Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá bom dia, estou aqui para pedir a opinião acerca de uma decisão muito importante para nós. A nossa casa actual valorizou imenso e vamos vender. A questão prende-se com o passo seguinte.

    O nosso sonho é construir a nossa vivenda mas temos também a hipótese de comprar um apartamento em zona urbana a pronto, o que após a conclusão da vivenda permitiria um encaixe financeiro se o alugarmos.

    Segundo a vossa opinião, vale a pena utilizar o lucro da venda e investir num apartamento para rentabilizar mais tarde pedindo depois um empréstimo para a totalidade do projecto da vivenda (com a poupança de rendas por vivermos no apartamento durante os 2 anos da construção) ou por outro lado, utilizar o lucro para minimizar o empréstimo para a vivenda (perdendo os dois anos de rendas que vamos ter de pagar enquanto alugamos até a concretização da vivenda)?

    Enfim, é uma decisão muito complexa com a qual estamos a tentar lidar pelo que todo o feedback é precioso. Grato desde já.
  2.  # 2

    As transacções financeiras inerentes à venda e posterior aplicação do dinheiro gerado podem vir a ser taxadas se não se calcular bem a proveniência e destino a dar às quantias.



    Colocado por: Proprietario2019nossa casa actual

    Estão casados?
    É Habitação própria permanente (HPP)de ambos?
    É importante ter em conta a data de aquisição , o valor da realização (Há crédito associado?)e a data da venda para apurar o valor a reinvestir.

    Colocado por: Proprietario2019construir a nossa vivenda

    Já têm o terreno?
    Para terem direito a isenção creio que a construção terá de decorrer num prazo de 3 anos.

    https://www.google.com/search?q=aplicar+mais+valias+constru%C3%A7%C3%A3o+moradia&oq=aplicar+mais+valias+constru%C3%A7%C3%A3o+moradia&aqs=chrome..69i57.7927j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8





    Colocado por: Proprietario2019comprar um apartamento em zona urbana a pronto

    Para haver isenção só podem comprar um imóvel que terá de ser vossa nova HPP e de valor igual ou superior a todo o valor apurado com a venda do apartamento inicial.

    SE vão fraccionar o dinheiro:
    acho que o melhor era aplicar a maior quantia na nova vivenda.

    O apartamento de "passagem" teria de ser Habitação secundária, o que não permite poupanças em termos de taxas e impostos.


    O crédito é outro problema.
    O crédito para HPP é sempre mais vantajoso.


    Têm filhos?
    Poderiam colocar o apartamento em nome deles(ficando HPP dos filhos) e fazer um contrato de comodato em nome dos pais.

    SE se "divorciassem" assim acho que já podiam ter 2 HPP.Pagavam muito menos impostos em relação às casas.
    Mas depois em termos de créditos não sei como seria...


    Peço desculpa pelas sugestões aparentemente desconexas...
    Podem e devem ir a um contabilista para se aconselharem.
  3.  # 3

    Não há problema nenhum com o crédito derivado de ser HPP ou Habitação secundária. Compra o apartamento para HPP e quando for ao banco pede crédito para construir HPP. Depois quando a moradia tiver licença de habitabilidade tem de fazer o acerto no IMT e passar o apartamento para secundária.
    O crédito pode ser problema sim quando diz "empréstimo para a totalidade do projecto da vivenda" se ainda não tem o terreno ou o valor para o pagar!
  4.  # 4

    Não temos terreno, mas o valor do Apartamento é cerca de 50% do orçamento para moradia+terreno, por isso avançando para a compra do apartamento este também serviria de garantia ao crédito para construção da vivenda, não?

    Obrigado desde já
  5.  # 5

    Colocado por: Proprietario2019Não temos terreno, mas o valor do Apartamento é cerca de 50% do orçamento para moradia+terreno, por isso avançando para a compra do apartamento este também serviria de garantia ao crédito para construção da vivenda, não?

    Obrigado desde já


    Se comprassem uma moradia já pronta era menos complicado...


    Colocado por: Proprietario2019Apartamento é cerca de 50%
    -Apartamento A

    Colocado por: Proprietario2019compra do apartamento
    Apartamento B

    Então se o apartamento A for vendido por 100 (há crédito?)e a vivenda custa 200 quanto pensa que vai gastar na compra do apartamento B a pronto.(proporcionalmente)
  6.  # 6

    Não há dois apartamentos.

    Vamos dizer que fazemos 100 com a venda da nossa moradia actual, as opções são:

    a) comprar um apartamento por 100, habitá-lo e pedir um empréstimo de 200 para terreno+moradia, alugando depois o Apartamento para ajudar na prestação do crédito.

    b) Pedir 100 ao banco para juntar aos 100 do lucro da venda desta moradia e construir.

    (e sim temos um filho de 4 anos)
  7.  # 7

    Colocado por: Proprietario2019Não há dois apartamentos.


    pensei que a casa inicial era um apartamento.

    Porque não pedem o empréstimo para a nova casa sobre a casa antiga?

    100 pela casa antiga para colocar 100 num apartamento urbano...
  8.  # 8

    Colocado por: PalhavaPorque não pedem o empréstimo para a nova casa sobre a casa antiga?

    Não é tão fácil de arrendar no futuro como um apartamento numa zona urbana?
  9.  # 9

    estamos a pagar o crédito habitação
  10.  # 10

    Colocado por: Proprietario2019empréstimo de 200 para terreno


    os bancos não emprestam para terreno habitualmente
    Concordam com este comentário: Proprietario2019
  11.  # 11

    Colocado por: Palhava

    os bancos não emprestam para terreno habitualmente
    Concordam com este comentário:Proprietario2019


    Para o terreno+casa ou só terreno?
  12.  # 12

    Colocado por: Proprietario2019só terreno
  13.  # 13

    Colocado por: Proprietario2019estamos a pagar o crédito habitação


    Então terão de fazer as contas, para saberem, no caso de venderem a casa inicial quanto ficará disponível para investir.
  14.  # 14

    Colocado por: Palhava

    Então terão de fazer as contas, para saberem, no caso de venderem a casa inicial quanto ficará disponível para investir.


    E tentar saber junto do banco qual o limite de endividamento possível para definirem um tecto para as despesas.
  15.  # 15

    Sou eu que estou a perceber mal ou você está a pensar comprar um apartamento pelo mesmo valor que vai vender, ou pelo menos receber liquido do empréstimo, a sua casa actual??
    É que se for assim, mais vale continuar a viver na mesma casa enquanto não constrói a outra!!?? Quando acabar, muda-se para lá, vende a actual e depois logo vê se tem capacidade para comprar um segunda habitação para arrendar!! Parece-me mais lógico!
    E esqueça empréstimos de 100% para terreno + construção. Só mesmo com crédito pessoal é que consegue... com o custo que se sabe!
    • SMBS
    • 29 junho 2019 editado

     # 16

    Colocado por: luisDSSou eu que estou a perceber mal ou você está a pensar comprar um apartamento pelo mesmo valor que vai vender, ou pelo menos receber liquido do empréstimo, a sua casa actual??
    É que se for assim, mais vale continuar a viver na mesma casa enquanto não constrói a outra!!?? Quando acabar, muda-se para lá, vende a actual e depois logo vê se tem capacidade para comprar um segunda habitação para arrendar!! Parece-me mais lógico!
    E esqueça empréstimos de 100% para terreno + construção. Só mesmo com crédito pessoal é que consegue... com o custo que se sabe!


    Ele já respondeu que a moradia actual é mais difícil de arrendar. Crédito pode pedir uma parte dando o apartamento como garantia e outra para construção da moradia nova sendo o total equivalente aos 100% da nova.

    Se quer uma opinião, tudo depende da zona.

    Não acredite é muito nos 2 anos (depende da câmara). Eu, por exemplo, desde que comecei a procurar terreno até meter o projecto na câmara demorei 1 ano (podia ter sido 9 meses se estivesse em Portugal). Já passaram mais 2 meses e ainda não tive resposta sobre a aprovação ou não.
  16.  # 17

    ....em momento algum sugeri a tentativa de arrendar a casa actual! "vende a actual e depois logo vê se tem capacidade para comprar um segunda habitação para arrendar"
    • SMBS
    • 29 junho 2019

     # 18

    Colocado por: luisDS....em momento algum sugeri a tentativa de arrendar a casa actual! "vende a actual e depois logo vê se tem capacidade para comprar um segunda habitação para arrendar"


    É verdade.
    • Lupan
    • 29 junho 2019 editado

     # 19

    .
 
0.0251 seg. NEW