Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,Em 2016 contrai um credito para compra de um imóvel do banco para habitação própria permanente , que por sua vez estava sem licença de habitação e que foi tributado como terreno pelo valor de aquisição 95000 euros.
    -Posteriormente fiz as licenças de habitabilidade e foi atribuído o valor patrimonial de cerca de 110000 euros.
    -A grande duvida parte sobre o valor que devo considerar como valor de aquisição (ou seja, como interpretar o artigo 46º no meu caso concreto).
    - os 95000 euros da aquisição do terreno ou os 110000 euros??
    -Se se considerar que a casa foi construída por mim, então as obras anteriores à licença de habitabilidade são obras de construção e não são dedutíveis às mais valias, certo?

    Vou efectuar a venda do imóvel dentro de dias pelo valor de 175000 euros e estou confuso quanto ao calculo.

    Valor de aquisição: ??? euros
    Ano de aquisição: 2016
    Valor de venda: 175 000 euros
    Ano de venda: 2019
    Despesas com venda e aquisição: 8500 euros impostos+6500 imobiliária= 15000 euros
    Encargos com valorização: 5000 euros
    *Os rendimentos brutos de 2018 foram de 22000 euros.
    *pretendo reinvestir, mas só cerca de 70000 euros.
    Agradeço uma ajuda .

    Ricardo Salvador

    cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: ricardo_13pretendo reinvestir, mas só cerca de 70000 euros.


    Então vai ter que pagar sobre a percentagem correspondente.E tem de comprar nova Habitação Própria permanente no prazo de 2 anos.


    Caso contrário não conseguirá não pagar.


    Tem que ir a um contabilista para o seu bem.
  3.  # 3

    Preço de venda-pagar emprestimo banco=valor1

    Preço de venda-preço de compra=valor2
    Concordam com este comentário: ricardo_13
  4.  # 4

    Colocado por: ricardo_13um imóvel do banco para habitação própria permanente , que por sua vez estava sem licença de habitação


    Normalmente os bancos não emprestam para comprar imóveis sem licença.

    Mas pelos vistos abrem excepções.
    Deviam ter informações de que a legalização era fácil.
  5.  # 5

    boa tarde palhava, desde já obrigado pela atenção. tenho noção que este é um caso para um profissional, mas já queria ter uma ideia dos cenarios possiveis. isto porque:

    -na realidade que investir numa construcao onde ja tenho terreno. pretendo pedir emprestimo de 120 mil euros e investir 30mil euros meus . total de 150 mil
    O se nao , é que sei que provavelmente o construtor me vai dizer que pode so faturar metade do iva, onde depois so fica declarado 75 mil euros em vez de 150mil .
    A questao é, se faturar tudo pago menos de mais valias porque vou reinvestir. se optar pela metade do iva na construção pago mais de mais valias.
    por isso queria ter uma ideia do montante que irei despender a pagar o imposto das mais valias para ver se realmente compensa .
  6.  # 6

    No inicio seria o banco a pedir licença de utilização, mas o eng da obra como ficou trilhado com cheques carecas do construtor mandou valores altos para licenciamento da moradia ao banco. falta investir também nos inox das varandas e ainda em muita obra, dai ter desistido e ter negociado comigo para ir para o valor de aquisição de 95mil euros. entre obras, licencas e impostos gastei 25 mil euros.
  7.  # 7

    Para fazer as contas falta o valor que tem de dar ao banco aquando da venda.
    Se a casa nova já é sua tem de colocar como HPP.
    Atenção aos prazos.Tudo tem importância.
  8.  # 8

    Está por liquidar 114000 euros . E o que pretendo é construção para minha hpp. De momento ainda estou prestes a fazer um contrato primessa/venda e escritura para agosto .
  9.  # 9

    Por exemplo , se disser que vou reinvestir e não o chegar a fazer porque aceito que o construtor me tire metade do iva . Serei penalizado depois ?
    • smart
    • 13 julho 2019 editado

     # 10

    Colocado por: ricardo_13ção 95000 euros

    hum...
    vou dar um bitaíte, não assuma como fiavel...
    passe primeiro na AT e assegure-se que é assim..
    um familiar meu por ter sido mal aconselhado, vai agora pagar 15 mil à AT...
    O valor de referência que a AT tem, será o valor mais alto, compreendido entre o envolvido na escritura e o da avaliação para efeitos de IMI..., portanto 110 K.
    Se vendeu por 175 K, teve 65 mil de mais valias.
    É deduzida as despesas na compra com I.selo, escritura somado ao que gastou na venda com Certificado Energetico, imobiliária/anúncios.
    A penalidade de amortização do credito no banco, não se afigura como despesa.
    As obras de melhoramentos dos ultimos 10 anos (ou 15), dão para entrar como despesas...tem é que ter facturas...O condominio não dá....
    Apurada a mais valia, esta tem de ser integralmente investida no imóvel a comprar ..., senão tem de pagar...
    Ex:
    mais valias de 60K e compra imóvel de imóvel de 200K e pede credito de 140K-neste caso as mais valias foram integralmente investidas...
    outro caso:
    mais valias de 60K e compra de imóvel por 200K e pede 160K ao banco-neste caso só investiu 40K dos 60K de mais valias, pelo que terá de pagar imposto sobre 20K.
    penso não ter cometido nenhum lapso.
    Passe na AT, ou entre em contacto com a linha directa e afigure o procedimento.
    No caso do meu familiar foi um licenciado da área a aconselhar... um Dr...agora devia levar com as mais valias no O
    • smart
    • 13 julho 2019 editado

     # 11

    ou nos...
    \\ //
    º º
    .O.
    lol
 
0.0137 seg. NEW