Iniciar sessão ou registar-se
    • MR84
    • 10 junho 2019

     # 1

    Boas a todos,
    estou de momento a proceder à limpeza, 'reparação' e pintura do muro exterior de casa, mal cuidado e com bastantes problemas de intempéries.
    Muro pintado previamente sem grandes cuidados ou desinfecção.
    agradeço a vossa ajuda e conselhos.

    Localização geográfica : Braga, norte de Portugal, a 50km da costa.

    Estado atual - parede bastante irregular:
    - locais sem tinta
    - locais onde 'sobrou' acamada interior de tinta
    - locais onde sobrou a camada exterior de tinta.
    Por favor não me digam que tenho que decapar toda a tinta restante :)

    Intenção:
    - Uniformizar a parede
    - Tapar falhas e frinchas
    - Primário de boa qualidade anti-fungos e afins
    - Tinta de boa qualidade. anti-fungos e afins
    - Não me preocupar com isto nos próximos 10 anos ;)

    Projeto total:
    - Muros brancos - 90m2
    - Pilares superiores amarelos que passarão a cor mais clara - 30m2

    Dúvidas:
    1- Que tipo de produto aplicar para uniformizar as paredes antes do primário?
    2- Que tipo de produto usar para tapar as falhas e frinchas?
    3- Dúvida eterna - melhor Primário + tinta

    Orçamento disponível - 500€ para material.

    Obrigado desde já

    Fotos a acompanhar apenas de um dos muros, estou a tratar todo o redor da moradia que se encontra em situação similar:

    Estado original
    Foto 1Estado Original

    Depois da lavagem com anti-fungos
    Foto 2depois do antifúngico

    Depois da lavagem com hidrolavadora para remover a tinta solta
    Foto 3depois hidrolavagem1
    Foto 4depois hidrolavagem2
    Foto 5depois hidrolavagem3

    Falhas e frinchas
    Foto 6falhas1
    Foto 7falhas2
    • MR84
    • 15 junho 2019

     # 2

    Ninguém tem opiniões?
  1.  # 3

    Já se safou?
    Fiquei curioso com o seu post pois tenho um muro com situação idêntica.
    Até os pilaretes e parte superior são iguais (mesmos problemas de fendas e falhas) mas em castanho escuro, que quero pintar também em branco
  2.  # 4

    Lavar com jacto de areia húmido por forma a remover todos os produtos anteriormente aplicados.


    Muro
    Se o muro tiver terras encostadas aplicar Argamassa Estanque (ref CIN 17670) seguindo as indicações do Boletim Técnico
    Aplicar 1 demão de Primário Cinolite HP ref10850
    2 a 3 demãos de Novaqua HD ou Novatex HD

    "Pilaretes"
    Se estiverem rachados mesmo reparados vão rachar outra vez (as armaduras no interior já estão oxidadas, essa oxidação crescente (dilatação) vai originar uma força de ruptura.
    Para tapar as imperfeições poderá utilizar Princol Tapa Fissuras, muitos profissionais tb utilizam o CINODUR (betume pedra).
    depois seguir o mesmo esquema de pintura do muro.


    No entanto o melhor será contactar um profissional, revendedor ou até o fabricante dos produtos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
  3.  # 5

    Colocado por: ClaXavAplicar 1 demão de Primário Cinolite HP ref10850
    2 a 3 demãos de Novaqua HD ou Novatex HD


    Pode explicar o porquê de uma tinta acrilica normal em cima de um primário pliolite? Qual a lógica? Essa tinta de acabamento não tem a mesma permeabilidade ao vapor que o pliolite...
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  4.  # 6

    Colocado por: Bricoleiro

    Pode explicar o porquê de uma tinta acrilica normal em cima de um primário pliolite? Qual a lógica? Essa tinta de acabamento não tem a mesma permeabilidade ao vapor que o pliolite...
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro
    mais engraçado é aplicar este esquema num muro ... Quando é a única coisa que a marca diz que se deve evitar ou não garante novaqua HD em muros ... Para mim isto quer é hipoclorito puro deixar actuar de um dia para o outro lavagem de jacto e tartaruga directa sobre o que ficar bem aderente .
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  5.  # 7

    Colocado por: rafaelisidoromais engraçado é aplicar este esquema num muro ... Quando é a única coisa que a marca diz que se deve evitar ou não garante novaqua HD em muros ... Para mim isto quer é hipoclorito puro deixar actuar de um dia para o outro lavagem de jacto e tartaruga directa sobre o que ficar bem aderente .
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

    O que faço aos meus é lixívia a rolo, passar com máquina de pressão, deixar secar um dia, uniformizar as zonas mais criticas com reboco pronto branco e tinta de areia pra cima.
  6.  # 8

    Colocado por: Bricoleiro
    O que faço aos meus é lixívia a rolo, passar com máquina de pressão, deixar secar um dia, uniformizar as zonas mais criticas com reboco pronto branco e tinta de areia pra cima.
    para a próxima experimenta a massa de alvenaria da Dyrup ref 5912 e tenta deixar o mais perfeito possível ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
    • MR84
    • 9 outubro 2019 editado

     # 9

    Colocado por: quim.betoJá se safou?
    Fiquei curioso com o seu post pois tenho um muro com situação idêntica.
    Até os pilaretes e parte superior são iguais (mesmos problemas de fendas e falhas) mas em castanho escuro, que quero pintar também em branco


    Confesso que com com a falta inicial de opiniões me desliguei um pouco deste post, não volta a acontecer :)

    Situação pré Post

    - Lavagem com anti-fungos - Hipoclorito
    - Lavagem com hidrolavadora (o aconselhado é 40 bars) mas levou com 150, só depois vi que o aconselhado era 40 bars.

    Pós Post
    - Como o trabalho de pintar os pilaretes era considerável, e havia a intenção de posteriormente tapar completamente o muro optei logo por tapar o muro.
    Portanto, após consulta com amigo engenheiro civil:
    - deixei ficar os pilaretes, que estavam em bom estado, além de não ter que os arrumar depois, ajudam a reforçar (possuem estrutura) e poupo na argamassa.
    - removi o tampão de cima.
    - reforcei com ferro estrutural entre pilaretes.
    - cofragem e enchimento.
    (um setor de 2,4 metros cada, num total de 9 setores)

    Fotos abaixo

    Etapas seguintes:
    - picar um pouco a estrutura
    - chapisco
    - reboco
    - Tapar as fendas com argamassa própria, serão poucas já que a maioria estava na capa dos pilaretes.
    - Uniformizar entre tinta agarrada e solta com algum tipo de massa acrílica ou algo do género. (ainda em dúvida)
    - capeamento
    - Primário
    - Tinta

    Primário e tinta ainda em dúvida sobre qual a melhor opção, mas confesso que, pelo que vi, de momento me inclino para Sotinco, aparentemente a escolha de muitos profissionais, mas aceito sugestões.
    É uma etapa que só deverei começar daqui a 1/2 meses, já que o tempo para isto resume-se ao fim de semana.

    btw: Sei que provavelmente muita gente não está de acordo com o método/materiais usados, não sou profissional da área nem quero fazer o melhor muro do mundo, quero apenas fazer algo que gosto e que o resultado final seja aceitável (entenda-se - melhor do que antes de lhe pôr as mãos :D).

    FOTOS
    cofragem
    enchimento
    resultado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: quim.beto, zinna
  7.  # 10

    Colocado por: MR84- Lavagem com hidrolavadora (o aconselhado é 40 bars) mas levou com 150, só depois vi que o aconselhado era 40 bars.
    isso é lavagem para manutenção e não para pintura ... Uma lavagem para pintura requer o máximo de bares com pouco caudal de água ... Tudo o que ficar após isso apresenta-se como um bom suporte para a nova pintura ...



    Colocado por: MR84Etapas seguintes:
    - picar um pouco a estrutura
    - chapisco
    - reboco
    - Tapar as fendas com argamassa própria, serão poucas já que a maioria estava na capa dos pilaretes.
    - Uniformizar entre tinta agarrada e solta com algum tipo de massa acrílica ou algo do género.(ainda em dúvida)
    - capeamento
    tente facilitar as coisas para si , uma borra de cimento , uma lixa e tinta poupa-lhe muito dinheiro , tempo e trabalho ...
    • MR84
    • 10 outubro 2019 editado

     # 11

    Colocado por: rafaelisidoroisso é lavagem para manutenção e não para pintura ... Uma lavagem para pintura requer o máximo de bares com pouco caudal de água ... Tudo o que ficar após isso apresenta-se como um bom suporte para a nova pintura ...

    de facto também achei 40 bars muito pouco... devo ter lido mal, ainda bem que só li isso depois da etapa feita com os 150 :)


    Colocado por: rafaelisidorotente facilitar as coisas para si , uma borra de cimento , uma lixa e tinta poupa-lhe muito dinheiro , tempo e trabalho ...

    Peço desculpa pela ignorância mas não sei o que é uma borra de cimento.
    Refere-se na parte de uniformizar a tinta solta/agarrada?
  8.  # 12

    Colocado por: MR84
    de facto também achei 40 bars muito pouco... devo ter lido mal, ainda bem que só li isso depois da etapa feita com os 150 :)



    Peço desculpa pela ignorância mas não sei o que é uma borra de cimento.
    Refere-se na parte de uniformizar a tinta solta/agarrada?
    cimento e água mais liguido aplica-se com uma talocha de aço ou uma escova , depois de seco lixa-se e fica pronto para levar um primário fixador e uma tinta ... Evita o chapisco e as massas .
    • MR84
    • 10 outubro 2019

     # 13

    Colocado por: rafaelisidorocimento e água mais liguido aplica-se com uma talocha de aço ou uma escova , depois de seco lixa-se e fica pronto para levar um primário fixador e uma tinta ... Evita o chapisco e as massas .

    Ok já percebi, obrigado :)
    mas existem duas situações:
    1 - Muro da parte de baixo, onde existe a inconsistência de tinta e que necessito de uniformizar. Aqui não sei se poderei usar a borra de cimento... São diferenças entre 0-3 mm +/-.
    2 - A parte de cima, nova estrutura, que não está ao nível da parte de baixo, já que deixei 2 cm para chapisco + reboco. Nesta zona irei mesmo optar pelo chapisco + reboco. Na altura comprei o material todo de uma vez, incluindo material para o reboco, por isso o dinheiro está gasto. Além disso é uma etapa que gostava bastante de aprender :)
  9.  # 14

    Aproveitando o topico, o que aconselham como produto para tapar pequenos furos/buracos em muros exteriores?
 
0.0213 seg. NEW