Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pessoal,
    Necessito da vossa ajuda. Já procurei aqui em alguns tópicos e não fiquei totalmente esclarecido.
    Tive de comprar um comutador novo pois o antigo avariou.
    Quero fazer as ligações (ver segunda imagem), sendo que o fio preto com estrela é o "positivo" que vem do quadro. Todos os outros seguem para, pelo menos, 2 tomadas que são utilizadas pelas máquinas da lavar loiça e roupa.
    Na primeira imagem está o comutador que comprei (coloquei umas cores para facilitar a descrição), trata-se de um "
    SUNO COMUTADOR MAQUINA LAVAR GSB DA LEGRAND".
      Cores_11.jpg
      Cores.jpg
  2.  # 2

    nunca tinha visto tal coisa, mas se existe é para se usar! ora esses chantes deduzo que já venham feitos de fabrica certo?? estão a dificultar um pouco ver o esquema, mas eu diria que primeiro vai ter que perceber quais fios correspondem a que tomada, sendo que uma terá que ser ligada directa ou então fica para exclusões de partes. na minha interpretação seria:
    L - preto da estrela
    1- Maquina da roupa
    2- Maquina da loiça
    3- a outra tomada (ou junto com o L ou possivelmente onde desenhou o vermelho)
  3.  # 3

    Sei que o post é antigo mas como tou numa situação semelhante decidi deixar um comment para a posteridade

    Tenho um igual por acaso mas o meu só em 3 fios não 4 mas creio que o "L" é a entrada de energia que é interrompido pelo primeiro botão "I/O" que liga ou desliga todo o circuito, o jumper creio sim que vem de fábrica e liga ao "1" que por sua vez ou manda a energia directamente para o "1" do outro lado ou para o "2" se colocarmos o segundo botão nessa posição

    Confunde-me um bocado a existência dos 4 fios pois o comutador tá feito para 3 portanto um deles deveria sim estar ligado ao "L" talvez depende de para onde vai.

    Normalmente como no meu caso é um fio que vem do quadro e que tá sempre energizado e entra no terminal "L" e depois as fases das tomadas das máquinas vão para o "1" e "2" sendo que depois o segundo botão activa um ou outro mas nunca ambos.

    Por acaso pensei que estes interruptores eram mais comuns mas parece que foi invenção da Legrand pois não os encontro em mais lado nenhum e a própria Legrand parece que já não os tem disponíveis no site deles.
 
0.0088 seg. NEW