Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho um painel solar termossifão Telic Solar Innova com um reservatório de 200L (tudo no telhado). Há uns meses começou a aparecer água no quadro elétrico. Fechei as torneiras existentes no painel, para que a água deixasse de passar e esvaziei o depósito. Após análise, foi possível identificar uma fuga na resistência do painel. Passado algum tempo foi possível retirar a resistência e obter uma nova. Coloquei agora a resistência nova e abri novamente as torneiras (que estão junto ao depósito), para que a água começasse novamente a correr.
    No quadro elétrico liguei novamente o disjuntor parcial, exclusivo para ligar o painel.
    Passado alguns minutos (3-4 min) o disjuntor geral dispara (o disjuntor parcial mantém-se ligado).
    Pensei que talvez fosse o disjuntor parcial que tivesse ficado estragado com a água. Substitui-o por um novo. Contudo acontece o mesmo.
    Ligo o disjuntor parcial e passado alguns minutos, o disjuntor geral dispara.
    Alguma ideia?
    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    O disjuntor geral deve ser diferencial, está a disparar porque há electricidade a "fugir" para a terra. A fuga de água estancou? Se estiver a gotejar junto a ligações elétricas pode vir daí o problema.
  3.  # 3

    A fuga de água foi estancada. O problema estava na resistência que está no depósito, que deixou de vedar a passagem de água. Essa origem já foi solucionada.
 
0.0089 seg. NEW