Iniciar sessão ou registar-se
    • jm68
    • 31 agosto 2020

     # 21

    Obrigado. Fiquei a perceber melhor o contexto.
  1.  # 22

    Sugeriram-me colocar abobadilha de EPS em vez de Cerâmico, na laje do piso terreo como uma forma a adicionar isolamento logo "à cabeça" do vão sanitário. Isto é coisa de substituir uma por outra das mesmas dimensões/características?
  2.  # 23

    Sim é mas não diminua a espessura de isolamento a contar com o eps das abobadilha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
    • pjal
    • 7 novembro 2020

     # 24

    Colocado por: Pablo OSSugeriram-me colocar abobadilha de EPS em vez de Cerâmico, na laje do piso terreo como uma forma a adicionar isolamento logo "à cabeça" do vão sanitário.
    sera uma boa ideia se as vigas em betao estiverem cobertas por baixo com a obobadilha em eps , tipo o da foto, se utilizar so a que encaixa entre vigas esta a criar uma ponte termica a cada 60cm , se for por motivos de isolamento entre essa de encaixe entre vigas e a de tijolo a resistencia termica nao deve variar muito .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
      download.jpg
  3.  # 25

    Obrigado pela dica Pjal. De facto é sobretudo pelo isolamento, mas estou a ter dificuldade em encontrar as versões com aba nos fornecedores da zona. Alguma sugestão entre Coimbra - Figueira - Aveiro?
    • pjal
    • 9 novembro 2020

     # 26

    Colocado por: Pablo OSAlguma sugestão entre Coimbra - Figueira - Aveiro?
    envie-me o seu contato ao 963519906
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
  4.  # 27

    Pena, já chegou tarde. Eu já estava a ver que teria de avançar com Leka, mas ao final da manhã consegui quem me arranja-se de EPS com Abas. Obrigado pela disponibilidade.
    • jm68
    • 22 novembro 2020 editado

     # 28

    Entretanto, concluí a garagem usando para a placa abobadilhas de EPS sem abas e vigotas de betão. O objectivo é evitar que a garagem fique muito quente devido à incidência solar na laje. Certamente que não será 100% eficaz devido a diversas pontes térmicas (por exemplo, pelo uso das vigotas) mas espero que seja melhor do que fosse apenas laje de betão.
      placa.jpg
      placa2.jpg
  5.  # 29

    Sim isso é. Obriga é a colocar um tecto falso na garagem e aí pode colocar lá mineral
    • jm68
    • 30 novembro 2020 editado

     # 30

    Em vez de tecto falso, optei por colocar uma malha e respectiva cola, como na camada final do capoto.
  6.  # 31

    Nunca cheguei a dizer aqui, mas graça ao Forum e conversas com amigo arquictecto, mudei o projecto em obra, de abobadilhas termicas (tipo os blocos) para abobadinhas em EPS. Tive de convencer o empreiteiro, que nunca tinha usado, mas ele acabou por entender, aceitar e fazer.

    A razão principal para a escolha não foi tanto o acrescento de isolamento termico, mas o acrescento de isolamento de humidade a condensações superiores no desvão sanitário.
    Concordam com este comentário: pvieira91
  7.  # 32

    Colocado por: Pablo OSNunca cheguei a dizer aqui, mas graça ao Forum e conversas com amigo arquictecto, mudei o projecto em obra, de abobadilhas termicas (tipo os blocos) para abobadinhas em EPS. Tive de convencer o empreiteiro, que nunca tinha usado, mas ele acabou por entender, aceitar e fazer.

    A razão principal para a escolha não foi tanto o acrescento de isolamento termico, mas o acrescento de isolamento de humidade a condensações superiores no desvão sanitário.
    Concordam com este comentário:pvieira91


    Também vou ter um desvão sanitário. Parece-me muito bem jogado! Como ficou em termos de custos? É muito mais caro do que a solução em cerâmica ou betão leve?
  8.  # 33

    Acho que abobadilha em EPS não é nenhum sistema homologado mas sim invenção.. nunca vi um fabricante de lajes aligeiradas com documentos do LNEC disso.


    E tem sempre pontes térmicas, acredito que melhore o isolamento mas não dispensa isolamento continuo por baixo.
  9.  # 34

    Mas existem as abobadilhas em EPS com aba. Supostamente a vigota deixa de ficar exposta.
  10.  # 35

 
0.0213 seg. NEW