Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Os meus pais pretendem substituir um cilindro electrico antigo e estão a considerar os seguintes equipamentos:
    - Bomba de calor para AQS Vulcano aquasmart (270L)
    - Termossifão com resistência Vulcano (300L)

    O preço de aquisição não é muito diferente, a dúvida que têm é qual dos dois consome menos electricidade (fazendo a média do consumo durante todo o ano):
    - O termossifão oferece água quente gratuita no verão mas passa o inverno com a resistencia ligada.
    - Por outro lado, a bomba de calor tem a componente renovável mas consome electricidade todo o ano. Segundo o que li, se não estiver em modo eco (desligado em alguns periodos programados) o consumo não é assim tão baixo quanto isso...

    Alguém tem dados ou testemunhos de pessoas com estes sistemas para comparar?

    Muito obrigado
  2.  # 2

    Para poder poupar na energia pode colocar uma bomba de calor com apoio de painéis térmicos e fotovoltaicos poupa na energia elétrica, tem um custo mais elevado no principio, mas depois vai compensar ao longo do tempo, quase não gasta energia elétrica para o aquecimento de água quente so se não houver sol é que gasta energia da comoanhia
    • buzio
    • 24 julho 2019 editado

     # 3

    De facto essa seria a melhor opção, no entanto a solução que sugere sai fora do orçamento.

    A indecisão é entre os dois equipamentos:
    - Bomba de calor para AQS Vulcano aquasmart (270L) (sem apoio solar)
    ou
    - Termossifão com resistência Vulcano (300L)
    • MVA
    • 24 julho 2019

     # 4

    Colocado por: Fabioramod84Para poder poupar na energia pode colocar uma bomba de calor com apoio de painéis térmicos e fotovoltaicos poupa na energia elétrica, tem um custo mais elevado no principio, mas depois vai compensar ao longo do tempo, quase não gasta energia elétrica para o aquecimento de água quente so se não houver sol é que gasta energia da comoanhia


    Haja dinheiro !

    Investir 4 mil euros em equipamento só para poupar 20 euros mensais.
    Concordam com este comentário: buzio, ricat
  3.  # 5

    MVA 20euros mensais quanto gasta uma bomba de calor em kw mensalmente gasta 1500w a 2000w mais ou menos. Tenho um exemplo aconselharam mal o cliente em que lhe colocaram uma bomba de calor para aqs e prh em que o senhor gasta por volta de 150euros a 250euros de luz por mês
  4.  # 6

    Colocado por: Fabioramod84MVA 20euros mensais quanto gasta uma bomba de calor em kw mensalmente gasta 1500w a 2000w mais ou menos. Tenho um exemplo aconselharam mal o cliente em que lhe colocaram uma bomba de calor para aqs e prh em que o senhor gasta por volta de 150euros a 250euros de luz por mês


    Isto é o normal? Se é, aquela minha ideia que estava a falar noutro tópico fica já de lado. Tudo bem que tenho 3500W em painéis fotovoltáicos para instalar na casa, mas a altura do ano que se usa a bomba de calor para aquecimento é a altura que há menos sol e a produção energética tem dias de ser quase 0 por isso se estamos a falar nesses valores de consumo elétrico para uma bomba de calor esqueço já o assunto.
  5.  # 7

    Colocado por: tiagooliveira20

    Isto é o normal? Se é, aquela minha ideia que estava a falar noutro tópico fica já de lado. Tudo bem que tenho 3500W em painéis fotovoltáicos para instalar na casa, mas a altura do ano que se usa a bomba de calor para aquecimento é a altura que há menos sol e a produção energética tem dias de ser quase 0 por isso se estamos a falar nesses valores de consumo elétrico para uma bomba de calor esqueço já o assunto.


    Porque não prh para arrefecimento também? Assim consegue tirar proveito do FV no verão ;)
  6.  # 8

    Colocado por: jcfcid

    Porque não prh para arrefecimento também? Assim consegue tirar proveito do FV no verão ;)


    Também vou analisar essa opção, mas não está muito em cima da mesa porque visto estar próximo do mar, é uma zona que não é muito quente. Por experiência do apartamento onde vivo, se em dias de muito calor tiver as janelas fechadas, a casa não aquece nada por aí além. Mas vou analisar para ver a diferença de preço, se for insignificante coloco sim, se já for algo significativo não coloco.

    Preocupa-me mais o frio no inverno, e daí estar a estudar a melhor opção para isso.

    Mas alguém confirma esses gastos em bomba de calor e PRH?
  7.  # 9

    Porque é que não pondera por uma caldeira a pellets para prh e aqs pode ser um investimento inicial um pouco elevado e no fim compensar lhe ia de futuro, em termos de €, poderá ser mais caro inicialmente mas ao longo dos anos ficar lhe ia muito mais barato porque a máquina para fazer 300m2 de piso radiante é aqs fica mais ou menos por 12000€ não faz arrefecimento atenção, mas comparado com a bomba de calor, fica mais barato, mas depois os consumos energéticos fica muito mais caro e você um dia se arrepender gasta novamente o dinheiro, mas Contudo só o estou a acautelar para de futuro porque temos sempre de pensar no amanha
  8.  # 10

    Colocado por: Fabioramod84Porque é que não pondera por uma caldeira a pellets para prh e aqs pode ser um investimento inicial um pouco elevado e no fim compensar lhe ia de futuro, em termos de €, poderá ser mais caro inicialmente mas ao longo dos anos ficar lhe ia muito mais barato porque a máquina para fazer 300m2 de piso radiante é aqs fica mais ou menos por 12000€ não faz arrefecimento atenção, mas comparado com a bomba de calor, fica mais barato, mas depois os consumos energéticos fica muito mais caro e você um dia se arrepender gasta novamente o dinheiro, mas Contudo só o estou a acautelar para de futuro porque temos sempre de pensar no amanha


    Será que fica? Tenho um colega de trabalho com casa com aquecimento central a Pellets, e ele diz que gasta também cerca de 100€ mês no inverno para aquecer a casa. E diz que tem aquilo programado a ligar apenas um pouco antes de chegar a casa, desliga quando se deita e volta a ligar 1h antes de acordar para desligar depois de sair de casa.

    O que fica a 12mil? Bomba de calor ou Pellets? E a minha casa, segundo as contas apresentadas pelo único orçamento que recebi até agora, tem 131m2 de área útil para colocar radiante.
  9.  # 11

    Então fica a caldeira a pellets mais barata, quando se faz um cálculo de um sistema a pellets essa tem de ser bem dimensionada para o local onde se vai instalar para que a maq. Não trabalhe nas potências máximas se não tem consumos exurbitantes tenho um cliente que lhe instalei a caldeira a pellets e a máquina trabalha no mínimo e ele por mês não chega a gastar 60 euros em pellets também depois depende dos pellets se quiser poderei fazer um orçamento com caldeira a pellets e outro com bomba de calor se tiver intetessado
  10.  # 12

    A caldeira a pellets era para piso radiante de 300m2 a fazer prh e aqs custa 12000 euros porque não é so a maq. Tem outros compunentes
  11.  # 13

    12000 já com o radiante instalado ou + instalação do radiante? Para isso ainda teria que colocar Painéis Solares AQS para cumprir com a lei da eficiência energética. Começa a ficar uma conta jeitosa. Se esses 12k não tiver o PRH incluído fica em cerca de 20k.
  12.  # 14

    Senhor Tiago poderia dar o seu contato para falar consigo sei que é de Cantanhede eu também sou da zona centro cumprimentos
  13.  # 15

    Colocado por: Fabioramod84Senhor Tiago poderia dar o seu contato para falar consigo sei que é de Cantanhede eu também sou da zona centro cumprimentos


    Envie email: [email protected]
  14.  # 16

    Isso foi para 300m2 você tá a falar em 100m2 por isso a maq. É mais barata logo o sistema é mais barato
  15.  # 17

    Colocado por: tiagooliveira20
    Mas alguém confirma esses gastos em bomba de calor e PRH?
    confirmo eu e conheço pessoalmente casos com consumos maiores

    Por exemplo aí bem perto em Aveiro tenho uma instalação que consome 230€/mês no inverno.

    Sendo muitíssimo bom pois a casa só tem 540m2,

    outra no Porto está a consumir 310€/mês e só tem 700m2.

    No entanto conheço outros casos com áreas banais com consumos idênticos derivado maioritariamente a mas concreções, instalação e erros básicos de térmica.
  16.  # 18

    Vou enviar lhe o meu mail e depois envie a planta e eu vou analizar o seu caso e dou lhe orçamento com bomba de calor para piso radiante já tudo feito e outro com caldeira a pellets também já tudo pronto cumprimentos
  17.  # 19

    Colocado por: jorgealvesconfirmo eu e conheço pessoalmente casos com consumos maiores

    Por exemplo aí bem perto em Aveiro tenho uma instalação que consome 230€/mês no inverno.

    Sendo muitíssimo bom pois a casa só tem 540m2,

    outra no Porto está a consumir 310€/mês e só tem 700m2.

    No entanto conheço outros casos com áreas banais com consumos idênticos derivado maioritariamente a mas concreções, instalação e erros básicos de térmica.


    Hum, obrigado. Acho que começa a ficar de parte então o PRH com consumos desses. Nem os painéis solares fotovoltáicos compensam com tais consumos.

    Tenho que estudar outra opção.
  18.  # 20

    Num sistema completo integrado de PRH ( aquele laranja mais caro que ou demais) com bomba de calor quente e frio com AQS integrada de produção instantânea ( daquela marca manhosa começada por D e terminada em aikin) e solar fotovoltaico ronda os 15000€ com IVA e instalação, se retirar as AQS e o solar fotovoltaico fica por 11.500€ com as mesmas marcas e também com arrefecimento.
 
0.0222 seg. NEW