Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Estou aqui com umas duvidas, e deu nó cego na cabeça...

    Vou construir para os lados de Aveiro, e tenho as coisas mais ou menos orientadas, excepto no que toca a aquecimento central e AQS.

    A casa terá cerca de 160m2, isolamento por capoto EPS Grafite (10cm), casa virada a sul com janelas protegidas com pala.



    AC - Tanto eu como a comadre não suportamos o AC

    PRH - Vamos aplicar piso em madeira, e isso aumentaria a inercia, e assim diminuiria a capacidade de resposta nestes tempos malucos com variações de temperatura diárias, e o preço supostamente aleija mais na carteira

    Radiadores - Existe a vontade de querer uma lareira na sala, o que poderia também ser aplicado para aquecimento (recuperador a agua ou caldeira a lenha + recuperador a ar), mas não é algo que se possa fazer um upgrade no futuro para ser alimentado com BC devido a alta temperatura (a idade não perdoa, e andar com carros de mão não será certamente ortopédico). O que levaria a ter que adaptar o sistema para baixa temperatura. Aí o ideal seria ventiloconvectores, mas ai levo logo um tiro se meto algo a zumbir no quarto a noite!
    Ou seja, será uma solução recuperador a agua ou caldeira a lenha + recuperador a ar com radiadores adaptados para baixa temperatura uma solução? Ou isto é o chamado remendo que para meter isto tudo a funcionar, mais vale chamar um gajo da NASA?


    Quanto as AQS, sei que há painéis de circulação forçada e em drain back. Provavelmente ai, será para seguir a opção BC com aplicação de painéis em drainback num futuro se necessário. O facto de ter que andar a tapar painéis no verão e ter agua estagnada não me gusta mucho.


    Também será para aplicar uma VMC de duplo fluxo.
  2.  # 2

    Colocado por: jamespondeBom dia.

    Estou aqui com umas duvidas, e deu nó cego na cabeça...

    Vou construir para os lados de Aveiro, e tenho as coisas mais ou menos orientadas, excepto no que toca a aquecimento central e AQS.

    A casa terá cerca de 160m2, isolamento por capoto EPS Grafite (10cm), casa virada a sul com janelas protegidas com pala.



    AC - Tanto eu como a comadre não suportamos o AC

    PRH - Vamos aplicar piso em madeira, e isso aumentaria a inercia, e assim diminuiria a capacidade de resposta nestes tempos malucos com variações de temperatura diárias...

    Alguem vem aí contrapor esta sua duvida.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  3.  # 3

    Colocado por: jamespondeAí o ideal seria ventiloconvectores, mas ai levo logo um tiro se meto algo a zumbir no quarto a noite!


    Depende... pode até nem sentir o zumbido

    Vou-lhe dar um exemplo pessoal... eu ouvia mais o barulho nos caudalimentros do PRH no Inverno do que o dos VCs no Verão!
  4.  # 4

    Colocado por: jfsmoreiraouvia mais o barulho nos caudalimentros do PRH
    nas dezenas de instalações que já executei e passada a fase de arranque não se ouve nada, que é o mínimo exigível em qualquer situação.
    Concordam com este comentário: nocas1
  5.  # 5

    Tem varios exemplos pelo forum em que o PRH funciona bem com madeira maciça, por isso esse problema da inércia penso que não se põe!
    Quanto aos custos, peça orçamentos de marcas equivalentes e soluções equivalentes e compare, só assim poderá decidir corretamente!
    Eu tenho experiência em casas Com AC, PRH e radiadores, e pelo conforto escolheria PRH sem pestanejar!
    Se eu fosse construir neste momento o que instalava era PRH +BC+ depósito para AQS, SÓ.
    Concordam com este comentário: nocas1
  6.  # 6

    Colocado por: DR1982Tem varios exemplos pelo forum em que o PRH funciona bem com madeira maciça, por isso esse problema da inércia penso que não se põe!
    Quanto aos custos, peça orçamentos de marcas equivalentes e soluções equivalentes e compare, só assim poderá decidir corretamente!
    Eu tenho experiência em casas Com AC, PRH e radiadores, e pelo conforto escolheria PRH sem pestanejar!
    Se eu fosse construir neste momento o que instalava era PRH +BC+ depósito para AQS, SÓ.


    Sei que o pessoal daqui tem PRH com madeira, mas não tenho visto o feedback com variações de temperatura rápidas, tipo um dia calor e noutro dia frio.

    Quanto a orçamentos, já tenho falado com algumas pessoas, mas não tenho chegado a nenhum consenso.
  7.  # 7

    Colocado por: jamespondemas não tenho visto o feedback com variações de temperatura rápidas, tipo um dia calor e noutro dia frio


    eu já dei o meu... mas aqui a malta do forum diz que eu sou "um Caso isolado"
  8.  # 8

    Colocado por: jamesponde

    Sei que o pessoal daqui tem PRH com madeira, mas não tenho visto o feedback com variações de temperatura rápidas, tipo um dia calor e noutro dia frio.

    Quanto a orçamentos, já tenho falado com algumas pessoas, mas não tenho chegado a nenhum consenso.


    A variação de temperatura é exterior, não interior. Sendo com que sistema de aquecimento for a casa ainda demora algum tempo a se aproximar das temperaturas exterior face à sua inércia natural.
    Se a casa hoje está a 20º interiores e amanhã está um dia de calor de 30º algo de muito errado está com essa casa de precisar imediatamente de climatização...
    Concordam com este comentário: jorgealves, JonyCosta
  9.  # 9

    Jamespond quase eras James bonD
    Pode esquecer painéis solares para AQS, e faça uma instalação mais básica, bomba de calor mais painéis fotovoltaicos, por exemplo
    Pode instalar piso radiante pelos motivos já indicados pelo pessoal.
    Como a rede de água não faz barulho também o piso radiante não pode fazer barulho.
    Eu sinceramente não me lembro do meu PRH alguma vez fazer barulho
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 10

    Colocado por: manelvc
    Se a casa hoje está a 20º interiores e amanhã está um dia de calor de 30º algo de muito errado está com essa casa de precisar imediatamente de climatização...
    Concordam com este comentário:jorgealves,JonyCosta

    Antes de ontem estiveram 30 lá fora, e já tenho o meu PRH a fazer frio. Ontem e hoje já esteve bem frio, nada mudei na BC, e a minha casa continua confortável nos 23.7 graus, o conforto de ontem continua hoje pela inércia e isolamento da habitação
  11.  # 11

    Colocado por: callinasJamespond quase eras James bonD
    Pode esquecer painéis solares para AQS, e faça uma instalação mais básica, bomba de calor mais painéis fotovoltaicos, por exemplo
    Pode instalar piso radiante pelos motivos já indicados pelo pessoal.
    Como a rede de água não faz barulho também o piso radiante não pode fazer barulho.
    Eu sinceramente não me lembro do meu PRH alguma vez fazer barulho
    Concordam com este comentário:DR1982
    Afinal parece que nao sou o unico a achar ue os paineis solares para AQS “já eram”, o futuro são os FV...
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  12.  # 12

    Colocado por: manelvc

    A variação de temperatura é exterior, não interior. Sendo com que sistema de aquecimento for a casa ainda demora algum tempo a se aproximar das temperaturas exterior face à sua inércia natural.
    Se a casa hoje está a 20º interiores e amanhã está um dia de calor de 30º algo de muito errado está com essa casa de precisar imediatamente de climatização...
    Concordam com este comentário:jorgealves,JonyCosta


    Sim, tem lógica, no entanto a minha duvida é mais, o tempo necessário a passar da temperatura de conforto em frio para temperatura de conforto em calor.

    Tipo, no inverno, a temperatura de conforto interior será algo a volta dos 20º e no verão, algo a volta dos 25º? E nestas mudanças de temperatura repentinas, como se comporta o sistema sendo que foi aplicado por cima um material isolante como a madeira, aumentando assim o tempo de resposta.

    Se fosse cerâmico, sem duvida que ia para PRH, até porque um dos orçamentos que recebi com radiadores para baixa temperatura mandou-se para valores um bocado altos...
  13.  # 13

    Colocado por: callinasr painéis solares para AQS, e faça uma instalação mais básica, bomba de calor mais painéis fotovoltaicos, por exemplo


    Sim, em principio será algo desse tipo. Não gostei muito dos constrangimentos dos painéis de circulação forçada (tapar os painéis no verão e ter que dar choques térmicos por causa da legionela). Não gosto de duvidas, tipo: Será que hoje tenho que tapar um dos painéis? Será que a resistência fez o choque térmico?
  14.  # 14

    Colocado por: callinas
    Antes de ontem estiveram 30 lá fora, e já tenho o meu PRH a fazer frio. Ontem e hoje já esteve bem frio, nada mudei na BC, e a minha casa continua confortável nos 23.7 graus, o conforto de ontem continua hoje pela inércia e isolamento da habitação



    Tem piso de madeira? Colado ou sarrafado? Qual é a espessura do mesmo?
  15.  # 15

    Colocado por: callinas
    Antes de ontem estiveram 30 lá fora, e já tenho o meu PRH a fazer frio. Ontem e hoje já esteve bem frio, nada mudei na BC, e a minha casa continua confortável nos 23.7 graus, o conforto de ontem continua hoje pela inércia e isolamento da habitação

    Mas ainda precisa disso ligado ?
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 16

    Colocado por: Anonimo16062021
    Para que tanta espessura?


    Essa espessura é a que tenho na primeira memoria descritiva do projecto térmico.
  17.  # 17

    Colocado por: enf.magalhaes
    Mas ainda precisa disso ligado ?

    Porquê?
  18.  # 18

    Colocado por: jamesponde

    Não gosto de duvidas, tipo: Será que hoje tenho que tapar um dos painéis? Será que a resistência fez o choque térmico?

    Tapar painéis? Mas isso ainda se usa? Ainda acontece?
    Mete mais uma persiana e fica tudo resolvido


    Porque hoje a resistência deveria fazer choque térmico?
  19.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021
    Grafite de 10cm?


    Na primeira versao era EPS normal, e bloco de 20
  20.  # 20

    Colocado por: callinas
    Tapar painéis? Mas isso ainda se usa? Ainda acontece?
    Porque hoje a resistência deveria fazer choque térmico?


    Do que me informaram recentemente, sim. No caso dos painéis de circulação forçada.
 
0.0240 seg. NEW