Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Venho aqui pedir a vossa ajuda porque me encontro numa situação inesperada e que veio trazer transtorno acrescido aquilo que já por si era mau.
    Infelizmente, assinei um contrato de mediação imobiliária em regime de exclusividade com a KW, com a maior boa-fé, já que se tratava de um amigo de um amigo.
    Por motivos pessoais e contrários à minha vontade, fui forçada a desistir da venda, quando já existia comprador (que era um investidor com dinheiro na mão) mas antes de assinar o CPCV.
    Ao apresentar a minha intenção de rescisão do contrato e igualmente não formalizar o CPCV que estava agendado (fi-lo através de enail), o departamento jurídico da KX enviou-me outro e-mail, no qual declara que tem direito à comissão ainda que a venda não se concretize ou em alternativa, o contrato continua válido.
    Daquilo que fui percebendo através de outras discussão neste fórum é que está é uma realidade ambígua e que pode ter mais do que uma leitura.
    Estou sem saber como agir.


    Existe um detalhe importante: eu assinei o contrato ainda em branco (sem valores de venda ainda estipulados, porque o mediador iria ainda avaliar o valor normativo) e nunca cheguei a receber uma cópia. Isto pode representar algum tipo de nulidade?

    Desde já, agradeço qualquer ajuda prestada.

    Bem-haja.
  2.  # 2

    Se o contrato não tem valor, é simples... não desista da exclusividade.


    Simplesmente rejeite qualquer valor que lhe apresentem.

    Ou se a casa vale por exemplo 200, diz que quer 400.

    Ps: a não ser que queira desistir para ir vender a casa noutro lado... cuidado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zacarias1990
  3.  # 3

    Obrigada pelo contributo mas confesso que fiquei baralhada.
    O contrato não tem realmente valor? E nesse caso, ainda assim mantenho a exclusividade?

    Em relação ao que acrescentou, não se trata de uma situação dessa natureza. Foi uma questão de natureza doméstica, na qual o meu companheiro se recusa a avançar com a venda.
  4.  # 4

    Vamos por partes:
    Se desistiu de vender a casa, porque quer desistir de um contrato de exclusividade?

    Se o contrato que assinou não estipula um valor de venda, tem todo o direito de recusar ou não um valor que lhe tenha sido oferecido.

    O contrato que assinou tem validade. Mas não a pode obrigar a vender a casa por um valor que não queira.

    Percebeu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zacarias1990
  5.  # 5

    Julgava eu que era a coisa acertada a fazer: se já não pretendo vender, porque hei-de manter um contrato que declara intenção de venda?

    Quando ao valor, apesar de não ter sido estipulado por escrito, foi anunciado online e o investidor chegou a oferecer um valor até superior, que eu aceitei em conversa telefónica.

    Obrigada.
  6.  # 6

    Nesse caso fale com a imobiliária.
  7.  # 7

    Cara Zacarias,

    A parte mais importante é: se não tem contrato promessa de compra e venda assinado então não tem compromisso de venda.
    No entanto, há algum documento assinado por si a ter conhecimento de alguma proposta ou algum email a falar de propostas?
    A técnica de todas as imobiliárias é sempre a mesma. Quando um cliente quer desistir eles dizem sempre que há um cliente.
  8.  # 8

    Colocado por: nielskyA técnica de todas as imobiliárias é sempre a mesma. Quando um cliente quer desistir eles dizem sempre que há um cliente.

    É verdade,mas não é o caso.

    Colocado por: Zacarias1990quando já existia comprador

    Que foi arranjado através da agência,que desempenhou o seu trabalho.

    Colocado por: Zacarias1990o meu companheiro se recusa a avançar com a venda

    Agora com a proposta em mãos é que "acordou"...
    A intenção de venda teria de partir dos 2?
  9.  # 9

    E a imobiliária andou a fazer o trabalho dela para encher pneus, andaram a trabalhar para aquecer como diz o outro...
    Nao quer vender nao venda, mas pague o trabalho que mandou fazer e foi feito com sucesso!
    Concordam com este comentário: Diogo999
  10.  # 10

    DR1982,

    Acontecem muitas coisas inusitadas na vida humana e outras tantas vezes, contrárias à nossa vontade.
    Não seja tão rápido a criar juízos de valor sobre situações alheias porque não faz ideia do transtorno que isto causou à minha vida. Ninguém está.mais prejudicada do que eu, neste momento.
    • DR1982
    • 22 junho 2019 editado

     # 11

    Colocado por: Zacarias1990DR1982,

    Acontecem muitas coisas inusitadas na vida humana e outras tantas vezes, contrárias à nossa vontade.
    Não seja tão rápido a criar juízos de valor sobre situações alheias porque não faz ideia do transtorno que isto causou à minha vida. Ninguém está.mais prejudicada do que eu, neste momento.
    Seja como for os seus problemas nao lhe dao o direito de ficar a dever dinheiro a agência! Eles fizeram o trabalho deles só têm é de receber, ou se onseu patrão no fim do mês lhe disser que teve uns contratempos e por esse motivo nao lhe pode pagar onordenado também vai achar isso correto?
    Concordam com este comentário: Diogo999
  11.  # 12

    Está a brincar ou mesmo a falar a sério?
    A comissão incide sobre o valor de venda do imóvel e não sobre serviços prestados para tal: esses, jamais terão o mesmo custo.
    Já agora, a cliente sou eu. Ou seja, não sou comparável ao meu patrão, ao qual estou subordinada.O patrão "aqui" sou eu, uma vez que fui eu a contratar serviços.

    De qualquer forma, vim aqui pedir ajuda. Não para que alguém ainda fizesse questão de querer fazer sentir pior. Espero que tenha uma vida muito feliz, com todas essas convicções.
    • DR1982
    • 22 junho 2019 editado

     # 13

    Colocado por: Zacarias1990Está a brincar ou mesmo a falar a sério?
    A comissão incide sobre o valor de venda do imóvel e não sobre serviços prestados para tal: esses, jamais terão o mesmo custo.
    Já agora, a cliente sou eu. Ou seja, não sou comparável ao meu patrão, ao qual estou subordinada.O patrão "aqui" sou eu, uma vez que fui eu a contratar serviços.

    De qualquer forma, vim aqui pedir ajuda. Não para que alguém ainda fizesse questão de querer fazer sentir pior. Espero que tenha uma vida muito feliz, com todas essas convicções.
    E a venda do
    Imóvel nao se concretizou porque razão?
    Você continua a ser cliente, contratou determinado serviço, que foi feito, só tem é de pagar por ele!
    A minha intenção nao é faze-la sentir de nenhuma forma, simplesmente nao esta a ser séria!
    Sim, uma das minhas convicções é que toda a gente deve receber pelo trabalho que faz, desde que o faça corretamente como neste caso!
  12.  # 14

    no entanto segundo o que penso ser comum, a comissão da imobiliária só é cobrada com a venda do imóvel. ou não é assim?
  13.  # 15

    Colocado por: marco1no entanto segundo o que penso ser comum, a comissão da imobiliária só é cobrada com a venda do imóvel. ou não é assim?

    Ou quando a venda não se efectue, por culpa do vendedor (nos contratos com exclusividade)... isto costuma estar escrito em todos os contratos de mediação, e está no código civil
    Concordam com este comentário: act123, marco1
  14.  # 16

    Como já aqui disseram a imobiliaria andou a trabalhar para encher pneus mas de acordo com o contrato que tem provavelmente vc safa-se sem mts stresses. Não existindo valor assinado no dito contrato pode simplesmente ir recusando as propostas (a que disse que aceitou por telefone não tem validade, a menos que lhe tenha sido pedida permissão para gravar a dita chamada), quando chegar ao termo previsto no contrato rescinde com a imobiliaria.

    Pode no dia a seguir contratar outra imobiliaria nos termos que entender, só tem de ter o cuidado de nao transacionar o imovel aos interessados que entretanto foi dando negas.
    Concordam com este comentário: marco1
  15.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Ou quando a venda não se efectue, por culpa do vendedor (nos contratos com exclusividade)... isto costuma estar escrito em todos os contratos de mediação, e está no código civil
    Concordam com este comentário:act123

    Boa tarde.
    O Picareta tem razão. Estive há 2 semanas com uma vendedora da remax que me apresentou o contrato de exclusividade e está la escrito isso mesmo. Ao assinar concorda com todos os termos do contrato. Tem que ler o contrato que assinou.
  16.  # 18

    Colocado por: Diogo999Como já aqui disseram a imobiliaria andou a trabalhar para encher pneus mas de acordo com o contrato que tem provavelmente vc safa-se sem mts stresses. Não existindo valor assinado no dito contrato pode simplesmente ir recusando as propostas (a que disse que aceitou por telefone não tem validade, a menos que lhe tenha sido pedida permissão para gravar a dita chamada), quando chegar ao termo previsto no contrato rescinde com a imobiliaria.

    Pode no dia a seguir contratar outra imobiliaria nos termos que entender, só tem de ter o cuidado de nao transacionar o imovel aos interessados que entretanto foi dando negas.
    Nao me parece que o contrato ainda esteja sem valor, a user nem uma cópia tem, assinou um contrato com o valor em branco, mas como é óbvio a esta hora já está la um valor, igual ou inferior ao que o comprador esta disposto a pagar!
  17.  # 19

    Colocado por: act123
    Boa tarde.
    O Picareta tem razão. Estive há 2 semanas com uma vendedora da remax que me apresentou o contrato de exclusividade e está la escrito isso mesmo. Ao assinar concorda com todos os termos do contrato. Tem que ler o contrato que assinou.

    A culpa do vendedor aqui nao se aplica, nao existindo um valor em contrato a culpa apenas será dos “compradores” ou da imobiliaria que nao encontra um comprador que dê o que o vendedor queira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta Marques
  18.  # 20

    Colocado por: DR1982Nao me parece que o contrato ainda esteja sem valor, a user nem uma cópia tem, assinou um contrato com o valor em branco, mas como é óbvio a esta hora já está la um valor, igual ou inferior ao que o comprador esta disposto a pagar!

    Então, e a crer na estória toda esse documento foi falsificado.
    Mas como disse anteriormente, é de mt mau gosto andar a por os outros a trabalhar para aquecer, mesmo estando a falar de imobiliarias onde vale quase tudo, só alinha quem quer.
 
0.0261 seg. NEW