Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho aqui uma duvida da qual solicito a vossa ajuda.

Para melhor compreenderem, anexo uma imagem feita em paint para tentar demonstrar aquilo que pretendo.

Numa divisão do meu apartamento tenho 1 ponto de luz central (marcado a azul) onde o consigo ligar/desligar em 2 locais distintos dentro da divisão (marcado a verde). Aqui reside a 1ª duvida. Eu tenho o quê? 2 comutadores? 1 inversor e um comutador?

Pretendo colocar mais 2 pontos de luz (marcados a vermelho) e pretendo que os dois acendam individualmente, ou seja, pretendo criar 3 pontos de luz independentes.

O que preciso de adquirir? 2 comutadores triplos? 1 comutador triplo e 1 inversor triplo?

Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado
      Sem Título2.jpg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Colocado por: AlbertinoVO que preciso
    contratar um electrecista
  4.  # 3

Colocado por: jorgealvescontratar um electrecista

Se isso se verificasse eu não colocaria o post mas depois do que já passei decidi fazer eu o trabalho sobre pesquisa e dicas.
    Ja contactei 3. Ao telefone todos marcam dia para lá passar e chega o dia e nada. Remarca-se e nada.... Já tive 6 dias agendados com 3 electricistas diferentes...E nunca pedi para me darem preço para o trabalho, simplesmente pedi para irem, fazer, e no fim apresentar conta.

Com tudo isso, decidi que farei eu e, por isso, aqui estou a pedir ajuda. Não fosse isto um fórum.
  5.  # 4

O que você tem nos pontos a verde são dois comutadores de escada (também conhecidos como comutadores de quarto).

Você diz que quer mais dois pontos de luz, a vermelho, e os três pontos de luz são independentes entre si.

Só não diz como quer controlar os novos pontos de luz: junto ao próprio ponto de luz, junto a um dos pontos verdes, junto a qq um dos pontos verdes, outro...?
  6.  # 5

Precisa de colocar um comutador de escada duplo em cada ponto verde, debaixo dos comutadores já existentes.

Ficará com mais 2 teclas em cada ponto verde que controlarão individualmente os novos pontos de luz.

Fazer a ligação desse sistema sem perceber de electricidade, vais ser interessante.
  7.  # 6

Colocado por: AlexMontenegroPrecisa de colocar um comutador de escada duplo em cada ponto verde, debaixo dos comutadores já existentes.

Ficará com mais 2 teclas em cada ponto verde que controlarão individualmente os novos pontos de luz.

Fazer a ligação desse sistema sem perceber de electricidade, vais ser interessante.

Especialmente se for instalação embebida (nota: os tubos que lá estão serão insuficientes para tanto fio). Se for instalação à vista, tudo se resolve com mais facilidade.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  8.  # 7

Colocado por: ClioIIO que você tem nos pontos a verde são dois comutadores de escada (também conhecidos como comutadores de quarto).

Você diz que quer mais dois pontos de luz, a vermelho, e os três pontos de luz são independentes entre si.

Só não diz como quer controlar os novos pontos de luz: junto ao próprio ponto de luz, junto a um dos pontos verdes, junto a qq um dos pontos verdes, outro...?

A ideia seria trocar os comutadores existentes por triplos.

Teria 2 locais de controlo com 3 teclas cada.
  9.  # 8

Colocado por: AlexMontenegroPrecisa de colocar um comutador de escada duplo em cada ponto verde, debaixo dos comutadores já existentes.

Ao invez de colocar outro por baixo, não será possível a trocas destes por triplos?
  10.  # 9

Bem, eu estou para aqui a falar mas....existem comutadores de escada triplos?
  11.  # 10

12.  # 11

Antes de se preocupar com os comutadores triplos:

* Como está a canalização eléctrica? Oculta dentro da parede ou à vista?

* Para os novos pontos de luz, já tem canalização? Por onde passa? Qual o diâmetro dos tubos?

* Se tiver de realizar tubagem oculta, em que material está feita a parede? Sabe os passos a dar?

* Etc...
  13.  # 12

Colocado por: mafgodParece que sim:
    https://www.elnet.pt/index.php?route=product/product&product_id=192

Por acaso vi esse enquanto fiz uma pesquisa. Curiosamente apenas me apareceu esse. Como tenho tudo efapel, procurei por essa marca e apenas encontro duplos.
  14.  # 13

Colocado por: ClioIIAntes de se preocupar com os comutadores triplos:

* Como está a canalização eléctrica? Oculta dentro da parede ou à vista?

* Para os novos pontos de luz, já tem canalização? Por onde passa? Qual o diâmetro dos tubos?

* Se tiver de realizar tubagem oculta, em que material está feita a parede? Sabe os passos a dar?

* Etc...

Boa tarde.

A tubagem é oculta. Tenho daquele tubo azul anelado tamanho 16.
    Para a nova iluminação vou passar tubo mas como é Teto falso não há problema nisso.
    Nesse aspeto, o que me pode complicar é os fios extra a passar nos tubos 16 da parede para o Teto.

Diga-me uma coisa. De cada comutador tenho de levar até ao Teto 3 fases certo?
    Tenho de fazer ligação direta de alguma fase diretamente entre os 2 comutadores?
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">