Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    há várias interpretações, jorferr no seu caso por exemplo no rc podia ser a 3 m pois era interpretado que sendo o muro do seu lote uma construção que não a do vizinho, logo prevalecia apenas as regras do nº73 do RGEU, é confuso eu sei….
  2.  # 22

    Colocado por: marco1há várias interpretações, jorferr no seu caso por exemplo no rc podia ser a 3 m pois era interpretado que sendo o muro do seu lote uma construção que não a do vizinho, logo prevalecia apenas as regras do nº73 do RGEU, é confuso eu sei….
    Eu acho que no meu caso a câmara ate estava a ser ligeiramente simpática. Mas como sabe ao nível do rés do chão mas do lado oposto já não permitiam.
  3.  # 23

    não jorgferr

    não estava a ser simpática mas a prescrever a interpretação deles que eu já expliquei, dai que do outro lado já não permitiam pois o rc em relação ao vizinho ficava mais elevado do que o dele. foi essa a razão e já por aqui ouvi que uma outra camara também pensa assim.
    há outras a da oeiras por exemplo que para não complicar, deixa abrir aos 3 m seja no rc ou 1ºandar, assim como outras mais.
  4.  # 24

    Colocado por: marco1acho que não entende a regra dos 45º é do ramo?


    Eu não estou a ver a dúvida...
      images.jpg
    •  
      marco1
    • 26 junho 2019 editado

     # 25

    sim Paulo

    agora entenda isso como fachadas laterais e meta um muro no meio, vê? portanto neste caso a empena pode 10 metros de altura e 5 ao muro.

    nos casos em que tem afastamentos ao muro de 3 m a sua empena pode ter 6 m de altura. portanto dentro da linha a 45º traçada na fachada do vizinho a 6 m de distancia.
    em relação a janelas é outro assunto.
  5.  # 26

    Em alguns casos ainda é possível abrir janelas a 1,50m do lote, desde que não sejam compartimentos de habitação (artigo do Código Civil).

    Diria que se tem a casa licenciada com os 2,80m de afastamento, não tem de se preocupar (pelo menos não com o existente).
    Mas também pode ser o caso de ter o projecto aprovado com 3,00m e em obra ter ficado com menos.
  6.  # 27

    Colocado por: marco1agora entenda isso como fachadas laterais e meta um muro no meio, vê? portanto neste caso a empena pode 10 metros de altura e 5 ao muro.
    nos casos em que tem afastamentos ao muro de 3 m a sua empena pode ter 6 m de altura. portanto dentro da linha a 45º traçada na fachada do vizinho a 6 m de distancia.
    em relação a janelas é outro assunto.


    Falamos a mesma coisa.
    Penso é não ser muito corrente a aplicação às laterais.
    Mas como também não é muito corrente haver apenas uma corrente.
  7.  # 28

    paulo não pode

    pois o código civil fala em janelas que podem ser de espaços não habitáveis tipo wc ou despensa ou por ai.
    e na realidade neste caso o RGEU é aplicado e sobrepõe-se ao código civil. uma janela de um quarto tem que estar ( obra nova) a 3 m de um obstáculo tipo muro ou fachada vizinha.
  8.  # 29

    Pensava que era um espaço de arrumos com 10m²...

    Mas sim, 3,00 metros é o mínimo.
    O chato é se este caso, tem no projecto aprovado na câmara o piso térreo com os 3,00m. Que depois encolheram...
  9.  # 30

    Colocado por: paulovalenteO chato é se este caso, tem no projecto aprovado na câmara o piso térreo com os 3,00m.


    quando comprei a minha casa, tinha a devida licença de utilização.

    Só me apercebi que tenho 2.80 m na fachada traseira quando pensei construir um andar
  10.  # 31

    Colocado por: ****Ao muro ou ao exterior do muro ?


    incluindo o muro
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  11.  # 32

    Colocado por: Alex Pereiraincluindo o muro


    Eu começava por confirmar o que é que está nas telas finais. Se 2,80m ou 3,00m.
  12.  # 33

    Colocado por: Alex Pereiraquando comprei a minha casa, tinha a devida licença de utilização.


    Nem sempre isso é garantia de que tudo está conforme.
    Mais ainda hoje em dia em que muitos projectos (e obras) são aceites nas câmaras à responsabilidade dos técnicos.
  13.  # 34

    Colocado por: paulovalenteEu começava por confirmar o que é que está nas telas finais. Se 2,80m ou 3,00m.


    Fui ao arquivo da CM consultar o projeto da casa que comprei.

    Foi construída antes da casa do vizinho que tem janelas abertas na fachada principal

    Nas plantas não foram colocados os afastamentos, nem ao limite do terreno com o vizinho nem à via publica
  14.  # 35

    Colocado por: Alex PereiraNas plantas não foram colocados os afastamentos, nem ao limite do terreno com o vizinho nem à via publica


    Mas mediu com uma régua? Parece-lhe igual?
    Às vezes podem ter feito umas telas finais com menos cotas (o que não é suposto) e estar mais "cotado" nos desenhos anteriores.
  15.  # 36

    Colocado por: paulovalenteMas mediu com uma régua? Parece-lhe igual?
    Às vezes podem ter feito umas telas finais com menos cotas (o que não é suposto) e estar mais "cotado" nos desenhos anteriores.


    Tomando em consideração o que me disse o gabinete de Projetos De Arquitetura e Engenharia que fui consultar

    "Se a casa foi licenciada com um afastamento menor, mais me vale estar caladinho"

    Concordam?

    Pergunto, a CM nunca pode por em causa uma licença de utilização deliberada pela mesma CM à mais de 40 anos?
  16.  # 37

    Colocado por: ****Alex é ir ver o que dizia a lei nos anos 60 , e ver se existe forma de legalize o que quer !


    Não tenho nada a legalizar.

    O que provavelmente não posso é realizar o projeto de ampliar a minha casa de um andar.
  17.  # 38

    os técnicos servem precisamente para resolver essas questões.
    Concordam com este comentário: Alex Pereira
  18.  # 39

    Tem alguma vista aerea, ou uma planta que nos possa mostrar?
    Se calhar há solução e até pode ser que nao seja complicado.

    Se bem que se os técnicos que consultou dizem que não há solução, alguma razão de hão de ter...
 
0.0214 seg. NEW