.
  4.  # 4

    Veja o calida 70 ou 100, tem maior potência debitada na água com bons rendimentos.
    Pode não ficar curto, por estimativa, em função dos elementos que escolher, considere 150watt/elemento a funcionar todos a 100%.
    Será que vai ter todos a 100%? Com cabeças termostaticas alguns podem ir fechando/reduzindo caudal o que implica menor potencia.
    Portando em termos de potencia até os de 16kw servem perfeitamente.
    Os 16kw são valores médios pela dificuldade em podermos controlar con rigor a temperatura da água.
  5.  # 5

    Fazendo o cálculo a 100% daria 18kw para 120 elementos mas como indicou os elementos não estarão todos em carga máxima, inclusive um dos radiadores ou mais da sala até podem ser desligados.

    Tem este sistema de aquecimento em sua casa?
  6.  # 6

    Tenho sistema recuperador ligado diretamente aos radiadores, sem apoio às águas quente sanitárias.
    Entretanto devo construir outro sistema uma pouco mais completo idêntico ao que apresenta.
    A sua habitação apresenta boas características de isolamento, a temperatura não se irá perder rapidamente.
    Depois posso ajudar em dicas na instalação ou se procurar aqui no forum encontra.
    Visite o site sitiodaslareiras
  7.  # 7

    Agradeço uma vez mais. A instalação será feita pelo canalizador.

    Qual é o seu recuperador?
  8.  # 8

    Sem querer influenciar mas respondendo, é o calida 70.
    Sistema em vaso aberto, com válvula anticondensacao, admissão de ar exterior, sem isolamento na hotte, tubagem da chaminé em inox flexível sem emendas.
    Veja esta instalação
    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/
    Veja também esta
    https://forumdacasa.com/discussion/36312/2/instalacao-recuperador-de-calor-romotop-modelo-kv662-tv/

    Veja as contas em relação ao número de elemntos por divisão... não devia dizer isto pois a crítica poderá vir... mas conte com valores de referência 80w/m2 e talvez não necessite assim de tantos elementos
  9.  # 9

    E quantos elementos o seu cálida 70 aquece?

    Irei fazer os cálculos para ver se dá para diminuir o numero de elementos que tenho estimado.

    A instalação do aquatondo eu já conhecia mas a outra não, obrigado pela sugestão.
  10.  # 10

    aquece cerca de 65 elementos.
    Esqueci de referir que nem todos os modelos de recuperador permitem regulador de tiragem para poder ter algum controlo, não rigoroso, na entrada de ar para combustão.
    https://www.caleffi.com/portugal/pt/catalogue/regulador-de-tiragem-529050

    Na zona/divsão onde irá ser instalado recuperador é dispensado radiadores. Aqui é necessário ter em atenção à potência debitada em ambiente, por exemplo, no caso do solzaima acqua caso a divisão seja pequena pode aquecer em demasia o espaço por emitir bastante potencia no local onde está instalado causando desconforto. O acqua em termos esteticos é vistoso.
  11.  # 11

    Colocado por: musciSistema em vaso aberto
    sistemas abertos são de evitar a todo o custo, pouco eficientes e dificel de controlar convenientemente a combustão.
  12.  # 12

    Colocado por: jorgealvessistemas abertos são de evitar a todo o custo, pouco eficientes e dificel de controlar convenientemente a combustão.

    tem algumas vantagens e desvantagens em relação ao vaso fechado!
    Pouco eficientes? como assim?
    como realiza a instalação do vaso aberto?
    O que o vaso aberto tem a ver com o controlo da combustão?
  13.  # 13

    Colocado por: muscitem algumas vantagens e desvantagens em relação ao vaso fechado!
    qual é a vantagem de um vaso aberto em relação a um circuito pressurizado??

    Colocado por: musciPouco eficientes? como assim?
    ...
    O que o vaso aberto tem a ver com o controlo da combustão?

    qual a temperatura em que agua á pressão atmosférica entra em ebulição?

    num circuito pressurizado digamos que 2 bar ao nivél do mar, a que temperatura entra em ebulição?

    qual a temperatura em que a combustão de biomassa é mais eficiente?

    qual a durabilidade da caldeira da camara de combustão numa instalação que é continuamente alimentada por agua nova e qual a durabilidade da mesma fornalha quando ligada num circuito fechado de recirculaçao?
  14.  # 14

    porque responde às minhas questões com perguntas?

    vantagem é na segurança. Volto a repetir aos os sistemas têm vantagens e desvantagens, ambos funcionam.

    À pressão atmosférica é de 100.ºC.
    A 2bar é de 120.ºC-
    Para temperaturas adibáticas a lenha deve rondar cerca de 2.000ºC. Mas aqui como vossa relaciona a temperatura da chama com a eficiencia? Deverá ser tanto ao mais eficiente quanto menor o teor de oxigénio após a queima?

    A durabilidade vai depender da qualidade do material em termos de características.
    Caso seja continuamente alimentada por água nova algo deverá estar mal na instalação! Somente funciona em situação de temperatura excessiva.
    Concordo no que diz, sistemas com vaso fechado, a água acabo por ficar podre/inerte com menor reacção em termos de oxidação. Mas para isso acontecer os equipamentos são fraquinhos ou a instalação está mal feita.

    Mas explica lá aqui para a malta do forumdacasa e eu também quero aprender.
    Porque razão diz que são pouco eficientes.
    como realiza a instalação do vaso aberto?
    O que o vaso aberto tem a ver com o controlo da combustão?
  15.  # 15

    Colocado por: musciporque responde às minhas questões com perguntas?
    para aprender por si sem eu estar a perder muito do meu parco tempo.



    Colocado por: musciCaso seja continuamente alimentada por água nova algo deverá estar mal na instalação! Somente funciona em situação de temperatura excessiva.
    está equivocado, em vaso aberto tem entrada regular permanente de agua nova, pouca é certo mas praticamente continua.

    Colocado por: muscicomo realiza a instalação do vaso aberto?
    nunca fiz nem nunca farei uma instalação de vaso aberto.
  16.  # 16

    Colocado por: musciMas aqui como vossa relaciona a temperatura da chama com a eficiencia?
    a temperatura da caldeira onde é transferido o calor da chama para a agua.

    Colocado por: musciDeverá ser tanto ao mais eficiente quanto menor o teor de oxigénio após a queima?
    mais quanto mais calor conseguir retirar do combustível com geração de menores resíduos voláteis e sólidos.
    • musci
    • 5 maio 2019 editado

     # 17

    Você sabe e pode contribuir ainda mais para este fórum com as suas intervenções mas com mais sumo, a malta agradece. Porque experiência não lhe falta e sabe disto pois está no terreno e isso ninguém lhe tira, para além disso já cá anda à muitos andos neste fórum e pode partilhar o seu conhecimento também.

    Se nunca fez e nunca fará uma instalação de vaso aberto é contraditório afirmar que tem entrada de água permanente no sistema.

    Com estas opiniões quem ganha é o fórum 👍
    Contínuo a afirmar, ambos os sistemas são funcionais, no entanto existem vantagens e desvantagens.

    Por sinal não conto vender nem instalar sistemas pois não tenho empresa.
  17.  # 18

    Colocado por: musciSe nunca fez e nunca fará uma instalação de vaso aberto é contraditório afirmar que tem entrada de água permanente no sistema.
    esta a assumir que somente executo instalações novas, no entanto também faço assistência a instalações de outrem onde tenho contacto com as mais variadas situações e nunca agradaveis para os proprietários.

    Por outro lado é imperativo conhecer a teoria para se poder aplicar na prática,

    infelizmente no nosso país ainda impera o saber fazer pelo método copy past, sem questionar o porquê das soluções.
  18.  # 19

    Colocado por: musci
    Se nunca fez e nunca fará uma instalação de vaso aberto é contraditório afirmar que tem entrada de água permanente no sistema.


    Camarada, eu que nunca fiz instalação alguma desta matéria, consigo perceber a entrada de água nova no sistema.
    Água quente+vaso aberto+noites frias=vaporização
  19.  # 20

    Você é que disse que não fazias instalações em vaso aberto.
    Nas assistências que realiza, como encontra as ligações das tubagens de cobre com ligação ao vaso aberto?
    Aqui também é importante, nas bonbas circuladoras atuais com VV, ajustar a velocidade de circulação ao sistema e isto só se consegue monitorizando durante algum tempo.

    Conciliar a teórica e prática com a concretizacao e implementação de sistemas é gratificante e motivador para qualquer pessoa interessada na arte que executa. Motivo de surgirem interrogacoes e opiniões divergentes.

    Com isto, pode dar uma ajuda ao forista Herdle e caso tenha prestado alguma informação errada corrija.
 
0.0215 seg. NEW