Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola boas tardes
    Precisava da ajuda deste Fórum para uma situação que me está a passar neste momento.
    Já 6 meses atrás comprei uma casa para renovar. E um apartamento de moradia com apenas 2 apartamentos, o 1o andar e o RC que é o que adquiri.
    Acabei as remodelações e o vizinho de cima quer mudar o telhado porque diz que há vários anos que já o anda para mudar. Segundo sei, o vizinho tem interesse em arranjar o telhado porque tem um sótão. Diz que tem humidades e que por isso precisa ser mudado. Segundo sei, a permilagem dele e maior que a minha porque ele tem o sótão que tem acesso directo da casa dele. Segundo ele, diz que vai fechar o sótão para pagar o mesmo que o R/C.
    Queria perguntar quais são as minhas obrigações?
    A casa está para vender desde há uma semana e hoje o vizinho ligou me a ameaçar que falou com o advogado e vai por um papel fora do prédio a dizer que quem comprar a casa vai ter que entrar para mudar o telhado.
    Queria perguntar se ele pode fazer isso é como funciona? Tenho mesmo de participar ou entrar com dinheiro para mudar o telhado?
    Ou como são 2 condóminos 50/50, eu posso rejeitar a mudança?

    Obrigado a todos pelos comentários e boas tardes
  2.  # 2

    Teve azar...

    Mas a despesa é a dividir por 2.
    • size
    • 17 julho 2019 editado

     # 3

    É obrigatório, tem que comparticipar nas obras de conservação do prédio, nomeadamente na reparação do telhado.
    Cada condómino, comparticipa com base na permilagem que possui.
    Mesmo que o vizinho de cima argumente que deixa de usar o sótão, isso não implica que a sua permilagem possa ser alterada.
    Sim, ele pode colocar um aviso na entrada do prédio que o telhado necessita de obras. Não haverá nenhuma ilegalidade nisso. (Pode acontecer que alguém pense ser um peditório e dê uma ajuda :)
  3.  # 4

    Colocado por: PalhavaTeve azar...

    Mas a despesa é a dividir por 2.


    Ou melhor de acordo com a permilagem de cada um.


    Colocado por: sizeMesmo que o vizinho de cima argumente que deixa de usar o sótão, isso não implica que a sua permilagem possa ser alterada.


    Pois claro que não.

    Não se pode alterar a área de cada fracção facilmente, implica projectos e documentação feita para entregar na câmara, finanças, registos...E principalmente unanimidade dos proprietários.Ora aí basta um não estar de acordo para nada se conseguir.
  4.  # 5

    O seu vizinho não pode alterar a permilagem só porque sim, e sem o seu consentimento. O Lisrio82 terá que contribuir para a substituição do telhado, mas apenas na percentagem proporcional à sua permilagem.

    Acho piada à história do vizinho ir fechar o acesso ao sótão para alterar a permilagem... Já se está a ver que ia logo a seguir abrir novamente o acesso, já que seria praticamente impossível o vizinho do R/C verificar essa situação. É só artistas...
    Concordam com este comentário: SMBS, jorgferr
 
0.0109 seg. NEW