Iniciar sessão ou registar-se
    • nvale
    • 5 Julho 2019 editado

# 1

Boas,
    Há muito tempo que sigo este fórum, gosto de pequena bricolage e quando tenho dúvidas é aqui que me socorro. Desta vez o "problema" é de maior monta, pois estou prestes a iniciar-me na aventura de remodelar uma habitação com alguns anos (talvez 100, digo eu), mas ainda não é sobre a casa que venho pedir ajuda, mas sim sobre uma garagem/barracão anexa.
    Sobre a situação em concreto, venho pedir ajuda sobre o que fazer neste telhado e estrutura em madeira (parece ser na totalidade eucalipto).
    Exteriormente as paredes vão ser picadas e rebocadas, e os portões existentes substituídos por portão automático e porta em madeira (estilo mais rústico).
    Sobre o telhado, aquilo que está falado é substituir o ripado (ripas e caibros), deixando a estrutura principal (entenda-se vigamento). Os caibros vão acabar em cima da parede e não no exterior conforme agora acontece, fazendo-se novo beirado. A telha fica esta - marselha ou levará a lusa, a mulher decide...
    Perguntas:
    1- Deixando a estrutura principal em eucalipto, o que fazer às vigas, pois ainda têm a casca? Tirar casca, e passar produto anti caruncho, impermeabilizante, etc?
    2- Colocando novo "ripado" em madeira, qual a madeira que poderia utilizar? manter eucalipto ou substituir por outra (pinho, por ex.)?
    3- Existe a ideia (futuramente e se quisermos tornar a coisa mais acolhedora) de meter tecto falso agarrado às vigas planas. Seria neste caso proveitoso fazer já a impermeabilização? A verdade é que a ideia é deixar a estrutura da madeira e a telha à mostra.
    Junto algumas fotos para melhor enquadramento.
    Obrigado pela ajuda
      P_20190701_172338.jpg
      P_20190701_171408.jpg
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

2.  # 2

Colocado por: nvale1- Deixando a estrutura principal em eucalipto, o que fazer às vigas, pois ainda têm a casca? Tirar casca, e passar produto anti caruncho, impermeabilizante, etc?
    pode ser

a 2 e 3 são contraditárias.. se pretende manter telha à vista é só substituir as madeiras que possam estar danificadas, se quiser tormar mais acolhedor terá de forrar isso, isolar térmicamente, .. etc nesse caso um dia terá de levantar as ripas e proceder a esses trabalhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nvale
  3.  # 3

Faça um lintel a volta a consolidar isso .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nvale

4.  # 4

Obrigado pelos comentários.
    antonylemos, eu percebo a contradição. A duvida é se fizer o levantamento das ripas mais tarde, se tal não acarreta muita despesa, uma vez que agora as vou substituir na totalidade. Não se vê mas as ripas e os caibros, a maioria estão em mau estado, principalmente na zona e próximo do beirado que fica no exterior.
    Aconselha algum produto anti caruncho, impermeabilizante, ou de outro tipo a aplicar ali.

MjdiaS, a intenção é mesmo essa, até porque as paredes já viram melhores dias. Ao contrário do que está, pretendo fazer um beirado à portuguesa.
  5.  # 5

E um dia mais tarde consolida em baixo e faz uma laje e fica com uma casa .
    Veja o preço da Madeira lamelada e colada e faz isso bem feito .
  6.  # 6

A mulher já falou nisso, mas a casa está do outro lado da estrada. Um projeto futuro, como refiro na parte inicial. Uma casa com talvez cem anos, paredes de metro em pedra, madeira e "areia", toda ela sem uma ponta de cimento.
    Depois de arranjar por fora, a intenção é passar para dentro. Fazer laje, até porque o espaço vai servir de garagem. Com saneamento (pelo menos agua), eletricidade e o cantinho da garrafeira (garrafeiras de barro já existem).
    A madeira lamelada já equacionei.
  7.  # 7

eu por mim procedia já aos trabalhos de forrar e impermeabilizar. um dia no futuro já poupa como diz nesses trabalhos..
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">