Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá uma boa noite a todos. Venho por este meio pedir um esclarecimento sobre leis de casa geminada. Vivo numa queria mudar o telha para de telha normal para telha Sandwich. Fiz orçamento comprei todo o material necessário, mas o problema está em que o vizinho não autoriza. O que devo fazer ? Desde já os meus agradecimentos por uma possível resposta.
  2.  # 2

    viva,
    -a casa é geminada mas tem separaçao de telhado? ou a telha e corrida sem interrupçao entre elas (as casas)??
    -a telha sandwich que comprou é com desenho de telha normal ou comprou da direita que vai mudar o aspecto do telhado??
    Se tiver separaçao do telhado e a telha tiver o formato de telha o seu vizinho nao tem porque autorizar ou deixar de autorizar, so se voce alterar muito a arquitectura da casa, mas cada camera tem as suas manias deve consultar alguem dessa area.
  3.  # 3

    O telhado é um só ,mas o formato da telha Sandwich tem praticamente o mesmo aspecto,unicamente quero isolar a minha casa , o que é que me pode acontecer casa comece com a obra?obrigado pela resposta.
  4.  # 4

    Colocado por: sercorSe tiver separaçao do telhado e a telha tiver o formato de telha o seu vizinho nao tem porque autorizar ou deixar de autorizar,

    Numa casa geminada em propriedade horizontal, o telhado é parte comum, e só pode ser alterado com autorização dos dois condóminos.
    Concordam com este comentário: zedasilva, marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  5.  # 5

    e até mesmo em lotes independentes pode ser restringido alterar a "tipologia" dominante.
    e ainda se essa mudança de telhado for considerada uma alteração exterior ao projeto aprovado.
  6.  # 6

    O que me poderá acontecer,se eu continuar com a obra,sem a autorização do vizinho? Obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: moreira68O que me poderá acontecer,se eu continuar com a obra,sem a autorização do vizinho?

    Não necessita só da autorização do vizinho mas igualmente de licenciamento camarário.
    Caso insista em continuar com a obra, arrisca-se a ter um embargo com as eventuais consequências
  8.  # 8

    Moreira,

    É simples.
    Você começa a obra, o seu vizinho faz a denuncia.
    Visto que a lei está do lado dele, você paga as favas.
    Visto que a lei está do lado no Município , você paga as favas.
    Se não pode devolver o material, não sei que lhe diga o que fazer a uns bons metros de telha Sandwich.
    Talvez OLX ou Sapo.
  9.  # 9

    A casa tem 25 anos, telhas velhas,já me deixa entrar água quero mudar o telhado e não posso !! Será que alguém possa explicar o que devo fazer? Obrigado
  10.  # 10

    Colocar telhado igual ao que está
  11.  # 11

    Colocado por: OliveirafabioColocar telhado igual ao que está
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moreira68
  12.  # 12

    Tem uma imagem aerea?

    O meu entendimento é que a cobertura não será comum. Há é limitações ao nivel das cotas e das zonas onde ambas as "empenas se colam".

    Passo a passo:
    - Veja na camara que autorizam a essa mudança. Algumas camaras não aceitam esse material.

    Pode sempre reformular o telhado, colocando novo revestimento superior em telha cerâmica e isolando por dentro.
  13.  # 13

    Colocado por: ADROatelierO meu entendimento é que a cobertura não será comum.

    Em principio isso está definido no descritivo da propriedade horizontal.
    Ainda que existe separações físicas entre as duas coberturas, na grande maioria dos caso é sempre zona comum
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moreira68
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilvaEm principio isso está definido no descritivo da propriedade horizontal.

    Se existe propriedade horizontal, a cobertura é comum, conforme diz o código civil, não precisa de estar na PH.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 15

    também depende de como foi feita a PH, as coberturas pode ter ficado descrito como individuais sendo que as partes comuns sejam apenas parte do espaço exterior.

    em todo o caso á partida estar a substituir telha por sandwich poderá estar a desvalorizar o conjunto dai que se perceba as reservas do vizinho.
    maldito sandwich que não descola.
  16.  # 16

    Colocado por: marco1também depende de como foi feita a PH, as coberturas pode ter ficado descrito como individuais sendo que as partes comuns sejam apenas parte do espaço exterior.

    Acho que isso não é possível, contraria o código civil.
    Poderia existir um regulamento do condomínio, que dizia que cada um trata da manutenção da sua cobertura, mas trocar telha por chapa metálica é mais do que uma manutenção.
  17.  # 17

    Porque há de estar em propriedade horizontal?
    Pode ser um loteamento, que tenha moradias geminadas. Tão frequente.

    Colocado por: Picareta
    Se existe propriedade horizontal, a cobertura é comum, conforme diz o código civil, não precisa de estar na PH.
    Concordam com este comentário:zedasilva
  18.  # 18

    Colocado por: ADROatelierPorque há de estar em propriedade horizontal?

    Por isso é que eu disse: "Se ..."

    Colocado por: ADROatelierPode ser um loteamento, que tenha moradias geminadas. Tão frequente.

    Nesse caso não são geminadas, se bem que toda a gente diz isso, mas se pesquisar na net a definição de moradia geminada, diz sempre que tem cobertura comum, estrutura comum, ....
  19.  # 19

    Discordo.
    Veja aqui:

    "Geminadas, quando os edifícios se agrupam dois a dois, justapondo-se através da empena;"

    http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1214&tabela=leis
    Dec. Reglm. n.º 9/2009, de 29 de Maio
    Estabelece os conceitos técnicos nos domínios do ordenamento do território e do urbanismo

    E como reforço aqui:
    http://www.ccdrc.pt/index.php?option=com_pareceres&view=details&id=2088&Itemid=45

    Colocado por: Picareta
    Por isso é que eu disse: "Se ..."


    Nesse caso não são geminadas, se bem que toda a gente diz isso, mas se pesquisar na net a definição de moradia geminada, diz sempre que tem cobertura comum, estrutura comum, ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  20.  # 20

    Colocado por: ADROatelierDiscordo.

    Nos documentos que apresentou não vi nenhuma definição de moradia geminada, mas tem aqui alguns:

    "É um tipo de residência simétrica que compartilha a estrutura, alvenaria e telhado com outra"
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_geminada


    "Casa geminada é um tipo de construção simétrica, que une duas ou mais habitações compartilhando entre elas o telhado e parte da estrutura."
    https://www.significados.com.br/geminada/


    "duas casas ou edificações conjugadas, iguais em planta, porém espelhadas, unidas por uma parede em comum."
    https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-geminada.html
 
0.0188 seg. NEW