Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    Sei que anda por aí muita gente a pedir simulações e que rapidamente me podem ajudar.

    Ha alguns bancos que libertam a primeira tranche antes de haver obra feita (com base na hipoteca do terreno já comprado pelo DO com capitais próprios). Quais são esses bancos?

    Estive hoje no NB e só libertam a primeira tranche depois de haver obra feita mesmo hipotecando logo o terreno que já tem o seu valor.

    Obrigada!
    • Tp
    • 5 junho 2019

     # 2

    Colocado por: LispsBom dia a todos,
    Sei que anda por aí muita gente a pedir simulações e que rapidamente me podem ajudar.

    Ha alguns bancos que libertam a primeira tranche antes de haver obra feita (com base na hipoteca do terreno já comprado pelo DO com capitais próprios). Quais são esses bancos?

    Estive hoje no NB e só libertam a primeira tranche depois de haver obra feita mesmo hipotecando logo o terreno que já tem o seu valor.

    Obrigada!


    Boa tarde,

    escriturei contrato de crédito à construção com o EuroBIC em Dezembro, passada uma semana cederam 10% do capital pedido, sem que tivesse arrancado a obra, o terreno também já era meu.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps
  2.  # 3

    Lisps,

    Tenha em atenção que certos bancos encontram-se debaixo de supervisão/intervenção do Banco Central Europeu o que os obriga a procedimentos mais rígidos e a menos flexibilidade nas ofertas de crédito.
    A CGD e o NB encontram-se nessa situação.
    Existem Bancos , como o Santander com soluções mais "agressivas" e fortes no mercado devido a não sofrerem dessa supervisão.
    Vá a outros bancos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps
  3.  # 4

    Boa tarde,

    A informação que me deram no Santander é de que podem libertar até 85% do valor de avaliação do terreno para iniciar a obra
    Concordam com este comentário: Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho, Lisps
  4.  # 5

    Lisps,

    No meu caso o Bankinter libertou 15% do valor do empréstimo para construção antes da obra iniciar. Atenção que tem que ter projectos de construção aprovados, licença de construção e contracto de empreitada assinado (pelo menos neste banco).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho, Lisps
  5.  # 6

    Obrigada a todos, vou a outros bancos sim - só queria difeccionar aos que libertem a primeira tranche mais cedo. Foi o que eu disse ao gestor hoje de manhã, carambas se o cliente paga o terreno, projecto e licenças com capital próprio e o banco hipoteca tudo já tem alguma garantia para poder libertar uma parte do capital.
    Desconhecia essa vigilância mais apertada sobre certos bancos.
    No NB sugeriram-me guardar uma parte do meu capital para arrancar a obra e em alternativa financiar uma parte do terreno. Mas não quero fazer isso, não me faz sentido do ponto de vista financeiro.

    Mais algum banco? :)

    Obrigada!
  6.  # 7

    Eu consultei todos ou quase todos.
    Mesmo sendo um cliente de quase 22 anos com a CGD, sem empréstimos lá, e contas a ordem e contas poupança, os valores da CGD para o crédito não ficaram nem sequer no TOP 3.
    Acabei por escolher o Santander simplesmente porque tinha a globalidade das melhores condições, entre prestações, seguros, etc.
    Nunca tinha sido cliente deles. Fui bem tratado e tudo correu dentro do normal.
    Agora cada caso é um caso.
    Vá a uns quantos bancos presencialmente e converse com eles.
    No fim reúna as propostas e analise.
    Mas seja "justo" com eles todos para puder comparar. Peça em cada um dos bancos a mesma coisa. E ai analisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho, Lisps
  7.  # 8

    No meu caso, Santander, iniciei a obra com o credito pré-aprovado.

    Ja tinha o terreno e no momento da avaliação, tinha os muros de suporte/vedação do terreno praticamente concluídos, movimento de terras, sapatas, vigas, paredes da cave ao alto.. e só me deram 13% para a primeira tranche, basicamente nao contabilizaram o terreno.. fiz barulho no banco e estou agora a espera que aumentem a % a libertar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lisps
  8.  # 9

    Caixa agrícola liberta sem ter iniciado obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  9.  # 10

    Colocado por: ****

    A caixa ? Eu tinha a estrutura feita e o tijolo e a caixa libertou 80% e já tinha 10 mil € que libertaram no dia da escritura .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lisps


    Mj,

    Ainda bem. Só disse que a CGD estava numa situação de menor flexibilidade.
    Se o fez para ti , melhor ainda =)
  10.  # 11

    Iniciei a construção a duas semanas da nossa futura moradia, crédito na CGD e hoje já vai o avaliador a obra para aquando da escritura libertarem a primeira tranche. Sei que vai ser avaliado basicamente o terreno e dependendo da avaliação aquando da escritura já libertam a primeira tranche.
    Santander e CGD apresentaram mesmo spread, mas depois nos custos associados o Santander era mais elevado e como já somos clientes CGD optamos pela Caixa.
 
0.0162 seg. NEW