Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: RagasMTenho um caso muito idêntico em Queluz, mas ainda mais caricato. Compro e revendo imóveis, a Notaria fez a escritura sem problema nenhum, o que acontece é que o ex proprietário mal aconselhado já dps da escritura nesse mm dia foi pessoalmente á Câmara de Sintra preencher a ficha dos direitos de preferência.... E agora ligo-me a dizer que um Engo da Câmara quer lá ir a casa.... Logicamente fiquei preocupado pk não quero perder a casa, a pergunta que deixo é: a Câmara tem poder para anular a minha escritura ?? Em 1o lugar quando o ex proprietário foi á câmara já a escritura estava feita... Logo ele já não o podia fazer, mas pronto a lei pode ser dubia...alguém que me possa ajudar. Obrigado.



    Peço desculpas, só vir isto hoje , mas o trabalho ...

    O primeiro passo é irem a casa , avaliar o imóvel, e depois .... é uma questão de sorte , se eles querem, ou não a casa.
    A CM pode impugnar a venda , e infelizmente, você vai ficar agarrado , sem dinheiro e sem casa.
    É claro que pode exigir responsabilidades, ao vendedor e á notaria , por não terem , cumprido a lei, porém a realidade é que você, está metido num sarilho....
    É “rezar” , que em Queluz já tenham adquirido, imóveis suficientes, para o “programa de arrendamento” e não queiram nada com sua .
  2.  # 82

    Colocado por: PalhavaNão percebi o mais importante:a câmara quer anular a escritura e comprar?

    Deve haver um prazo.


    Mas por que razão o vendedor tomou essa iniciativa?


    A CM tem direito a anular a venda se esta quiser. Num prazo de 6 meses, a partir da data que tomou conhecimento da venda.
    Pelo que percebi o vendedor, até é alguém “honesto”, mas cheira-me que algum interveniente deu conta que fez ******, e aconselhou o Vendedor, a fazer aquilo que devia ter sido feito ANTES da escritura....

    Resultado: “picaram o boi” agora é “rezar” que não tenham interesse no imóvel.
  3.  # 83

    Colocado por: marco1mesmo por valores de mercado? ou apenas quando é abaixo do VPT ?
    já agora porque não ficam eles com as casas do estado? ou aquelas que vão a leilão?


    @marco1 , infelizmente a maldita lei , protege os municípios, agora não é só em lugares históricos etc... qualquer troca de imóvel ( habitação, loja etc,) tem de se informar a CM correspondente e dar 10 dias para estes decidirem se querem ter prioridade na venda do imóvel.
    Basta haver na zona, um projecto de reabilitação urbana ( construção de jardins e outras mer****) , que já têm direitos de preferência.
    Neste preciso momento , existe o programa de arrendamento jovem a nível nacional, o que lhes dá a justificativa de exercer o direito de preferência em qualquer imóvel , esteja situado, onde quiser.

    É uma interpretação abusiva da lei, o pior é que eles sabem como a usar , para proveito destes.
  4.  # 84

    Colocado por: RagasM

    Falou aqui numa questão importante dentro da própria câmara deve haver quem se queira aproveitar da situação.


    Sem dúvida, que existe interesses , neste cenário todo.
    Por exemplo: no meu caso, na rua onde se situa o imóvel que eu quero comprar, existem mais 10 imóveis ( uns a venda e outros já vendidos, entre os 70k e os 130k €) e em nenhum deles a CM exerceu o direito de preferência . A casa é no último andar com sótão ( já com escada a ligar ) , basicamente , com uns arranjos aqui e ali , é um duplex...

    Ora alguma “criatura” lá viu a oportunidade da sua vida, compra a casa á conta do Zé povinho ( que é para isto que pagamos impostos .... ) e depois arrendam aos filhos, netos e amigos a custo baixo ao abrigo de uma lei qualquer de arrendamento acessível...

    Está escarrapachado , que este é o objectivo....
  5.  # 85

    Não se percebe.
    O edificado sob tutela das câmaras tem sido alvo de abandono ao longo dos anos.
    Veja-se a que há palácios camarários abandonados nos concelhos da Amadora(palácio dos condes da Lousã) ,Seixal (Quinta da princesa) e tantos bairros sociais na precisar de intervenção de reabilitação...
    A câmara de Lisboa por exemplo, até fazia hastas e teve programas como o "reabilita primeiro e paga depois" para se desfazer de património.
    E agora querem comprar????
    A sua função seria a construção de bairros camarários e não a aquisição de fracções avulso.
  6.  # 86

    Colocado por: PalhavaNão se percebe.
    O edificado sob tutela das câmaras tem sido alvo de abandono ao longo dos anos.
    A câmara de Lisboa por exemplo, até fazia hastas e teve programas como o "reabilita primeiro e paga depois" para se desfazer de património.
    E agora querem comprar.
    A sua função seria construção de bairros camarários e não a aquisição de fracções avulso.


    Para que reabilitar ?? Se nós , comuns portugueses, compramos e estima-mos ( porque nos sai do lombo ) , para que os programas de reabilitação? , basta “usurpar”...
    Lixamo-nos nós , que nem podemos tentar manter o património na família...
  7.  # 87

    Quilleute

    a ser assim diga-me uma coisa se a camara exercer o direito de preferência paga o que o vendedor anunciou correto?
  8.  # 88

    Colocado por: marco1Quilleute

    a ser assim diga-me uma coisa se a camara exercer o direito de preferência paga o que o vendedor anunciou correto?


    Correcto .
    Ao preencher o papel para a CM tem de indicar o valor que pretende vender e estes pagam o dito valor.
    No entanto se exercerem direito de preferência, o vendedor não é obrigado a seguir com a venda, pode desistir, invocando que simplesmente desistiu da venda ou até que teve melhor oferta ...
  9.  # 89

    Marco,
    é mesmo assim.

    Há várias entidades que podem ter Direito de Preferencia. Os imóveis em ARU estão especialmente sujeitos ao facto.
    A Entidade paga o que o vendedor pediu, caso decida exercer esse Direito.
    Deve-se tratar desta diligencia antes de colocar o prédio á venda.
  10.  # 90

    Quilleute Andou a tratar desse processo sozinho ou recorreu a alguma advogado para o Ajudar ??


    Eu Liguei para a Camara a Sra disse-me: Que se o Notario escriturar sem exigir o papel da respectiva camara do direito de preferencia, está feito.

    Aqui a estupidez foi o Ex Proprietario quando ja nao era proprietario ir la fazer tal coisa, caso contrario este problema nao existia.

    A Camara pode-se sobrepor à ordem de um notario ??

    Agora o Engº da CAMARA ligou para o ex proprietario para ir ver a casa, o ex proprietario diz que mora a 300Km da casa, e nao lhe da jeito mostrar, que ia dar o meu numero.... para eu mostrar LOL enfim... nem sei o que fazer.
  11.  # 91

    Quilleute Eu comprei a casa a um preço mto bom, mas a casa nem sequer está habitavel, o que posso fazer é ir partir o resto da casa...
  12.  # 92

    Colocado por: Quilleute


    Peço desculpas, só vir isto hoje , mas o trabalho ...

    O primeiro passo é irem a casa , avaliar o imóvel, e depois .... é uma questão de sorte , se eles querem, ou não a casa.
    A CM pode impugnar a venda , e infelizmente, você vai ficar agarrado , sem dinheiro e sem casa.
    É claro que pode exigir responsabilidades, ao vendedor e á notaria , por não terem , cumprido a lei, porém a realidade é que você, está metido num sarilho....
    É “rezar” , que em Queluz já tenham adquirido, imóveis suficientes, para o “programa de arrendamento” e não queiram nada com sua .




    Mas para a Camara anular uma escritura leva o seu tempo, alem disso irei contratar uma advogado para me defender, e dps o ex vendedor pode ja nao querer vender a casa, pode alegar 1001 coisas, acho que aqui compete defendermo-nos contra este abuso da maneira que podemos.
  13.  # 93

    Quilleute Sabe o nome do Eng da camara que foi a casa ? Esteve presente ? ou era os seus Tios ? falou alguma coisa com ele ?
  14.  # 94

    Ja agora em que estado está a casa que vai comprar ?
  15.  # 95

    Colocado por: RagasMe dps o ex vendedor pode ja nao querer vender a casa,


    Hahahahaha
  16.  # 96

    Colocado por: RagasMQuilleute Andou a tratar desse processo sozinho ou recorreu a alguma advogado para o Ajudar ??


    Eu Liguei para a Camara a Sra disse-me: Que se o Notario escriturar sem exigir o papel da respectiva camara do direito de preferencia, está feito.

    Aqui a estupidez foi o Ex Proprietario quando ja nao era proprietario ir la fazer tal coisa, caso contrario este problema nao existia.

    A Camara pode-se sobrepor à ordem de um notario ??

    Agora o Engº da CAMARA ligou para o ex proprietario para ir ver a casa, o ex proprietario diz que mora a 300Km da casa, e nao lhe da jeito mostrar, que ia dar o meu numero.... para eu mostrar LOL enfim... nem sei o que fazer.


    Inicialmente, comecei a tratar do assunto sozinho, mas depois , lá decidi consultar um advogado com experiência em mercado imobiliário e sim infelizmente a CM tem o direito de o fazer ( apesar que o advogado nunca tinha ouvido nesta situação ocorrer, num imóvel comum).
    Eu estava em casa com os meus tios aquando da avaliação, mas não me recordo do nome dos engenheiros ( foram 3 ), a casa esta impecável, estimadíssima. Os meus tios só descuraram um pouco o isolamento do sótão ( tem um pouco de humidade , nada que não se resolva).
    E garantidamente , o estado sobrepõem-se ao Notário, no meu caso nada posso fazer, a não ser avançar com mais dinheiro , até a CM desistir ( como se de um leilão se tratasse) ou seja, vou ter de lutar com o estado , por uma casa de família 👎
  17.  # 97

    Colocado por: Palhava

    Hahahahaha



    AHAHHA pk ? até pode alegar que o mercado subiu e quer um valor maior, o que vai optar por o arrendamento etc.
  18.  # 98

    Colocado por: Quilleute

    Inicialmente, comecei a tratar do assunto sozinho, mas depois , lá decidi consultar um advogado com experiência em mercado imobiliário e sim infelizmente a CM tem o direito de o fazer ( apesar que o advogado nunca tinha ouvido nesta situação ocorrer, num imóvel comum).
    Eu estava em casa com os meus tios aquando da avaliação, mas não me recordo do nome dos engenheiros ( foram 3 ), a casa esta impecável, estimadíssima. Os meus tios só descuraram um pouco o isolamento do sótão ( tem um pouco de humidade , nada que não se resolva).
    E garantidamente , o estado sobrepõem-se ao Notário, no meu caso nada posso fazer, a não ser avançar com mais dinheiro , até a CM desistir ( como se de um leilão se tratasse) ou seja, vou ter de lutar com o estado , por uma casa de família 👎




    De facto essa ultima frase é uma situação mesmo revoltante.
  19.  # 99

    Consultar o anúncio para o exercício do direito legal de preferência

    Pode consultar o anúncio e saber se teve alguma resposta na página do Casa Pronta, preenchendo o formulário com o número do pedido e o NIF ou NIPC de quem fez o pedido ou do vendedor. O anúncio fica disponível para consulta durante 1 ano.

    Depois da colocação do anúncio, as entidades públicas têm 10 dias úteis para informar sobre se pretendem usar o seu direito de preferência sobre o imóvel. Se não houver nenhuma resposta ao anúncio, pode seguir com a venda do imóvel.


    Isto está no site https://justica.gov.pt/
    Concordam com este comentário: Quilleute
  20.  # 100

    Colocado por: RagasMConsultar o anúncio para o exercício do direito legal de preferência

    Pode consultar o anúncio e saber se teve alguma resposta na página do Casa Pronta, preenchendo o formulário com o número do pedido e o NIF ou NIPC de quem fez o pedido ou do vendedor. O anúncio fica disponível para consulta durante 1 ano.

    Depois da colocação do anúncio, as entidades públicas têm 10 dias úteis para informar sobre se pretendem usar o seu direito de preferência sobre o imóvel.Se não houver nenhuma resposta ao anúncio, pode seguir com a venda do imóvel.


    Isto está no sitehttps://justica.gov.pt/
    Concordam com este comentário:Quilleute


    Sim, eu sei , na sexta-feira depois de desligar a chamada da CM, e após consultar o advogado, preenchi o pedido do site Casa Pronta, com novo valor, agora tenho de aguardar 10 dias úteis ....
    Talvez agora eles vejam que eu estou disposto a por mais dinheiro em cima , desistam ... no entanto isto ajuda claramente á especulação imobiliária da área.
 
0.0330 seg. NEW