Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém me pode ajudar...? Resumidamente... Vou herdar por doação em vida 2 casas e 3 terrenos rústicos da minha madrinha que por sua vez herdou do meu padrinho após o seu falecimento e como não têm filhos...Só sei desses terrenos à cerca de 6 meses, pois ela queixava-se que pagava muito de IMI dei uma vista de olhos e verifiquei que além do IMI da sua habitação no Porto, também havia IMI de Fafe. Ela é analfabeta e não sabia de nada, o único que deveria saber além do meu padrinho que faleceu em 1998, era um amigo que lhe tratava da “papelada e contas” e faleceu o ano passado. Procurando nos papéis da madrinha encontrei a escritura de 1986 proprietário meu padrinho, avaliação das finanças de 2 prédios urbanos em 2013 sendo titular meu padrinho, atualização da caderneta predial urbana em 2013 sendo titular já a minha madrinha e todos os recibos de pagamento de IMI sendo titular a minha madrinha. Não tenho mais documento nenhum.
    No domingo meti pés ao caminho e fui tentar descobrir o que me irá sair na herança, aldeia pequena, pouca gente no lugar, tb quis passar despercebido...descobri o terreno maior 3150 m2 área culta 650 m2 área inculta mas está tudo a monte, 1 habitação em ruínas de 24 m2 inserida num terreno 100 m2 área de construção e ao lado o melhor da história uma habitação de 2 pisos que tem 58 m2 área total do terreno e área de implantação do edifício, tal como de área bruta dependente e área bruta privativa mas tem de área bruta de construção 116 m2 do pouco que percebo esta habitação pertence à minha madrinha e a outro proprietário dividindo os 2 pisos em partes iguais a casa até tem 2 caixas do correio.
    Mas não é que a casa foi remodelada e está à venda na totalidade na ERA...será possível??? Parece novela...
    Alguém me pode ajudar em relação a esta habitação? Quais os passos que devo dar em relação a este embrolio.
    Também gostaria de saber onde são os terrenos pois só tenho a escritura destes e o número artigo da matriz rústica, onde me posso dirigir?
    Obrigado a quem ler a novela...ajudem...
  2.  # 2

    Comece por pedir uma certidão na conservatória dessa casa que foi remodelada, lá devem estar bem indicados os proprietários e como foi adquirida.
    Uma certidão sem ser autenticada custa 1€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ToVieira
  3.  # 3

    Obrigado assim o farei....terei de levar a titular comigo ou basta c.c.? A casa ainda não me pertence...
    • size
    • 16 julho 2019

     # 4

    Tem que meter os pés ao caminho das Finanças e da Conservatória, procurar saber todos os bens registados em nome da sua madrinha.

    Se a casa estiver em compropriedade com outro titular, a mesma não ser vendida sem a intervenção da sua madrinha. Alerte a imobiliária.
 
0.0084 seg. NEW