Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Vou assinar uma escritura de compra de 1 apartamento. Como os meus pais emprestaram-me dinheiro para tal, vou fazer um contrato de comodato para eles porem -no a alugar em nome deles para receberem as rendas até o empréstimo ser pago, isso durante 7 anos.
    Posso comprar como habitação popria permanente ou tem que ser como habitação secundária. Ps vivo atualemente em casa do meu namorado onde vou ficar por mais 7 anos se tudo correr bem...lol
    Obrigada a quem me responder
  2.  # 2

    É filha única?
    Está a complicar do que vejo.
    Qual o intuito da operação?
    Explique o contexto para que seja possível ajuda-la
  3.  # 3

    não, tenho 1 irmao, como assim o intuito da operacao?
    O contexto está explicado, não percebo a sua pergunta....o que quer saber ao certo?
  4.  # 4

    Marlene,

    O contexto é para entender que formas podem existir de simplificar a operação.
    Se não têm mais nenhuma casa em seu nome , será habitação própria permanente. E ai terá a sua residência fiscal. Que deve alterar para usufruir da isenção de IMI.
    Porque não será mais fácil os seus pais comprarem a casa em nome deles e alugarem-na?
    É por isso que solicito contexto.
  5.  # 5

    poderá ser habitação propria premanente se passará a ser alugada daqui uns 2 meses?
  6.  # 6

    A habitação própria e permanente tem uma taxa de IMT. Habitação secundária tem outra taxa, se vai arrendar não pode usufruir desse benefício fiscal.
    https://www.economias.pt/tabelas-imt/
    Concordam com este comentário: Palhava
  7.  # 7

    Colocado por: NelhasSe não têm mais nenhuma casa em seu nome , será habitação própria permanente
    Mas se vai arrendar perde esse direito.

    Colocado por: NelhasQue deve alterar para usufruir da isenção de IMI.
    Não há isenção de IMI quando o imóvel se destina a arrendamento.
    Concordam com este comentário: Palhava
  8.  # 8

    Colocado por: NelhasSe não têm mais nenhuma casa em seu nome , será habitação própria permanente

    Esta agora !!!
  9.  # 9

    Colocado por: Marlene220568Vou assinar uma escritura

    Então se o imóvel ficará em seu nome por que não o arrenda e entrega o dinheiro das rendas aos pais?

    Colocado por: Marlene220568para eles porem -no a alugar em nome deles

    comodato


    Deve-se ter aconselhado com alguém entendido, advogado ou solicitador?

    Vai ser alugado a quem?A um inquilino a encontrar...

    Colocado por: Marlene220568Posso comprar como habitação popria permanente ou tem que ser como habitação secundária.

    Se não tem outra em seu nome habitualmente seria HPP, até para não ter que pagar uma série de impostos(como já disseram em outros comentários).
    Se conseguisse alugar a alguém de confiança sem contrato era o ideal pois assim o fisco não teria como fazer acertos a posteriori

    Se quer fazer tudo legal tem que declarar que é para arrendamento,e pagar os devidos impostos e depois ainda dar 1/3 do valor das rendas também ao fisco.



    Colocado por: Marlene220568tenho 1 irmao

    Tem de ser acautelada a situação da "doação" pois em caso de herança poderá haver diferenças e ele poderá vir a querer exigir igualdade.
  10.  # 10

    Colocado por: PalhavaSe conseguisse alugar a alguém de confiança sem contrato era o idea
    Era o ideal o tanas! O ideal é cada um pagar os impostos correspondentes aos rendimentos obtidos.
  11.  # 11

    É possível a nua propriedade ser da filha e o usufruto ser dos pais e o arrendamento ser lucro só para os pais?

    Se quiser terminar o usufruto,tem de ser feita nova escritura com os gastos inerentes.É atribuído um valor pecuniário ao usufruto.
  12.  # 12

    Colocado por: A. MadeiraEra o ideal o tanas! O ideal é cada um pagar os impostos correspondentes aos rendimentos obtidos.

    Para mim não era.
    Obrigado.

    Ando a pagar para Berardos e outros que tais... viverem à grande...
    Por isso não tenho problemas nenhuns em prevaricar quando posso.
    Se chegarem até mim.Pago.Sim pago.Pois não tenho nenhuma fundação para me furtar a isso.
    E louvo todos os portugueses que seguem esta filosofia.
    Já pagamos bastante para ter as nossas coisas.
    Concordam com este comentário: jrmpalma
  13.  # 13

    Um muito obrigada a quem respondeu às minhas dúvidas!!
    Vou então assinar como habitação secundária já que se destina a arrendamento e apesar de não ter outra habitação em meu nome nem mesmo em aluguer e fazer o contrato de comodato com os meus pais, usufruto mais complicado e doação teriam que fazer igual ao meu irmão, ou seria injusto ....
    Obrigada!!
  14.  # 14

    Colocado por: PalhavaÉ possível a nua propriedade ser da filha e o usufruto ser dos pais e o arrendamento ser lucro só para os pais?


    Com o tal contrato de comodato é possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, Marlene220568
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Esta agora !!!


    Se calhar Picareta expliquei-me mal.
    Não entendo o contexto da operação na cabeça da Marlene, visto que não vai beneficiar de nenhuma das vantagens previstas por habitação própria permanente.
    Não vai beneficiar de nenhum beneficio fiscal, não vai beneficiar da isenção, e ainda vão levar uma tareia dos impostos do arrendamento e dos IRS.

    A minha afirmação ia no sentido de existirem outras formas de beneficiar de isenção e taxas mais reduzidas.
    Com tanta tareia que vai levar de impostos, o imóvel de 50 vai custar 80.

    So isso.
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  16.  # 16

    A user diz que o arrendamento é por 7 anos.Supõe-se que irá habitar o imóvel em questão a partir dessa data.
    Alterar a morada fiscal para esse apartamento nessa altura, trará benefícios?
    Resposta:Só se quiser vender e reinvestir em nova HPP(desde que a legislação se mantenha,pois andam a minar o pouco que o Zé Povinho tem...)
  17.  # 17

    Colocado por: PalhavaA user diz que o arrendamento é por 7 anos.Supõe-se que irá habitar o imóvel em questão a partir dessa data.
    Alterar a morada fiscal para esse apartamento nessa altura, trará benefícios?
    Resposta:Só se quiser vender e reinvestir em nova HPP(desde que a legislação se mantenha,pois andam a minar o pouco que o Zé Povinho tem...)


    A questão é o impacto que vai ter em termos de custos da habitação, nos termos pensados e discutidos aqui, para a user.
    Acho que seria mais fácil e barato comprar a casa quando precisar dela.
    Nem sequer é a melhor altura para comprar.
    Se está a planear a 7 anos, espera. Se esta bem onde está. Pelo espera até o mercado descer. Ou então escolhe uma casa a gosto dela e do namorado e muda-se para lá.
    Como habitação própria permanente.
    Com os preços das casas, como o mercado está, sem isenções, com uma perspetiva de habitar daqui a 7 anos, não vejo interesse.
    Ainda por cima se a família tem disponibilidade financeira para oferecer, e está bem onde está.
    Concordam com este comentário: Palhava
  18.  # 18

    Vai gastar em contribuições,mas compensará ter as rendas?E se os inquilinos derem problemas...
    Ainda por cima 7 anos é pouco tempo...


    A user já não deve chegar a vir cá novamente.Já disse o adeus.

    Colocado por: Marlene220568Um muito obrigada a quem respondeu às minhas dúvidas!!
    Vou então assinar como habitação secundária já que se destina a arrendamento e apesar de não ter outra habitação em meu nome nem mesmo em aluguer e fazer o contrato de comodato com os meus pais, usufruto mais complicado e doação teriam que fazer igual ao meu irmão, ou seria injusto ....
    Obrigada!!
  19.  # 19

    Colocado por: PalhavaVai gastar em contribuições,mas compensará ter as rendas?E se os inquilinos derem problemas...
    Ainda por cima 7 anos é pouco tempo...


    A user já não deve chegar a vir cá novamente.Já disse o adeus.



    Contribuições, Impostos , escrituras, sem isenções, IRS, rendas, problemas com inquilinos, pais metidos ao barulho, etc
    E tudo isto com uma cas a viver na boa com o namorado e pais para oferecer casa.
    As pessoas quando não têm problemas em determinadas áreas, ou não se preocupam ou inventam...
 
0.0185 seg. NEW