Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: PalhavaEntão a cláusula da escrituralivre de ónus e encargosficacom hipoteca associada em nome de Xe fazem a escritura na mesma?

    Na escritura é feita referência à hipoteca existente.
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  2.  # 22

    E quando o crédito finaliza?
    A casa é averbada no dono actual.Não?
  3.  # 23

    Colocado por: PalhavaE quando o crédito finaliza?

    O banco emite o distrate e cancela-se a hipoteca.

    Colocado por: PalhavaA casa é averbada no dono actual.Não?

    Isso é logo após a escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  4.  # 24

    Atenção que eu só tenho vindo a dizer que se podem vender imóveis com hipotecas, não há nada que o impeça ... ainda não disse nada sobre as possíveis consequências de vender sem falar com o banco credor, isso é outra história.
    • RCF
    • 4 junho 2019

     # 25

    Colocado por: PicaretaAtenção que eu só tenho vindo a dizer que se podem vender imóveis com hipotecas, não há nada que o impeça ... ainda não disse nada sobre as possíveis consequências de vender sem falar com o banco credor, isso é outra história.


    conversa entre dois foristas:
    - Posso matar a picareta?
    - Pode, claro que pode. Não há nada que o impeça...
    ...
    ....
    .....

    - atenção que eu ainda não disse nada sobre as possíveis consequências desse ato...
  5.  # 26

    Colocado por: RCFconversa entre dois foristas:
    - Posso matar a picareta?
    - Pode, claro que pode. Não há nada que o impeça...

    Vá lá ver a pergunta que fizeram no inicio do tópico.
  6.  # 27

    Colocado por: PicaretaVá lá ver a pergunta que fizeram no inicio do tópico.



    Colocado por: PovicBoa noite,
    É possível fazer uma escritura de doação de um imóvel, cujo financiamento não se encontra pago na totalidade?


    O picareta tem razão!

    Mas e quais são as consequências se o banco chegar a ter conhecimento?
  7.  # 28

    Colocado por: PalhavaMas equais são as consequênciasse o banco chegar a ter conhecimento?

    Estão no contrato, entra em incumprimento e o banco pode obrigar a pagar de imediato o valor em dívida, mas eu já o fiz, dei conhecimento ao banco e não aconteceu nada. Conheço um caso de uma venda efectuada há mais de 5 anos e o banco ainda não sabe de nada (ou sabe e não faz nada), recebe as prestações mensais.
    Concordam com este comentário: manganao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, manganao, Povic
  8.  # 29

    Colocado por: Picaretaentra em incumprimento


    Quem fica "queimado" é quem dá o nome perante o banco.

    Ou os fiadores.


    Quando um empréstimo é pago num prazo longo,os fiadores até podem já ter falecido quando forem chamados...


    Soube-se agora há pouco tempo de um actiz portuguesa que ficou como fiadora de uma colega para aquisição de casa,e ficou com 100mil EUR à perna para pagar!
  9.  # 30

    Colocado por: PovicNum caso em que o tio queira doar um imóvel ao sobrinho, existe algum inconveniente em fazer 2 escrituras de doação, filho para mãe e depois avó para neto, por forma a ficar apenas sujeito a 0,8% por cada escritura ? Caso fizesse diretamente de tio para sobrinho teria um agravamento de 10%.


    Não consigo perceber as passagens...
    O filho é o tio,que passa para a mãe que é simultaneamente a avó?
    Se sim, há mais sobrinhos,filhos e tios?
  10.  # 31

    Colocado por: Palhava

    Não consigo perceber as passagens...
    O filho é o tio,que passa para a mãe que é simultaneamente a avó?
    Se sim, há mais sobrinhos,filhos e tios?
  11.  # 32

    Sim, o filho é o tio, que passa para a mãe , simultaneamente avó. Posteriormente a avó passa para os netos.
    A avó só tem 2 filhos (tio e mãe dos netos).
  12.  # 33

    Gostaria que me ajudassem a esclarecer mais uma questão: após a escritura de doação é alterada a propriedade junta das finanças.
    E no registo predial? É feita a alteração? O que é necessário?
  13.  # 34

    Colocado por: PovicGostaria que me ajudassem a esclarecer mais uma questão: após a escritura de doação é alterada a propriedade junta das finanças.
    E no registo predial? É feita a alteração? O que é necessário?


    Sim e sim.
    HJ em dia os notários fazem logo isso tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Povic
  14.  # 35

    Colocado por: PicaretaAtenção que eu só tenho vindo a dizer que se podem vender imóveis com hipotecas, não há nada que o impeça ... ainda não disse nada sobre as possíveis consequências de vender sem falar com o banco credor, isso é outra história.

    no caso de um divorcio em que não se consegue fazer a exoneração credito habitação devido ao banco não aceitar a perca de garantias isto da doação pode resolver o caso? mas por exemplo o seguro de vida continua a ser pelos 2 ? para o banco não desconfiar ? porque não é informado da doação?
  15.  # 36

    por acaso tenho uma situação identica,queremos fazer a doação para o nosso filho e ainda estamos a pagar a casa ao banco,no cartorio a drª disse-me para ver se na escritura consta algo contra ,por sinal na escritura não consta mas sugeriu-me colocar a questão ao banco e asim o fiz ,pediram-me uma certidão predial ao qual juntei ao meu pedido ainda espero por resposta do dito banco.
    a doação fica por volta dos 500€ despesas do cartorio,o meu advogado tb me aconselhou a por a questão ao banco.
    Concordam com este comentário: ManuelPorto
 
0.0175 seg. NEW