Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Estamos a construir uma moradia em Trás-os-Montes, para a qual nos propuseram orçamentos e soluções bastante díspares para o aquecimento central e AQS. A moradia é grande, tem ~350m2 de área útil, bem isolada (A+):
    - Bomba de calor Mitsubishi PUHZ-SW200YKA (20kw) + EHSE-YM9EC; AQS por termoacumulador Domusa DS-MATIC 2,25XL 250L com 2 painéis solares TINOX Domusa 4,46m2 - 19300€
    - Bomba de calor Daikin EWYQ021CWP (21Kw), com AQS com outra BC ECH2O 500L com 2 painéis solares Daikin EKSV26P 22800€
    - Bomba de calor Daikin SB-HBX16CB3V/L16V com AQS por 4 painéis solares Daikin sistema SB-EKSH26P/4DBFP com depósito 500L e resistência eléctrica +-17000€
    - Bomba de calor Daikin EHSXB1650B com 2 painéis solares Daikin EKSV26P +-25000€
    - Mitsubishi Hydrolution 140/VA2 com acumulador 600L e 3 painéis solares 8m2 +-23000€

    As soluções são de diferentes istaladores, daí também a discrepância de preços.
    A ideia é usar o excesso dos painéis para uma piscina no Verão.

    Gostava de saber a opinião dos conhecedores aqui do fórum.

    Obrigado,
    Nelson
  2.  # 2

    Aquecimento central com radiadores, prh, ventiloconvectores...?
  3.  # 3

    prh
  4.  # 4

    Colocado por: shrekuloBomba de calor Daikin EWYQ021CWP

    Esta para prh não me parece a indicada...

    Numas propostas tem 4m² de painéis, noutra 8...
    Assim é mais difícil comparar...

    Do pouco que percebo, eu ficava entre a primeira e a terceira proposta. Em relação às bombas!
    De solar não percebo nada.
    Mas alguém o ha-de esclarecer melhor que eu sou apenas um curioso. :)
  5.  # 5

    Colocado por: shrekuloprh

    Se tiver interesse estou em Bragança até dia 3 de agosto, posso dar um orçamento/aconselhamento.
  6.  # 6

    Atenção aos consumos elétricos das bombas de calor, cumprimentos
  7.  # 7

    Todas as máquinas mencionados são boas, se são adequadas para o seu caso já é outra história pois elas são somente um dos elementos da equação.
  8.  # 8

    Eu gosto particularmente da solução integrada EHSX com solar térmico, no entanto para retirar o máximo do potencial do equipamento tem uma panóplia de requisitos que muitos técnicos desvalorizao
  9.  # 9

    Obrigado pelas respostas.
    A BC "EWY..." de 21kw parece ser vocacionada para superfícies comerciais, mas para a quantidade de m2 (350m2), não será curto as de 16kw?

    Desculpem a pergunta de um leigo.

    Abraço,
    Nelson
  10.  # 10

    Colocado por: shrekuloObrigado pelas respostas.
    A BC "EWY..." de 21kw parece ser vocacionada para superfícies comerciais, mas para a quantidade de m2 (350m2), não será curto as de 16kw?

    Desculpem a pergunta de um leigo.

    Abraço,
    Nelson
    depende somente da térmica do imóvel e do sistema de prh aplicado.

    Caso exista por aí um recuperador de calor a lenha ligado ao sistema então a 16kw chega e ainda sobra.
  11.  # 11

    Mas é um erro crasso analisar toda a solução somente pela componente produtiva, deve ver todo o conjunto e fundamental saber o historial e á vontade do projectists\instalador para trabalhar com esta solução.

    Posso adiantar que tenho um projecto aí perto onde marcava no projecto 1 bomba de calor com 21kw (se calhar o projectista é o mesmo) e a solução final passa por uma bomba com 16kw, 1 recuperador de calor a lenha com 25kw, um grupo solar com 40tubos de vacuo e uma vmc de fluxos cruzados e recuperação de calor.

    Tudo isto ligado num prh com quase 400m2.

    Total da proposta: 38.500€ com IVA, deslocações e estadias incluídas.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 12

    Obrigado pelas dicas e opiniões.
 
0.0143 seg. NEW