Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Agradeco dicas, sugestoes e qualquer tipo de ajuda que me possam dar ja que o saber nao ocupa lugar.
    O Teclado e ingles e nao ha pontuacao mas da para perceber que so peco que nao percam tempo a dizer que Portugal ta mal e que sou louco em querer voltar bla bla bla.

    Vivo em UK a 16 anos e estou no processo de vender a minha casa que me vai render um lucro de 150 mil libras, qq coisa como 180 mil euros.
    Estou a planear voltar a Portugal e comprar na zona de Braga. Tenciono comprar uma casa a pronto!

    Gostava de saber se o estado Portugues vai querer prova de rendimentos e me cobrar taxas absurdas? O meus impostos estao em dia em UK e nao sou cidadao em territorio portugues desde 2003.

    E possivel chegar, escolher a casa e comprar a pronto sem ter que dar satisfacoes?
    Alguem tem conhecimento de como funciona transferencias de capital para um banco portugues etc?

    Obrigado.

    Pedro Lopes
  2.  # 2

    Quanto muito pode ser pedido para comprovar a origem do rendimento (passando a ser cá residente), mas isso será fácil, tendo cópia da escritura.

    Atenção para n ser cá residente no ano da venda... Mas isso são outras questões
  3.  # 3

    Assim que vender a minha casa (Julho 2019 no maximo) tenciono voltar e registar-me novamente como cidadao em territorio Portugues.
    Embora possa ficar em casa dos pais por um tempo o objectivo sera comprar casa o mais depressa possivel e sendo assim serei residente em Portugal no mesmo ano de venda da casa em UK.
    Ha algum problema nisso?
    • zed
    • 22 maio 2019 editado

     # 4

    Colocado por: pedrolop3sHa algum problema nisso?

    Sim, poderá ter de pagar IRS em Portugal sobre as mais valias da casa. Não sei se tem mas é este tipo de problemas que pode acontecer tanto com as mais valias assim como outros rendimentos que teve no ano.

    Recomendo vivamente que recorra a consultoria fiscal ANTES de regressar.

    E possivel chegar, escolher a casa e comprar a pronto sem ter que dar satisfacoes?

    Sim. Se estiver actualmente como não residente deve ser pacífico pois não há declaração anterior para cruzar com as suas despesas.

    Colocado por: pedrolop3sAlguem tem conhecimento de como funciona transferencias de capital para um banco portugues etc?

    Transfere o dinheiro e se for chamado pelo banco a justificar a origem (normas contra branqueamento de capitais) então justifica...

    Uma boa notícia para si: terá direito a estatuto de residente não habitual quando regressar, o que tem uma série de vantagens. Informe-se.
 
0.0082 seg. NEW