Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Gostaria que me ajudassem se possível: Tenho um amigo (quase familiar) que pretende registar a sua casa como Alojamento Local mas na impossibilidade de poder tomar conta da gestão inerente à actividade do mesmo, sugeriu-me a mim a gestão total. A ideia é ficar responsavel pela publicidade em plataformas internacionais de reserva, gestao de reservas, check-ins, limpezas etc, e do total das receitas de cada reserva retirar-se x % para mim. As minhas dúvidas são as seguinte:
    - Que tipo de contrato/documento se assina sendo que não pretendo ter encargos de aguas/luz/gas?
    - É possivel o contrato de Comodato nesta situação, sendo que existe um montantes de x% a serem pago ao proprietario todos os meses?
    - Será melhor ser o proprietario a pagar-me a mim a parte que me corresponde?

    Muito obrigada pelas dicas e ajuda!
  2.  # 2

    talvez o contrato de comodato seja opção
    sobre como calcular e registar a % para ti, não estou a ver como
  3.  # 3

    Estão cientes da legislação?

    O imóvel é de quem?
  4.  # 4

    https://www.alesclarecimentos.pt/fiscal/mais-valias-no-al/


    O melhor é o imóvel ser alvo de um contrato de arrendamento e o titular é que abre o AL.
    Caso contrário,um dia que desistam e queiram vender o imóvel, têm de pagar uma batelada de impostos...
  5.  # 5

  6.  # 6

    @Palhava - Não percebi a tua resposta, desculpa :/ Um contrato de arrendamento (com autorização de AL) está fora de questão uma vez que será o proprietario a tratar de toda a burocracia de registo da casa no RNAL , assim como a nivel de faturacao, tudo ficara a seu cargo. Eu apenas farei a gestão do Alojamento Local a nivel operacional, como referi: gestao do anuncio nas plataformas, gestao de reservas, calendarios, check-in, limpeza e do total de cada reserva é retirado um valor para mim de X% . Não consigo perceber que tipo de contrato se faz aqui: se Contrato de Gestão ou Contrato de Comodato...
  7.  # 7

    Colocado por: Homef. Eu apenas farei a gestão do Alojamento Local a nivel operacional, como referi: gestao do anuncio nas plataformas, gestao de reservas, calendarios, check-in, limpeza e do total de cada reserva é retirado um valor para mim de X% . Não consigo perceber que tipo de contrato se faz aqui: se Contrato de Gestão ou Contrato de Comodato...


    Mas vai ter um contrato de trabalho com salário fixo e seg.social ou recebe só % do que a casa facturar?
  8.  # 8

    Colocado por: Palhavahttps://www.alesclarecimentos.pt/fiscal/mais-valias-no-al/


    O melhor é o imóvel ser alvo de um contrato de arrendamento e o titular é que abre o AL.
    Caso contrário,um dia que desistam e queiram vender o imóvel, têm de pagar uma batelada de impostos...



    Olá,

    bem sei que este tópico já é antigo, mas tenho uma questão semelhante. Será que me poderia esclarecer melhor sobre esta possibilidade?

    Um familiar meu tem uma casa, que está disponível para criar um AL. Eu posso arrendar-lhe a casa e explorar o negócio, sem que o meu familiar, nem eu, tenhamos de pagar algum dia mais-valias? Parece uma forma demasiado fácil de contornar a situação...

    Obrigada, desde já, por qualquer ajuda que me possa/m dar. :)
    • NLuz
    • 26 janeiro 2022

     # 9

    O seu familiar faz contrato de comodato consigo. E é limpinho.

    Mas vá primeiro a um contabilista, paga a consulta e tira todas as dúvidas.
    É dinheiro bem gasto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LumaZuma
 
0.0116 seg. NEW