Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Eu e a minha irmã queremos arrendar um imóvel que pertence ao meu pai. A nossa ideia é celebrar um contrato de comodato em que o meu pai passa o usufruto do imóvel a mim e à minha irmã de forma gratuito por, por exemplo, um período de 10 anos. No contrato de arrendamento que vamos fazer os senhorios que vão constar sou eu e a minha irmã, certo? Precisamos de referenciar o contrato de comodato? Como é que fazemos o registo nas finanças se nem eu nem a minha irmã possuímos o imóvel?

    Alguém já teve a mesma situação?

    Obrigado!! :)
  2.  # 2

    O pai é usufrutuário ou é proprietário?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frcorrea
  3.  # 3

    o pai é o proprietário. e nós queremos arrendar o apartamento a uma terceira pessoa
  4.  # 4

    Deve ser formalizado um contrato de comodato, no qual deverá ficar expresso que os comodatários ficam autorizados a ceder de arrendamento o imóvel, colhendo o fruto das rendas.
    Depois, os comadatários, formalização um contrato de arrendamento a terceiros.

    Ambos os contratos tem que ser registados no Portal das Finanças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frcorrea
  5.  # 5

    Mas penso que terei de ir às Finanças pessoalmente para registar o comodato e o contrato ao mesmo tempo, não?

    E já agora, arrendamento a estudantes. A casa tem 3 quartos, pode haver a possibilidade de arrendar a estudantes. Qual é a melhor forma de fazer isto? O contrato fica em nome de um dos pais e os restantes 2 ficam como fiadores? Como costumam fazer?
    • size
    • 29 maio 2019 editado

     # 6

    Presumo que, cada sujeito passivo, poderá proceder aos registos Online, no portal das Finanças.

    Claro, que o arrendamento pode ser cedido a um grupo de 3 estudantes.

    O contrato deve ser formalizado em nome dos 3 arrendatários/estudantes, sendo conveniente que os respetivos pais sejam os fiadores.
    O que poderia valer um estudante, possivelmente, sem rendimentos e património, ser fiador de um colega ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kiliam, frcorrea
  6.  # 7

    @size, sim eu queria referir que os outros 2 pais seriam os fiadores! :) Mas a sua sugestão é colocar o contrato em nome dos estudantes e colocar os respetivos pais como fiadores, ok. Parece-me bem! :)
 
0.0127 seg. NEW