Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, a minha pergunta é a seguinte: o meu pai vai-me fazer doaçao de um terreno no quintal da sua casa, o problema é que nesse terreno esta situada uma garagem de mais de 10 m2 que ele construi sem autorizaçao (ilegal) ha mais de 30 anos,coitado, esta desesperado porque na altura nem sabia que precisava disso e os pedreiros nao o informaram de nada.
    Queria saber o que é necessario fazer para legalizar aquela garagem que vai depois ser destruida para eu poder construir uma casa e o que é que ele arrisca financeiramente por parte da camara e finanças.
    Obrigado
    • size
    • 25 junho 2019

     # 2

    Colocado por: aliene
    Queria saber o que é necessario fazer para legalizar aquela garagem que vai depois ser destruida para eu poder construir uma casa e o que é que ele arrisca financeiramente por parte da camara e finanças.
    Obrigado


    Não faz sentido preocupar-se com a legalização da garagem quando a pretende destruir. Se não está licenciada, o destino é a destruição. Penso eu...
    Concordam com este comentário: aliene
  2.  # 3

    Colocado por: alieneQueria saber o que é necessario fazer

    Pegar numa marreta e deitar a garagem abaixo.
    Concordam com este comentário: aliene
  3.  # 4

    Ha implicações, mas não tem que ser um drama. Muito provavelmente há solução.

    Como é que vai fazer a doação? Vai fazer um Destaque de Parcela? o terreno já está dividido por natureza?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aliene
    • Nelhas
    • 25 junho 2019 editado

     # 5

    Bom Dia,

    Antes de tudo , pense em encontrar uma solução para recolher os destroços e materiais resultantes da demolição da garagem.
    Por experiência própria, contrate esse serviço e combina os dias para eles efetuarem a recolha e procederem ao transporte.
    Gasta dinheiro , mas o trabalho fica eficiente e sem complicações.
    Depois faça como lhe foi sugerido pelo zedasilva.
    Com tempo e sem muito aparato ( caso tenha ajuda , material, e alguma experiência) , vai desmantelando a mesma com tempo e sem pressas.
    Penso que se for cuidadosa e consciente, consegue destruir isso e depois de tudo limpo , vai ao município e expõe a situação que pretende.
    A partir dai logo vê as possibilidades que o município lhe permite para esse terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aliene
  4.  # 6

    Destaque de parcela, o terreno nao està ainda dividido.
  5.  # 7

    Tem uma vista aerea?

    Colocado por: alieneDestaque de parcela, o terreno nao està ainda dividido.
  6.  # 8

    Mas o terreno tem confrontações com alguma rua? só permitem construir em terrenos que tenham confrontações com arruamentos. Porque se vai usar a entrada que pertence ao seu pai, tem que transformar em propriedade horizontal para poder construir. Não estou a ver o terreno em questão, só se pode construir nos primeiros 37 metros de terreno, a contar do muro da casa. Acho que o PDM é isto que diz.

    Veja estes pormenores, senão gasta dinheiro em escrituras e papeladas que depois não serve para nada.
  7.  # 9

    Pedro Moreira sim o terreno tem saida para uma rua senao como saia de la o carro😅😅 é um terreno em banda o meu pai construio a casa dele na parte da frente na rua X e eu vou construir no fundo do quintal que me vai doar e qu tem saida para a rua Y...ele vai doar-me cerca de 15m x 7m de so que no terreno esta la a maldita garagem ilegal e foi o engenheiro que veio ver o terreno para a construçao que se apercebeu disso....tou tramada😟
  8.  # 10

    Mas não tem problema nenhum com a garagem. É só deitar abaixo, no registo do terreno não precisa de fazer menção a garagem, faz tudo como se não existisse garagem
  9.  # 11

    Colocado por: alieneele vai doar-me cerca de 15m x 7m

    Tem a certeza que pode construir só com essa área?
    Concordam com este comentário: BM_18
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aliene
  10.  # 12

    Sim, tenho de ficar com 3m de quintal, é obrigatorio! ( 20%) da area e é para fazer rez de chao com aproveitamento de sotao.
  11.  # 13

    Aliene,
    Informe-se bem antes de fazer qualquer coisa.

    O prédio original é urbano?
    Nessa parcela de terreno que pretende destacar, ficará com quantos metros confinantes com via pública?

    Qual é o concelho?
    O que diz o registo predial? e a caderneta predial? Pode transcrever?
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro_Moreira.ele vai doar-me cerca de 15m x 7m


    Colocado por: zedasilvaTem a certeza que pode construir só com essa área?


    tb fico com a impressão que a garagem ilegal é o menor dos seus problemas?

    diz que a moradia do seu pai é uma moradia em banda, mas e o terreno, qual é a origem dele? é um artigo unico ou é um lote?

    depois um destaque de 15x7 da apenas 105m2, seria suficente para uma casa, mas e os afastamentos? vão deixa-la encostar a casa à extrema do terreno? e os indices de construção de um terreno de apenas 105m2 isso dará para uma casa de quanto? uma coisa são casas antigas encostadas à extrema a ocupar a totalidade do terreno, o que está feito, feito está, mas as construções novas seguem outros regras.

    aconcelhe-se bem, já que tem um engenheiro a tratar da situação faça-lhe estas perguntas todas.
  13.  # 15

    Colocado por: pauloagsantosmas as construções novas seguem outros regras.

    Mas existem casos em q podem utilizar 100%, certo?
  14.  # 16

    obrigado pelas informações,o projecto está a avançar, o topografo ja fez o levantamento topografico e a garagem sera para demolição.
 
0.0175 seg. NEW