Iniciar sessão ou registar-se
    • LMVB
    • 1 março 2020

     # 41

  1.  # 42

    Concordo em absoluto que as populações locais devem controlar que o processo seja pouco poluente e que os locais sejam beneficiados em primeiro lugar, agora impedir que o litio venha a ser usado significa que estão a favor dos carros a diesel e gasolina e consequente poluição...

    Não caía das nuvens que fossem as petroliferas a financiar estes protestos e esta luta anti.litio...
    • LMVB
    • 2 março 2020 editado

     # 43

    Colocado por: carlosj39Concordo em absoluto que as populações locais devem controlar que o processo seja pouco poluente e que os locais sejam beneficiados em primeiro lugar,


    Como é que faz isso? O processo é muito poluente e acaba por afectar águas e solo. Já para não falar nas crateras a seu aberto de kms. Nos países de 3º mundo até usam a mão de obra barata para explorar estes minérios

    https://www.ft.com/content/427b8cb0-71d7-11e7-aca6-c6bd07df1a3c
    • LMVB
    • 2 março 2020

     # 44

    Colocado por: carlosj39agora impedir que o litio venha a ser usado significa que estão a favor dos carros a diesel e gasolina e consequente poluição...


    A confusão de muita gente é pensar que o problema é o diesel e a gasolina!
    E que agora com as baterias deixou de haver o problema. Este conceito esta muito errado
  2.  # 45

    Colocado por: LMVB

    Como é que faz isso? O processo é muito poluente e acaba por afectar águas e solo. Já para não falar nas crateras a seu aberto de kms. Nos países de 3º mundo até usam a mão de obra barata para explorar estes minérios

    https://www.ft.com/content/427b8cb0-71d7-11e7-aca6-c6bd07df1a3c

    O problema é a lavagem cerebral. Essa "notícia" refere-se à extração de cobalto, não de lítio.
    Sabes onde é que se gasta grande, grande parte do cobalto extraído por criancinhas do Congo? A refinar combustível ;)
    https://www.cobaltinstitute.org/desulphurisation.html
    Concordam com este comentário: carlosj39
    • LMVB
    • 2 março 2020

     # 46

    Colocado por: Anonimo12122020Mas isso não interessa, o que interessa e que os carros nao poluem enquanto andam, nem que a energia elétrica venha de uma central de carvão ou nuclear.


    é isso mesmo, vai ser sempre andar, aqueles tesla de 70000 euros is the way to go
  3.  # 47

    Então não há processos de minimizar a contaminacao dos solos e evitar a contaminacao das aguas? E nos outras minas, sem ser litio, não há poluição? Que é tb. condenavel, agora não venham é fazer o jogo dos poluidores mores do país e do planeta, as petroliferas..

    Colocado por: LMVB

    Como é que faz isso? O processo é muito poluente e acaba por afectar águas e solo. Já para não falar nas crateras a seu aberto de kms. Nos países de 3º mundo até usam a mão de obra barata para explorar estes minérios

    https://www.ft.com/content/427b8cb0-71d7-11e7-aca6-c6bd07df1a3c
    • LMVB
    • 2 março 2020 editado

     # 48

    Colocado por: Bruno.AlvesO problema é a lavagem cerebral. Essa "notícia" refere-se à extração de cobalto, não de lítio.
    Sabes onde é que se gasta grande, grande parte do cobalto extraído por criancinhas do Congo? A refinar combustível ;)


    Colocado por: Bruno.Alves
    O problema é a lavagem cerebral. Essa "notícia" refere-se à extração de cobalto, não de lítio.
    Sabes onde é que se gasta grande, grande parte do cobalto extraído por criancinhas do Congo? A refinar combustível ;)


    Leste o primeiro paragrafo?
    Eu sei que a noticia se refere ao cobalto e ao cobre, diamantes etc..
    Mas a sede destas empresas é a mesma que as que vem explorar o litio em Portugal. Não tenhas dúvidas
    Possivelmente as mesmas.
    O que me faz sofrer com com esta tentativa de instalarem estas empresas não são razoes políticas, é apenas a tristeza de ver o paraíso onde nasci ser prostituído e destruído pela ganância.
    Convido quem quer que seja a vir beber água pura de algumas nascentes que conheço, num dos locais que será expropriado, existem cavalos selvagens, raposas, as musicas populares falam dela e até poetas de renome já falecidos, tudo isso vai perder-se para sempre
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  4.  # 49

    Aqui concordo é claro que preferia mil ou 10 mil vezes que a exploração fosse feita por empresas publicas ou privadas portuguesas onde os municipes locais tivessem participação relevante, certamente não faltariam fundos europeus a apoiar projectos assim, tivessemos nós governantes e politicos competentes, fossem eles do partido x ou y ...



    Então não há processos de minimizar a contaminacao dos solos e evitar a contaminacao das aguas? E nos outras minas, sem ser litio, não há poluição? Que é tb. condenavel, agora não venham é fazer o jogo dos poluidores mores do país e do planeta, as petroliferas..

    Colocado por: LMVB

    Como é que faz isso? O processo é muito poluente e acaba por afectar águas e solo. Já para não falar nas crateras a seu aberto de kms. Nos países de 3º mundo até usam a mão de obra barata para explorar estes minérios

    https://www.ft.com/content/427b8cb0-71d7-11e7-aca6-c6bd07df1a3c


    Colocado por: LMVB



    Leste o primeiro paragrafo?
    Eu sei que a noticia se refere ao cobalto e ao cobre, diamantes etc..
    Mas a sede destas empresas é a mesma que as que vem explorar o litio em Portugal. Não tenhas dúvidas
    Possivelmente as mesmas.
    O que me faz sofrer com com esta tentativa de instalarem estas empresas não são razoes políticas, é apenas a tristeza de ver o paraíso onde nasci ser prostituído e destruído pela ganância.
  5.  # 50

    Colocado por: carlosj39agora impedir que o litio venha a ser usado significa que estão a favor dos carros a diesel e gasolina e consequente poluição...
    De certeza que o lítio polui menos que um carro a gasóleo ou gasolina? Veja o impacto ambiental do processo de extração de lítio. E o que faz ás baterias uma vez desativadas?

    Já parece a Candidata do PAN por Setúbal, que agora até é deputada, a dizer que está contra os carros a combustíveis fósseis, e tb está contra a extração de lítio, andar a cavalo também não pode ser porque estamos a torturar o animal. Quando lhe perguntam alternativas, engasga-se e fala nuns "carros a hidogénio", que estão muitíssimo pouco desenvolvidos.
  6.  # 51

    Colocado por: HAL_9000 Veja o impacto ambiental do processo de extração de lítio. E o que faz ás baterias uma vez desativadas?


    Mas isso polui ? tenho lido no topicos nos Electricos que as Baterias não poluem, são virtualmente zero poluição....
  7.  # 52

    Excelente ideia, ir a esses tópicos ver o que já se discutiu sobre isso para não estarmos sempre a repetir o mesmo ;)
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    • jcfcid
    • 2 março 2020 editado

     # 53

    Colocado por: HAL_9000De certeza que o lítio polui menos que um carro a gasóleo ou gasolina? Veja o impacto ambiental do processo de extração de lítio. E o que faz ás baterias uma vez desativadas?

    Já parece a Candidata do PAN por Setúbal, que agora até é deputada, a dizer que está contra os carros a combustíveis fósseis, e tb está contra a extração de lítio, andar a cavalo também não pode ser porque estamos a torturar o animal. Quando lhe perguntam alternativas, engasga-se e fala nuns "carros a hidogénio", que estão muitíssimo pouco desenvolvidos.


    HAL_9000

    as baterias são reciclaveis (os materiais) e / ou reutilizaveis.

    Quando deixa de dar para um carro, pode ser utilizada numa casa, por ex.

    Quando deixa de dar para os dois, vai para a reciclagem ondem se conseguem recuperar em mais de 80%....

    Quanto consegue reciclar de um litro de gasolina / gasoleo? certo..

    E o impacto ambiental da extração de petroleo..

    Na minha opinião, é um mal menor. Se pode trazer alguma riqueza ao pais porque nao? E as pedreiras que existem a ceu aberto por todo o pais? Não vejo onde possa ser diferente!
  8.  # 54

    Colocado por: jcfcidSe pode trazer alguma riqueza ao pais
    É este o cerne da questão. Vai destruir uma paisagem natural, impossível de reverter, vai estragar solos e águas, e riqueza para o país, vai criar?
    Como todo este processo tem sido conduzido, todos estes mal entendidos, parece-me que vai trazer riqueza, mas não será na sua maioria para o país.

    Quanto ao binómio carros a combustíveis fosseis/eletricos, tb concordo que os elétricos são o mal menor. Agora convém é dar às pessoas condições para que os possam comprar.

    Tem-se apostado em aumentar a taxa sobre os combustíveis fósseis, mas e incentivos para a transição para o eléctrico? Se o português normal, anda com carros que têm 10-15 anos, acha que vai conseguir comprar um eléctrico? Até lhe digo mais, ganho acima da média nacional, e não consigo trocar o meu poluente de 23 anos por um veículo elétrico. Sobretudo quando as marcas pedem mais de 15 mil euros para trocar a bateria ao fim de alguns anos.
  9.  # 55

    Colocado por: HAL_9000É este o cerne da questão. Vai destruir uma paisagem natural, impossível de reverter, vai estragar solos e águas, e riqueza para o país, vai criar?
    Como todo este processo tem sido conduzido, todos estes mal entendidos, parece-me que vai trazer riqueza, mas não será na sua maioria para o país.

    Quanto ao binómio carros a combustíveis fosseis/eletricos, tb concordo que os elétricos são o mal menor. Agora convém é dar às pessoas condições para que os possam comprar.

    Tem-se apostado em aumentar a taxa sobre os combustíveis fósseis, mas e incentivos para a transição para o eléctrico? Se o português normal, anda com carros que têm 10-15 anos, acha que vai conseguir comprar um eléctrico? Até lhe digo mais, ganho acima da média nacional, e não consigo trocar o meu poluente de 23 anos por um veículo elétrico. Sobretudo quando as marcas pedem mais de 15 mil euros para trocar a bateria ao fim de alguns anos.


    Claro que concordo consigo que a riqueza não pode vir a qualquer custo. Tem de haver estudos de impacto para que sejam minorizados todos esses impactos que fala. Concordo plenamente. Normalmente, a riqueza em si, será para as multinacionais e não para o pais, esse é o real problema!!!!

    Mais uma vez na segunda parte da conversa não concordo consigo. Não podem ter todos dinheiro para um Tesla? Sim, é verdade.

    Mas e o resto? Que não se queiram mudar mentalidades é uma coisa, agora que não consigam é outra. Não pode comprar um Leaf em segunda mão ou um Zoe em segunda mão? Desculpe mas não concordo! Em relação às baterias, se pensar que quando fizer os KM suficientes para ter de comprar uma bateria (inteira de 15mil€ e não os modulos que estão danificidos), ja poupou € o suficiente para quase duas, acredita?

    Claro que não tem de saber fazer contas, mas se olhar a longo prazo por exemplo e "investir" 26k num Leaf de 40kw (NOVO) e pensar que não gasta em revisões, IUC, estacionamento (no caso de Lisboa), combustivel, veja que lhe compensa largamente!
  10.  # 56

    Espera lá, mas afinal a malta dos VE também se preocupa com a ECOlogia? E eu a pensar que era só na ECOnomia, a julgar pelos comentários lá nos outros tópicos...
    Concordam com este comentário: larkhe
  11.  # 57

    Colocado por: jcfcide "investir" 26k num Leaf de 40kw (NOVO)
    Eu genuinamente percebo o seu ponto de vista e acho que a transição tem de oorrer, mas i preço que indica para o Leaf é um absurdo para o que o carro oferece. Comprar em segunda mão, não é opção, porque não consegue prever o qu vai gastar com as baterias, e o preço nunca é simpático. Sempre que precisasse de ir de Lisboa ao Porto e voltar? Ou tinha alternativa a diesel, ou ia de transportes públicos, mas perdia liberdade de movimentos, ou teria de fazer uma gestão muito boa de tempo/carregamentos.

    Quanto à poupança que refere, é verdade agora, acha que isto se vai manter quantos anos mais? basta que o estado comece a perder imposto com os carros a diesel, para começar a aumentar nos elétricos. Os carregamentos já vão passar a ser pagos, e não dou 5 anos para ter de pagar, estacionamento, IUC.

    Entretanto pode ser que tenha 26k disponíveis de outras prioridades para investir em algo assim, até lá o diesel de 23 anos, vai continuar a rodar, enquanto os impostos o permitirem.
    • jcfcid
    • 2 março 2020 editado

     # 58

    Colocado por: HAL_9000Eu genuinamente percebo o seu ponto de vista e acho que a transição tem de oorrer, mas i preço que indica para o Leaf é um absurdo para o que o carro oferece. Comprar em segunda mão, não é opção, porque não consegue prever o qu vai gastar com as baterias, e o preço nunca é simpático. Sempre que precisasse de ir de Lisboa ao Porto e voltar? Ou tinha alternativa a diesel, ou ia de transportes públicos, mas perdia liberdade de movimentos, ou teria de fazer uma gestão muito boa de tempo/carregamentos.

    Quanto à poupança que refere, é verdade agora, acha que isto se vai manter quantos anos mais? basta que o estado comece a perder imposto com os carros a diesel, para começar a aumentar nos elétricos. Os carregamentos já vão passar a ser pagos, e não dou 5 anos para ter de pagar, estacionamento, IUC.

    Entretanto pode ser que tenha 26k disponíveis de outras prioridades para investir em algo assim, até lá o diesel de 23 anos, vai continuar a rodar, enquanto os impostos o permitirem.


    HAL_9000 para o comum dos mortais, quantas vezes faz mais de 180 / 200 km por dia e seguidos?

    Faz Lisboa / Porto / Lisboa todas as semanas? Não faz paragens pelo meio? É verdade que implica planeamento e muitas pessoas não estão para isso! Entendo, ainda sou um bocado assim (mas cada vez menos). A rede de carregamento ainda está muito deficiente, é verdade!
    Claro que consegue prever. O leaf (se calhar o mais vendido com o Zoe) tem forma de ver a degradação pelas barras e logo assim prever a longevidade da mesma! a questão é mesmo mudar a forma de pensamento e planear! :)


    Atenção, eu ainda não fiz o passo para a mudança total de um veiculo a combustão, pelo que me mudei para um Ampera (60 / 70 km eletricos) que me enche as medidas pelo dia a dia (faço 130 km dia e consigo carregar pelo meio) e gasto só eletroes (de vez em quando, lá gasto 0,13l ou 0,25). Tenho uma media de consumo em 62 mil de 1,7l / 100km! Os plug-in podem ser a solução para muita gente!

    No entanto, começo a sentir a necessidade de ter um veiculo 100% eletrico, mas abaixo do leaf de 40, não me interessa pelo que vou esperar!
  12.  # 59

    Colocado por: jcfcidAtenção, eu ainda não fiz o passo para a mudança total de um veiculo a combustão, pelo que me mudei para um Ampera (60 / 70 km eletricos) que me enche as medidas pelo dia a dia (faço 130 km dia e consigo carregar pelo meio) e gasto só eletroes (de vez em quando, lá gasto 0,13l ou 0,25).Tenho uma media de consumo em 62 mil de 1,7l / 100km! Os plug-in podem ser a solução para muita gente!
    Faço uma média de 2500-3000k por mês. Acho demasiado para confiar num elétrico. Quando ao planeamento, o problema é o tempo para o fazer.
    Depois ainda há o problema dos carregamentos. De momento moro em prédio sem garagem, no local de trabalho não tenho postos de carregamento, logo como é que faria o carregamento?
    A transição poderá ser feita recorrendo a um hibrido, se encontrar algum abaixo dos 15 k. Dar mais que isso por um carro, é deitar dinheiro à rua, basta ir por essa Europa fora para ver que o preço que cá praticamos pelos carros, é qualquer coisa de ridículo.
  13.  # 60

    Colocado por: JoelM

    Já a malta dos CI nem um nem outro, já que poluem a rodos e gastam dinheiro em combustível!

    P.s. Eu sou o gajo da bicicleta e dos transportes públicos maioritariamente por causa da economia e comodidade!


    Eu sou mais o gajo que vai à boleia para o trabalho e que de cada vez que pega no carro mete-lhe no mínimo 300 quilómetros, lá para os lados onde não há transportes públicos nem sabem sequer o que é um UBER :)
 
0.0275 seg. NEW