Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    No meu lote onde estou neste momento a construir a casa existe um muro que confronta um outro lote onde já existe uma casa. O proprietário da mesma não é uma pessoa de trato fácil (existem várias situações que me foram reportadas inclusivé pelo meu responsável de fiscalização que já trabalhou para ele).

    A questão prende-se com o referido muro. O mesmo possui do lado do meu vizinho uma chapa e do meu lado uns ferros com arame farpado que "cai sobre o lado dele do terreno). Estou em crer que terá sido ele a colocá-los.

    Quando fez o levantamento topográfico ao meu terreno, o topógrafo foi peremtório em informar que o muro era meeiro. Assim sendo queria arrancar os tais ferros e o arame farpado. Os lotes são numa zona perfeitamente consolidade em termos urbanos, no centro de uma vila, a 50 metros da esquadra da policia e confesso que não tenho qualquer gosto em abrir a janela do quarto e ver arame farpado à minha frente. Tenho pensado mais adiante na obra enviar uma carta ao vizinho a informar que irei retirar o arame farpado (pelo que sei o mesmo não é permitido em zonas manifestamente urbanas). Antecipando que haverá uma reacção negativa:

    1. Confirma-se que a colocação de arame farpado é proibida em centros urbanos?
    2. Além do estudo topográfico, é necessário fazer mais alguma prova da propriedade do muro caso o meu vizinho diga que é dono do mesmo?

    Obrigado pelo vosso contributo.
  2.  # 2

    não poe a hipótese de falar primeiro com ele?
  3.  # 3

    Colocado por: marco1não poe a hipótese de falar primeiro com ele?


    Sim, mas por tudo o que me foi dito a pessoa é de trato dificil (manda tudo para tribunal) e gostaria de saber como preparar-me...
    • AXN
    • 17 maio 2019

     # 4

    Colocado por: Jpires761. Confirma-se que a colocação de arame farpado é proibida em centros urbanos?
    2. Além do estudo topográfico, é necessário fazer mais alguma prova da propriedade do muro caso o meu vizinho diga que é dono do mesmo?


    Na sua câmara não o podem informar sobre esse assunto?
  4.  # 5

    Colocado por: AXN

    Na sua câmara não o podem informar sobre esse assunto?


    Provavelmente sim, mas neste fórum haverá certamente quem o possa informar também ou que inclusivé possa ter passado por uma questão semelhante.
  5.  # 6

    Colocado por: Jpires76Quando fez o levantamento topográfico ao meu terreno, o topógrafo foi peremtório em informar que o muro era meeiro.


    Qual o fundamento desta afirmação?
  6.  # 7

    Colocado por: lmatos

    Qual o fundamento desta afirmação?


    O resultado do levantamento topográfico efectuado antes da construção. Segundo ele "(...) em anexo um PDF com os limites do lote a vermelho, os muros são meeiros a Nascente , Norte e Poente". O levantamento deverá ser encarado como uma verdade absoluta? O que impede qualquer um de "tomar posse" de um muro meeiro caso já não haja memória de quem o construiu em primeiro lugar?

    Obrigado.
  7.  # 8

    o loteamento também refere x metros de largura, é também um dado.
  8.  # 9

    Colocado por: marco1o loteamento também refere x metros de largura, é também um dado.


    Deduzo que o topógrafo tenha tido a largura do terreno em consideração quando fez o levantamento :)
  9.  # 10

    Bom dia.
    Estou a construir um muro a meias com o vizinho. A cota do terreno do vizinho é mais alta, numa média de metro e meio, mais coisa menos coisa. O orçamento que nos foi apresentado incluía guarnecimento do muro apenas do meu lado. O vizinho não questionou, mas, pensando bem, será justo o vizinho pagar metade do guarnecimento apenas do meu lado? Uma vez que é uma questão estética do meu lado, não deveria ser uma despesa só minha?
    Obrigada pelos esclarecimentos que possam dar. Bom fim-de-semana.
  10.  # 11

    Colocado por: cmmoreiraserá justo o vizinho pagar metade do guarnecimento apenas do meu lado?
    justo não será, mas é coisa que deve conversar com ele.
  11.  # 12

    acho que não está a ver vem

    o seu vizinho está a comparticipar num único objeto e com as suas formas e técnicas exigidas pela situação, o fato das terras dele estarem mais altas por si só também implicam que o muro em vez de algo simples tem que ter capacidade de sustentação,
    quanto é que fica a descoberto do lado dele, não deve ser muito .
  12.  # 13

    Colocado por: marco1
    o seu vizinho está a comparticipar num único objeto e com as suas formas e técnicas exigidas pela situação, o fato das terras dele estarem mais altas por si só também implicam que o muro em vez de algo simples tem que ter capacidade de sustentação,
    quanto é que fica a descoberto do lado dele, não deve ser muito .
    o guarnecimento do lado do cmmoreira nãi interfere na solidez da estrutura, o pr´prio diz que isso é apenas estético. sendo assim a meu ver não tem necessidade de o
    pagar, mas isso depende do acordo a que chegaram os dois. se o outro não se importar de pagar melhor
 
0.0174 seg. NEW