Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Segundo Marina Brito, investigadora de Braga destas temáticas, o "lítio é o novo petroleo de Portugal".

    Ora eu concordo, mas será que o povo portugues vai ganhar alguma coisa com isso? As concessões das nossas jazidas estão a ser dadas em que termos? Em termos terceiro-mundistas africanos, em que multinacionais vão sacar os minérios a troco de umas migalhas para os nativos conjuntamenente com (dizem muitas vozes) umas generosas luvas para alguns decisores? Qual o valor acrescentado de todo o processo que vai ficar em Portugal?

    Está aberta a discussão...
  2.  # 2

    As concessões ja foram dadas de forma polemica. O que significa que mais uma vez, que quem governa este país nao representa os interesses dos portugueses.
    Mais uma vez somos bons lá fora, mas cá dentro somos miseraveis.
    Acho que os portugueses deviam todos fazer boicote às proximas legislativas. Ninguem aparecia nas mesas de voto.
    Haja saude.
    Concordam com este comentário: fagulhas, master_chief
  3.  # 3

    Até pode ser.

    Mas quem lucrará não é o País.
  4.  # 4

    Infelizmente tenho de concordar a 100 por cento com os comentários supra. Desgraçado povo com mais isto a somar a outras tristezas "berardas" , "salgadas" e afins.

    Infelizmente a nossa comunicação social tb. não parece dar relevancia ao tema, e quando o abordam não vão ao essencial nem fazem perguntas incómodas a quem de direito...
    Depois queixam-se da crise dos jornais, das vendas, etc., por mim assim como estão e a informação que (não) fazem, os (estes!) media fazem tanta falta como os piolhos, não tenho pena nenhuma que vão á falência...
  5.  # 5

    Qual o porquê de sucessivamente as decisões serem tomadas sem precaver a criação de riqueza para o País?


    Qual o porquê de empresas privadas terem o domínio da economia?E depois não pagarem impostos em Portugal?

    Qual o porquê de privatizaram o sector e energético a troco de migalhas?

    Qual o porquê de privatizarem o sector dos transportes público,para depois passarem a ter subsídios?
  6.  # 6

    Colocado por: ****Infelizmente o nosso lítio não presta e não serve !


    Porquê?
  7.  # 7

    Temos de criar o partido do FdC, só temos de descobrir quem manda nisto para eleger o cabeça de lista.
  8.  # 8

    Caro MDias, não é essa a opinião de uma perita na matéria, a Dra. Marina Brito, senão ela não daria o que dá título a este tópico.
  9.  # 9

    Colocado por: ****

    Li algures que afinal o nosso não é o tal !


    deve ser por isso que os ingleses nao querem sair de la...... e querem ainda aumentar a area de exploração!
  10.  # 10

    Isto nunca vai avançar em PT tal como dezenas de outros projetos porque vai sempre alguém a alegar ilegalidades de diversas formas e feitios e também porque de 5 em 5 anos passa um mosquito nessa zona e tem de ser protegido.
  11.  # 11

  12.  # 12

  13.  # 13

    E porque não? Até podia ser, já que lança a ideia, o NTORION a encabeça-lo ... E sobre este tema o Ntorion não opina nada?


    Eu por mim, e agora que se aproximam eleições ou não voto ou voto no partido, de esquerda ou direita, que se propuser defender os interesses de Portugal e do povo português nesta matéria, legislando em conformidade!

    È preciso ver que o lítio mesmo não sendo o de melhor qualidade, como é o nosso, é um minério raro, e que com a electrificacção automovel em crescimento a cotação vai aumentar muito nos próxinos anos.

    No "Observador" li ontem que o grupo VWagen já está aflita porque um dos seus fornecedores de baterias, a Samsung, já só lhe consegue fornecer um quarto da quantidade de baterias que já estava contratualizada.



    Colocado por: NTORIONTemos de criar o partido do FdC, só temos de descobrir quem manda nisto para eleger o cabeça de lista.
  14.  # 14

    https://ominho.pt/empresa-australiana-desiste-de-prospecao-de-litio-no-alto-minho/

    É muito bonito falar... mas ninguém quer explorações mineiras ao pé da porta porque sabemos que as águas e as terras ficarão contaminadas em pouco tempo.
    Quando fizeram um troço de uma auto-estrada aqui perto uma das fontes de água mais populares deixou de ser usada pelo público porque de repente ficou contaminada com metais.
    Não me admirava nada que qualquer dia os xuxas dos nossos governantes vendam os direitos a essas empresas entrangeiras sanguessugas. Em vez de esperar que as nossas empresas e universidades adquiram competências.
  15.  # 15

    Colocado por: carlosj39porque não? Até podia ser, já que lança a ideia, o NTORION a encabeça-lo ... E sobre este tema o Ntorion não opina nada?


    Sou uma pessoa muito pouco paciente e com tendências radicais, no fim do primeiro debate tinha de apresentar a demissão...

    Quanto ao assunto, n estou suficientemente informado.
  16.  # 16

    mas não há ai um senhor, acho que Paulo Morais (?) que é a personificação da honestidade? e tem lutado muito por isso, porque será que não se aposta mais nele?
  17.  # 17

    Colocado por: Sirruper Acho que os portugueses deviam todos fazer boicote às proximas legislativas. Ninguem aparecia nas mesas de voto.
    Na minha simples opinião, se o voto do povo fosse mesmo para alterar algo ou mexer com o sistema, o voto há muito tinha sido banido ou substituido por algo do mesmo valor.
  18.  # 18

    Colocado por: marco1mas não há ai um senhor, acho que Paulo Morais (?) que é a personificação da honestidade? e tem lutado muito por isso, porque será que não se aposta mais nele?


    Porque é melhor ficar na praia e culpar os que votam desta miséria...Não assumindo assim a responsabilizado perante o voto a que todos nós temos direito.

    Se é uma ditadura, é porque é uma ditadura.
    Se podem votar, é porque não querem a responsabilidade...

    Mas para criticar, estamos todos sempre prontos!
  19.  # 19

    Colocado por: fagulhasNa minha simples opinião, se o voto do povo fosse mesmo para alterar algo ou mexer com o sistema, o voto há muito tinha sido banido ou substituido por algo do mesmo valor.



    Porque?

    Com a abstenção em alta, eles só tem que contar os votos dos "associados" e não levantam ondas.
  20.  # 20

    com as riquezas que o lítio vai dar (qual ouro do brasil) é de questionar o que vamos ter novo... um aeroporto, o TGV, mais uma ponte, ou algumas autoestradas....ou um novo convento de mafra, que se podia transformar em alojamento local.

    10M de eleitores
    50% de abestencap
    5M de votos expressos
    maioria absoluta, 2,5M
 
0.0221 seg. NEW