Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal,

    Comprei uma VMC duplo fluxo que ainda estou na dúvida se serei eu a montar ou irei procurarei alguma empresa especializada para fazer a montagem, mas antes disso, estive a ler o manual que está em inglês e tenho algumas dúvidas na parte da ligação eléctrica.

    Segundo percebo a máquina tem de ser ligada a um interruptor de 3 fios com 3 amperes é isso?

    Depois existe outro fio que é ligado directo aos 220v que só serve para activar o modo Boost?

    De electricidade não percebo nada e ainda não tive a oportunidade de falar com o electricista da obra por isso decidi pedir ajuda aqui antes de procurar ajuda especializada ou decidir se serei eu a fazer a montagem.

    Se alguém me puder elucidar/ajudar, agradeço.

    Abaixo imagem excerto do manual de instalção onde fala destas ligações:

    liga-es
  2.  # 2

    Por norma isso terá que ser ligado a um inversor de forma a poder ter as duas velocidades. Isso não trás o esquema das ligações desenhado?
  3.  # 3

    Colocado por: Zectera um inversor de forma a poder ter as duas velocidades
    muitas unidades têm uma entrada para activar o boost.
  4.  # 4

    Colocado por: ZecterPor norma isso terá que ser ligado a um inversor de forma a poder ter as duas velocidades. Isso não trás o esquema das ligações desenhado?


    Tem este esquema.

    esquema-liga-es
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesmuitas unidades têm uma entrada para activar o boost.


    Consegue ajudar-me em relação à ligação?
  6.  # 6

    quantas velocidades tem sabe??

    assim de repente parece-me que será o nosso azul no preto e a corrente (nosso castanho ou preto) no castanho da maquina. sendo que se lhe aplicar também corrente no cinzento fará o boost.

    para alem da maquina tem mais dispositivos que necessitem de corrente?? estou a achar algo estranho nesse esquema
  7.  # 7

    Colocado por: Zecterquantas velocidades tem sabe??

    assim de repente parece-me que será o nosso azul no preto e a corrente (nosso castanho ou preto) no castanho da maquina. sendo que se lhe aplicar também corrente no cinzento fará o boost.

    para alem da maquina tem mais dispositivos que necessitem de corrente?? estou a achar algo estranho nesse esquema


    Não, a máquina tràs 4 fios. É ligada á terra também salvo erro.
  8.  # 8

    Colocado por: Zecterquantas velocidades tem sabe??

    assim de repente parece-me que será o nosso azul no preto e a corrente (nosso castanho ou preto) no castanho da maquina. sendo que se lhe aplicar também corrente no cinzento fará o boost.

    para alem da maquina tem mais dispositivos que necessitem de corrente?? estou a achar algo estranho nesse esquema


    Parece-me certo:

    Fase --> catanho
    Neuto --> preto
    terra --> terra

    Desta forma fica com a maquina a trabalhar em modo "normal"

    Para activar o boost pode por um interruptor, na cozinha por exemplo, em que só faz a ligacao da fase ao Cinzento.
    Pelo esquema pode também, para além do interruptor, utilizar qualquer sensor, por exemplo PIR, CO2,Humidade, para ligar a fase ao cinzento e assim activar o Boost...
  9.  # 9

    Colocado por: rfferreira

    Não, a máquina tràs 4 fios. É ligada á terra também salvo erro.


    Não falei desse porque esse acho que toda a gente sabe.

    a mim o que me faz "caspa" são aquelas ligações intermédias, aquelas bolas com um x, por isso lhe perguntei se existia algo mais que tinha que ser alimentado!
  10.  # 10

    Colocado por: RCarvalho

    Parece-me certo:

    Fase --> catanho
    Neuto --> preto
    terra --> terra

    Desta forma fica com a maquina a trabalhar em modo "normal"

    Para activar o boost pode por um interruptor, na cozinha por exemplo, em que só faz a ligacao da fase ao Cinzento.
    Pelo esquema pode também, para além do interruptor, utilizar qualquer sensor, por exemplo PIR, CO2,Humidade, para ligar a fase ao cinzento e assim activar o Boost...


    Sim, é isso mesmo. No manual faz referencia a isso, posso ligar um sensor desses.

    Existe ainda outra função que ainda não sei como se activa mas também já li no manual que é activar o Boost durante 15 minutos, depois provavelmente desliga automático. Ou então isso mesmo acontece quando se aciona o tal interruptor que ligarei ao fio cinzento, mas acho que não.
  11.  # 11

    Colocado por: RCarvalho

    Parece-me certo:

    Fase --> catanho
    Neuto --> preto
    terra --> terra

    Desta forma fica com a maquina a trabalhar em modo "normal"

    Para activar o boost pode por um interruptor, na cozinha por exemplo, em que só faz a ligacao da fase ao Cinzento.
    Pelo esquema pode também, para além do interruptor, utilizar qualquer sensor, por exemplo PIR, CO2,Humidade, para ligar a fase ao cinzento e assim activar o Boost...


    Mas estas ligações tem de ser feitas a um interruptor de 3 amperes é isso? Onde arranjao um interruptor/butão desses, consegue indicar?
  12.  # 12

    Não. os 3A será uma proteção, um disjuntor, será o mais correto, apesar de no manual falar em fusível
  13.  # 13

    Tenho perferencia no disjuntor, de qualquer das formas vou questionar a marca sobre essa opção.

    Caso tenha de ser mesmo um fusível acho que já arranjei um botão com possíbilidade de colocar fusível.

    bot-o
  14.  # 14

  15.  # 15

    Colocado por: rfferreiraTem este esquema.

    qualquer disjuntor com calibre 6A serve, nos states usa-se fusiveis de protecção

    precisa de 2 botoes, um (ligação Brown) para ligar o equipamento e outro (ligação Grey) para o boost
 
0.0177 seg. NEW