Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Coloquei um imóvel à venda na Remax (em exclusividade) e apenas eles têm feito a promoção da venda. No entanto eu consegui um interessado na compra do imóvel sem a participação deles. A comissão de 5%+IVA é devida na mesma nestas condições mesmo sem a intervenção deles?
  2.  # 2

    É.
  3.  # 3

    Colocado por: SlavikBoa tarde

    Coloquei um imóvel à venda na Remax (em exclusividade) e apenas eles têm feito a promoção da venda. No entanto eu consegui um interessado na compra do imóvel sem a participação deles. A comissão de 5%+IVA é devida na mesma nestas condições mesmo sem a intervenção deles?


    A Remax não o pode obrigar a vender a sua casa, tem o direito de mudar de ideias.
    Basta enviar carta regista a dizer que pretende resolver o contracto e a solicitar confirmação da resolução do contracto por email ou carta que eles são obrigados a aceitar.
    Depois de resolver o contracto pode vender a quem quiser mas se vender a uma pessoa que tiver registo de visita ao seu imóvel com a Remax, vai parar ao tribunal e irá pagar a comissão da Remax pois a equipa legal da Remax é implacável e não perdoa.
  4.  # 4

    Colocado por: fcoucelo

    A Remax não o pode obrigar a vender a sua casa, tem o direito de mudar de ideias.
    Basta enviar carta regista a dizer que pretende resolver o contracto e a solicitar confirmação da resolução do contracto por email ou carta que eles são obrigados a aceitar.
    Depois de resolver o contracto pode vender a quem quiser mas se vender a uma pessoa que tiver registo de visita ao seu imóvel com a Remax, vai parar ao tribunal e irá pagar a comissão da Remax pois a equipa legal da Remax é implacável e não perdoa.


    O comprador não foi angariado por eles, foi mesmo através de um familiar que referiu que o imóvel estava à venda a um conhecido e ele quer fazer proposta.
    Ainda tem mais 3 meses até acabar o período de 6 meses, só quero saber com que linhas me coso. Pagaria de bom grado a comissão se eles tivessem intervenção no negócio mas neste caso não tiveram mesmo
  5.  # 5

    Colocado por: fcouceloBasta enviar carta regista a dizer que pretende resolver o contracto e a solicitar confirmação da resolução do contracto por email ou carta que eles são obrigados a aceitar.

    Você entrega um imóvel a uma imobiliária em exclusividade, essa imobiliária investe 2000€ na sua promoção e depois você acha que se pode rescindir o contrato sem qualquer penalização?
  6.  # 6

    Colocado por: SlavikAinda tem mais 3 meses até acabar o período de 6 meses,

    Envie carta registada a dizer que não quer renovar o contrato, e faz a venda daqui a 3 meses.
  7.  # 7

    Colocado por: Picareta
    Você entrega um imóvel a uma imobiliária em exclusividade, essa imobiliária investe 2000€ na sua promoção e depois você acha que se pode rescindir o contrato sem qualquer penalização?


    isso não me passaria pela cabeça. antes de mais quero ser justo. cumpri todas as partes do contrato e sei que a imobiliária trabalhou para vender. no entanto o comprador não foi angariado por eles. como funciona nesta situação? é que a exclusividade é da promoção, não da venda...
    • AMVP
    • 17 junho 2019

     # 8

    Colocado por: Slavik

    isso não me passaria pela cabeça. antes de mais quero ser justo. cumpri todas as partes do contrato e sei que a imobiliária trabalhou para vender. no entanto o comprador não foi angariado por eles. como funciona nesta situação? é que a exclusividade é da promoção, não da venda...


    A Remax trabalha com partilhas. Quando vendi com eles o agente informou-me que caso encontrasse um comprador a comissão era partilhada. Veja o contrato.
  8.  # 9

    Colocado por: Slavikcomo funciona nesta situação?

    Segundo muitas opiniões, pode vender directamente, não pode é vender através de outra imobiliária, mas eu não renovava contrato e fazia a venda daqui a 3 meses...passam num instante
  9.  # 10

    O que está escrito no contrato de mediação imobiliária, na clausula 4ª referente ao regime de contratação?

    No contrato tem "exclusividade absoluta"?
  10.  # 11

    Colocado por: AMVPVeja o contrato.

    Pois, convém.
  11.  # 12

    Colocado por: AMVP

    A Remax trabalha com partilhas. Quando vendi com eles o agente informou-me que caso encontrasse um comprador a comissão era partilhada. Veja o contrato.

    Pois mas eles só partilham com imobiliárias com licença AMI...
    • AMVP
    • 17 junho 2019

     # 13

    Colocado por: Slavik
    Pois mas eles só partilham com imobiliárias com licença AMI...


    Na altura em que o fiz e naquela loja não. Mas sendo assim, não pode esperar 3 meses?
  12.  # 14

    o comprador quer para "ontem"...
    li algures na internet que existe jurisprudência, que o regime de exclusividade é na promoção e não na venda. inevitavelmente terei de falar com um advogado mas se houver alguém com experiência numa situação semelhante à minha era bom ter esse feedback...
  13.  # 15

    Quer para ontem, paga a comissão, é simples.

    Já lhe deram as hipóteses todas: ou espera pelo fim do contrato ou paga.
    Se está à procura de alguém a dizer "sim, tem outras hipóteses totalmente legais e fáceis de não pagar a comissão", boa sorte mas, acho que tem que procurar esse alguém noutro sítio, no país da fantasia, por exemplo.

    Mesmo caso mas, colocado aqui há 3 meses: https://forumdacasa.com/discussion/60652/alerta-contratos-de-exclusividade/#Item_1
    Mesmo caso mas, colocado aqui há 10 anos: https://forumdacasa.com/discussion/5584/vender-casa-que-tem-exclusividade-com-remax/#Item_1
    Dezenas de casos, sempre com a mesma resposta: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=exclusividade&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
  14.  # 16

    não vejo em que aspecto os 2 casos que colocou são como o meu exceptuando ser com a Remax e contratos com exclusividade...
  15.  # 17

    Colocado por: Slaviko comprador quer para "ontem"...

    Faz contrato de arrendamento e entra amanhã.
    • zed
    • 18 junho 2019 editado

     # 18

    Os tribunais já se pronunciaram sobre esta situação, se a exclusividade é de promoção do imóvel isso não impede a aceitação de uma proposta que lhe façam directamente.

    No contrato de mediação imobiliária o alcance da norma do nº 4 do art. 19º do Dec. Lei 211/2004, de 20/08, em conjugação com a norma do art. 18º, nº 2, al. a), do mesmo diploma legal, não afasta a possibilidade do comitente aceitar negócio que directamente lhe for proposto por interessado não angariado pela mediadora.

    Tribunal da Relação de Évora

    3. Sempre que essa exclusividade se reporte apenas ao direito de promover o negócio intencionado, a mesma tem de ser interpretada restritamente, no sentido de «mediação exclusiva» ou «intermediação exclusiva»;
    4. Nesse caso, o comitente não pode diligenciar no sentido de angariar, por si, interessados no negócio, mas não fica inibido de aceitar qualquer proposta que lhe seja apresentada por algum que espontaneamente se lhe dirija;

    Tribunal da Relação de Guimarães
    Concordam com este comentário: fcoucelo
    • zed
    • 18 junho 2019

     # 19

    Colocado por: Picaretaessa imobiliária investe 2000€ na sua promoção e depois você acha que se pode rescindir o contrato sem qualquer penalização?

    A agência imobiliária é um negócio como qualquer outro, investe X para ter a oportunidade de ganhar Y. O âmbito do contrato é somente a promoção do negócio e a imobiliária assinou porque quis. O risco de ocorrer uma proposta directa é quase nulo, e ocorrendo, a maioria das pessoas deixa-se intimidar por não conhecer os seus direitos.

    Já agora, essa cifra de 2000€ tem algum fundamento? Parece-me inflacionado tendo em conta que eles pouco fazem até haver uma proposta em cima da mesa.
  16.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Você entrega um imóvel a uma imobiliária em exclusividade, essa imobiliária investe 2000€ na sua promoção e depois você acha que se pode rescindir o contrato sem qualquer penalização?

    Onde foi buscar a ideia de que a imobiliária investiu 2000 € a promover o imóvel? Não me parece que tenha oferecido croquetes e champanhe nas visitas... Quanto muito o agente investiu nos flyers e nos cartazes e eventualmente no imovirtual, mas pelo que sei a remix cessou o protocolo com a plataforma de venda citada
 
0.0191 seg. NEW