Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    Decidi avançar para a construção de uma moradia e gostaria de ter a vossa opinião.
    Estou em vias de finalizar a aquisição do terreno.
    Quando for contactar projetistas, gostaria de ter mais umas luzes sobre a forma construir com eficiência energética.

    Uma coisa que me irrita é a fraca qualidade de construção aqui da zona.
    No verão ter temperaturas >30º dentro de casa é horrível e no inverno tenho 6 meses a gastar em média 200€/mês de gás para manter a casa a 20º.

    A zona onde vou construir, talvez seja um dos locais do país, mais exigente em termos de energéticos, com verões muito quentes (ao nível do Alentejo) e invernos literalmente congelados.
    Assim temos temperaturas superiores a 40º no verão e uma situação particular no inverno:
    - em dias de frio com céu limpo é recorrente ter mínimas <-5º, até 10º de máxima;
    - em dias de nevoeiro (que pode durar 2 semanas sem levantar), a temperatura mínima anda pelos -3º e a máxima fica no zero, ou seja, temos a acumulação de gelo durante dias e dias... O chamado "sincelo" que é bonito mas lixado para a carteira.

    A minha dúvida é a seguinte: qual a tipologia de isolamento mais eficaz e económico para uma construção nesta zona?
    Parede tradicional dupla com isolamento e caixa de ar ou parede simples com um sistema ETICS?
    Qual a melhor tipologia de isolamento para a cobertura, considerando um telhado de telha plana?
    Pretendo investir, obviamente, em boas caixilharias e talvez continue a apostar no gás natural, apoiado com solar, mas com reduções de >60% de consumo, espero eu.
    Já li aqui muita coisa no fórum e estava inclinado para o ETICS, mas tenho receio de apanhar um pato bravo e o sistema ficar mal executado. Por outro lado, uma parede dupla com isolamento de pilares e vigas ficará com uma espessura brutal...
    O que dizem? Obrigado.
  2.  # 2

    podia ter dito a zona :) santarem? idanha a nova?
  3.  # 3

    Se tem terreno, a espessura total da parede não tem que ser um impedimento.
    Com 35 cms consegue sistema "tradicional" de parede dupla, com caixa de ar, isolamento e correcção de pontes térmicas na estrutura.

    A escolha do isolamento térmico e acústico, bem como das soluções de aquecimento e arrefecimento devem ser equacionadas logo de principio, pelo que a sua preocupação é de louvar.
    Primeiramente, ao nível da concepção, há muitos factores que podem contribuir positivamente para um edifício energeticamente eficiente. Comece com orientação solar, tamanho dos vãos, ensombramento quando necessário.
  4.  # 4

    Colocado por: nmex2podia ter dito a zona :) santarem? idanha a nova?
    pelo descrito é Trasdosmontes
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    E tem gas natural aí!?
  6.  # 6

    Sim, zona de Mirandela, na terra quente transmontana... mas que também faz muito frio.
    Sim, gás natural desde há alguns anos (meia dúzia se não estou em erro).

    ADROatelier:
    Por exemplo, com espessuras de 10cm de isolamento, consigo parede uma de 35cm?
    A questão da espessura da parede era para limitar custos.
    Tenho terreno mas queria fazer uma casa pequena, aproveitando ao máximo as áreas.

    Obrigado pelos vossos comentários.
  7.  # 7

    Faça em LSF, que consegue paredes menores que 30cm...
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasFaça em LSF, que consegue paredes menores que 30cm...


    Menor espessura da parede, ok, mas e os custos de uma solução LSF?
    Admitindo que arranjo um projetista que faz o projeto em LSF, onde vou arranjar um empreiteiro? ir ao litoral buscar um... vai sair caro.
    Acho que não me escapo de ficar com uma parede de 40cm... e escolher bem um empreiteiro para a aplicação do isolamento pelo exterior.
  9.  # 9

    37 / 38 cm se é para isolar pelo exterior, deve chegar.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasFaça em LSF, que consegue paredes menores que 30cm...

    Vi num site uma moradia em LSF construída em Valpaços (20km).
    Vou investigar mas deve ser caso único nestas bandas.
 
0.0128 seg. NEW