Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!

    Estou em fase de arranque para construção de uma moradia.
    Abaixo alguns dados:
    -Área de cosntrução = 160m2 (2x80m2)
    -Área do terreno = 220m2
    -Zona = Matosinhos (Guifões)

    Pedi a vários arquitectos preços com base num descritivo comum (Estudo prévio, Projecto base, Projecto Execução, Assistência técnica). Tenho já algumas respostas (Preços desde os 6k€ até aos 12k€, sendo que excluí os que estavam acima deste limite).
    Entretanto já reuni com alguns para perceber alguns detalhes do seu trabalho.

    Pergunto se têm alguma experiência a partilhar, quer a nível de valores quer a nível de qualidade de serviço.

    Obrigado.
  2.  # 2

    o intervalo de preços parece-me razoável mas vale o que vale. O de 6 pode ser chapa 5 e o projeto de execução não valer grande coisa, por outro lado o de 12 pode ser completo mas com pouca qualidade.
    peça propostas mais detalhadas e se puder meta aqui sem identificação para que se possa analisar.
    Atenção a uma coisa, refira que se reserva a que o processo possa ser interrompido na fase de estudo prévio, pois se nesta fase as coisas não correrem da melhor forma mais vale terminar por ai. portanto só passar para a fase de ir para a camara com o estudo prévio completamente do seu agrado.

    de resto a sua analise pessoal em termos de empatia é que poderá ter peso.
  3.  # 3

    Anexo 3 propostas que estou a considerar.
    Duas delas na ordem dos 6k e a terceira nos 11.5k.

    As condições de pagamento são em todas diferentes mas irei propor as que entendo adequadas:

    • 1ª Prestação – Com a assinatura do contrato – 10%
    • 2ª Prestação – Com a aprovação do Estudo prévio – 10%
    • 3ª Prestação - Na entrega do Projecto de Licenciamento na Câmara – 30%
    • 4ª Prestação - Na aprovação pela Câmara Municipal do projecto apresentado – 10%
    • 5ª Prestação - Na entrega do Projecto de Execução para obra – 20%
    • 6ª Prestação – Com a escolha de empreiteiro para execução de obra 10%
    • 7ª Prestação – Com o fecho do livro de obra e emissão da Licença de Habitabilidade 10%
  4.  # 4

    mas são propostas diferentes a proposta 1 é de arquitectura + especialidades
    as propostas 2 e 2 são de arquitectura + especialiades + execução

    o preço da proposta 2 parece-me irreal.
  5.  # 5

    nem sei que lhe diga

    a 3 parece-me bem explanada mas falha na compatibilização com as especialidades, até parece que um projeto estas coisas andam separadas.
    dá em termos de custos para arquitetura um preço mais alto e as especialidades parece que manda para canto, nem fala que o coordenador de projeto deve fazer e enquadrar todas as especialidades e reunir para concurso de empreitada um documento único ( mapa de quantidades e trabalhos)

    as outras parece-me algo confusas e pelos preços ponho em duvidas a qualidade dos projetos de execução
    Concordam com este comentário: antonylemos
  6.  # 6

    Todas as propostas são idênticas.
    Incluem arquitectura + especialidades.
    Contemplam estudo prévio, projecto de licenciamento, projecto de execução e assistência técnica em obra.
  7.  # 7

    a meu ver a proposta 2 é demasiado barato o projecto de execução. o projecto de execução dá mais do triplo do trabalho que todo o resto... deixa-me um pouco de pé atrás em relação ao projecto de execução.
    O da proposta 1 tb me parece pouco para incluir um bom projecto de execução
    Concordam com este comentário: marco1
  8.  # 8

    O meu próximo passo será pedir exemplos de PE aos mais baratos.
    Contudo, dada a minha inexperiência a conclusão será sempre relativa...
  9.  # 9

    Nao conhece ninguem que ja tenha trabalhado com esses arquitetos? Seria interessante ter o feedback de outros DO...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 10

    Proposta 1
    Assistência técnica à obra 563€
    Fiscalização com 2 visitas mensais com um custo de 25€ cada uma
    Termo de responsabilidade pela direção de fiscalização 400€
    Falta o Plano de segurança e saúde para a fase de obra

    Proposta 2
    O Plano de segurança e saúde em obra é da responsabilidade do empreiteiro. O que o DO tem que apresentar é um plano de segurança e saúde em fase de projeto.
    Direção de fiscalização, subentende-se que sejam visitas semanais.
    Dá um valor de pouco mais de 5€ cada visita…
    Falta a coordenação de segurança
    Proposta 3
    Considera a assistência técnica à obra um serviço complementar. Não é verdade. É um serviço a que estão obrigados cada um dos projetistas.
    Propõem visitas quinzenais mas não definem o custo.
    Não inclui Direção de fiscalização nem coordenação de segurança
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Terminator
  11.  # 11

    Ze

    na proposta 3 não tinha nada que estar incluído fiscalização e coordenação de segurança
  12.  # 12

    Colocado por: marco1na proposta 3 não tinha nada que estar incluído fiscalização e coordenação de segurança

    Claro que não, mas para quem não domine o tema e não leia o final da proposta, pode ser enganador pelo fato de as outras incluirem
    Concordam com este comentário: marco1
  13.  # 13

    Considera a assistência técnica à obra um serviço complementar. Não é verdade. É um serviço a que estão obrigados cada um dos projetistas.

    A minha interpretação é que está incluído, aliás na proposta do arquitecto fala em inclusão de 24 visitas e na das especialidades em 12... acho que o facto de estarem 2 propostas separadas torna o processo menos coerente.
  14.  # 14

    Colocado por: TerminatorA minha interpretação é que está incluído

    A fiscalização?
    Não está, está explicito no final da proposta
  15.  # 15

    atenção :

    acompanhamento da obra é diferente de assistência técnica á obra, esta até em rigor não precisa de visitas nenhumas á obra, são esclarecimentos sobre os projetos que podem ser feitos via telf, por esboços, presencial etc...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 16

    Colocado por: marco1acompanhamento da obra é diferente de assistência técnica á obra

    O acompanhamento/fiscalização, tem toda a vantagem que seja feito por alguém exterior aos projetos
  17.  # 17

    Sim, certo. De acordo.

    Quanto à fiscalização, neste tipo de obra, poderá ser assegurada pelo arquitecto ou deverá ser mesmo uma entidade independente?
  18.  # 18

    Colocado por: Terminatorpoderá ser assegurada pelo arquitecto

    Pode, ainda que a Ordem não recomende.
    O DO tem vantagens que seja feito por alguem exterior aos projetos
  19.  # 19

    eheheh

    eu ai já diria que tem a ver com a qualidade do fiscal :))
  20.  # 20

    Colocado por: marco1eu ai já diria que tem a ver com a qualidade do fiscal :))

    Verdade!
    Duvidem sempre de fiscais que não vão para as obras com um cão.
    :)))
 
0.0233 seg. NEW